Embalagem de Produtos Alimentares

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são recomendados conhecimentos de base

Métodos de Ensino

As aulas de natureza teórico-prática têm uma componente expositiva, uma componente teórico-prática (fundamentam a escolha dos materiais a utilizar, do tipo de embalagem aplicável) e uma componente de prática em laboratório e oficina tecnológica que permitem demonstrar e aplicar os conhecimentos adquiridos.

Ao longo do semestre é disponibilizado aos estudantes apoio na compreensão dos conteúdos lecionados tanto na componente teórica como prática como também na preparação para testes e exames.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular (UC) visa facultar aos estudantes informação atual sobre materiais e processos de embalagem de produtos alimentares, procurando garantir que sejam tidos em atenção todos os aspetos que condicionam a escolha das mesmas.

No final da UC os estudantes deverão:

1 – Definir e descrever as principais funções de base da embalagem.

2 – Conhecer e descrever os processos de produção dos principais materiais de embalagem, apontando vantagens e inconvenientes de cada um.

3 – Analisar de forma integrada as opções de embalagem disponíveis em função dos diferentes tipos de produto que se pretendem embalar.

Programa

1.Conceitos gerais: 1.1. Introdução, 1.2. Embalagem de alimentos: uma perspetiva histórica, 1.3. Funções da embalagem, 1.4. Classificação das embalagens, 1.5. Características dos materiais de embalagem, 1.6. Mercado mundial das embalagens, 1.7. Embalagem e ambiente.

2. Embalagens de plástico: 2.1. Introdução, 2.2. Noções básicas de polímeros, 2.3. Principais termoplásticos usados em embalagens, 2.4. O processamento dos termoplásticos, 2.4. Interação embalagem-alimento, 2.5. Embalagem e ambiente.

3. Embalagens de vidro: 3.1. Evolução histórica do vidro, 3.2. Natureza e estrutura do vidro, 3.3. Interação embalagem-alimento, 3.4. Processo tecnológico de produção de vidro de embalagem, 3.5. Controlo da qualidade, 3.6. Embalagem e ambiente.

4. Embalagens celulósicas: 4.1. Introdução, 4.2. Evolução histórica do papel, 4.3. Constituintes da madeira, 4.4. Processo de fabrico, 4.5. Caracterização de alguns papéis e cartões de embalagens, 4.6. Interação embalagem-alimento, 4.7. Tipos de embalagens, 4.8. Projeto e construção da embalagem, 4.9. Controlo da qualidade, 4.10. Embalagem e ambiente.

5. Embalagens metálicas: 5.1. Introdução, 5.2. Tipos de metais utilizados, 5.3. Fabrico de embalagens metálicas, 5.4. Vernizes alimentares, 5.5. O fenómeno de corrosão, 5.6. A corrosão influenciada pelas práticas de processamento, 5.7. Cravação, requisitos, processo de medição das cravações e inspeção, 5.8. Defeitos da cravação e suas causas, 5.9. Embalagem e ambiente.

6. Embalagens do futuro: 6.1 Embalagens Ativas e Inteligentes (A&IP). 6.2 Embalagens edíveis. 6.3 Embalagens sustentáveis e embalagens biodegradáveis. Embalagens convenientes.

7. Rotulagem: 7.1. Conceitos gerais,  7.2. função e objetivos da rotulagem de alimentos,  7.3. Base legal: Regulamentos nacionais e comunitários. 7.4. Menções obrigatórias, 7.5. Informação nutricional, 7.6. Marcas, símbolos e outras menções.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Teste escrito - 60.0%
  • - Relatório individual relativo às actividades de carácter prático - 40.0%
Avaliação por exame
  • - Teste escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Coles R., MsDowell D., Kirwan M. J., Food Packaging Technology. CRC Press: Oxford, 2011.

Ebnesajjad S-Plastic Films in Food Packaging Materials, Technology,and Applications, Elsevier, 2013

Jorge, N. Embalagens para alimentos. Cultura Acadêmica: São Paulo, 2013.

Robertson G.L., Food Packaging – Principles and Practice. CRC Press: Boca Raton, 2013.

Santos, A. M. P., Yoshida, C. M. P. Embalagem. UFRPE: Recife, 2011.