Conhecimentos de Base Recomendados
Matemática e Física.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: Aulas maioritariamente expositivas, com auxílio de apresentações em “Powerpoint”. Utilização do quadro para resolver alguns exemplos/exercícios e para fazer algumas demonstrações.
Aulas teórico-práticas: Realização dos exercícios/problemas individualmente ou em pequenos grupos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
– O objetivo da unidade curricular de Eletrotecnia I é transmitir aos alunos os princípios e as noções mais básicas dos conceitos de análise de circuitos, relativamente a circuitos de corrente contínua e circuitos de corrente alternada monofásica.
Competências:
– Compreender o significado das boas práticas de resolução de circuitos elétricos na análise de circuitos.
– Compreender a teoria e funcionamento de circuitos de corrente contínua.
– Compreender a teoria e funcionamento dos circuitos de corrente alternada monofásica.
Programa
– A Eletrotecnia e a Engenharia.
– Corrente contínua.
– Unidades do sistema internacional.
– Noção de: carga elétrica, circuito elétrico, elementos passivos e elementos ativos.
– Fontes ideais: independentes e dependentes.
– Tensão elétrica e corrente elétrica.
– Potência elétrica e energia.
– Sentido convencionado para a corrente.
– Resistência elétrica.
– Lei de Ohm.
– Resistência interna de uma fonte.
– Associação de resistências: resistências em série e resistências em paralelo.
– Leis de Kirchhoff: lei das malhas e lei dos nós.
– Divisores de tensão.
– Divisores de corrente.
– Efeito de carga.
– Método das malhas independentes.
– Teorema da sobreposição.
– Método das super-malhas.
– Método da análise nodal.
– Transformação de Fontes.
– Teorema de Thévenin.
– Teorema de Norton.
– Teorema da Máxima Transferência de Potência.
– Transformação Estrela-Triângulo.
– Revisões sobre a utilização de números complexos.
– Indutâncias (bobinas): característica tensão corrente.
– Associação de indutâncias.
– Capacitâncias (condensadores): característica tensão corrente.
– Associação de capacitâncias.
– Ondas sinusoidais: período, velocidade angular, frequência e desfasamento.
– Valor eficaz de uma onda sinusoidal.
– Transformada de Steinmetz.
– Circuitos resistivos.
– Circuitos com indutâncias.
– Circuitos com capacitâncias.
– Impedância de um circuito.
– Circuitos com resistências e indutâncias (RL).
– Circuitos com resistências e capacitâncias (RC).
– Circuito RLC série.
– Potência ativa, potência reativa e potência aparente.
– Triângulo de potências.
– Compensação do fator de potência.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Nilsson, James W. & Riedel, Susan A. (2008). “Electric circuits”. 8ª Edição, Upper Saddle River, NJ, Pearson Education International. (1-3-254 (ISEC) – 14413)
Edminister, J. A. (1991). “Circuitos elétricos: resumo da teoria; 350 problemas resolvidos; 493 problemas propostos”. (Colecção Schaum), São Paulo, Makron Books. (1-3-245 (ISEC) – 10813)
Bessonov, L. (1977). “Electricidade Aplicada para Engenheiros”. 2ª Edição, Lisboa, Lopes da Silva. (1-3-211 (ISEC) – 08935)
Material de Apoio Disponível (no “Inforestudante”):
1) Apresentações feitas nas aulas teóricas;
2) Folhas de Problemas.