Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos base de Biologia.
Métodos de Ensino
– Recurso a meios audiovisuais para aulas expositivas e interactivas.
– Possibilidade de realizar visitas de estudo a laboratórios de rotina ou de investigação para contacto com as diferentes metodologias utilizadas em no estudo da diferenciação e desenvolvimento humano.
– Indicação de lista de bibliografia recomendada para a disciplina no início do ano lectivo e disponibilidade de atendimento na Instituição em horário definido semestralmente, ou a combinar com o aluno.
Resultados de Aprendizagem
Com esta unidade curricular o aluno deverá adquirir e aplicar competências de forma integrar os conhecimentos com áreas das ciências biológicas, como a fisiologia ou a genética. O aluno deve adquirir conhecimentos das diferentes fases do desenvolvimento embrionário; o destino das camadas germinativas e a diferenciação das várias estruturas do organismo, deve ainda compreender a diferenciação e composição tecidular das diversas estruturas do ouvido.
Esta unidade curricular visa ainda conferir ao aluno aptidões para reconhecer e aplicar conceitos e princípios de embriologia geral e audiovestibular; identificar e descrever os acontecimentos que caracterizam as sucessivas fases do desenvolvimento embrionário e o momento e razão de ocorrência de apoptose na embriologia do ser humano.
Programa
Introdução à Embriologia Humana.
Reprodução humana.
Órgãos reprodutores femininos e masculinos. Gametogénese: espermatogénese e oogénese.
Desenvolvimento embrionário:
Primeira semana.
Segunda semana.
Terceira semana:
Gastrulação e neurulação.
Quarta semana:
Período da organogénese.
Desenvolvimento embrionário da quarta à oitava semana.
Período fetal.
Características gerais do desenvolvimento do embrião da nona semana ao nascimento.
Observação do desenvolvimento embrionário de aves.
Apoptose:
Mecanismos e funções da apoptose.
Aparelho faríngeo.
Desenvolvimento embrionário do ouvido:
Ouvido externo.
Ouvido médio.
Ouvido interno.
Célula, tecido nervoso e sistema nervoso central e periférico.
Desenvolvimento histológico do ouvido.
Ouvido externo: pavilhão auditivo. Canal auditivo externo. Membrana do tímpano. Glândulas.
Ouvido médio: ossículos.
Ouvido interno: labirinto membranoso. Labirinto ósseo.
Sáculo e utrículo (máculas).
Canais semicirculares (Ampolas).
Cóclea e órgão espiral de Corti.
Avaliação.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- Bibliografia primária:
– Moore, K.L.; Persaud, T.V.N. 2000. Embriologia Básica. 5ª Ed. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.
– Sadler, T.W. 2013. Langman – Embriologia Médica. 12ª Ed. NOVA GUANABARA. Brasil
– Azevedo C.; Sunkel, CE. 2012. Biologia Celular. 5ª Ed. Lidel, Edições Técnicas, Lisboa.
– Herdman, S.J. 2002. Reabilitação Vestibular. 2ª Ed. Editora Manole Ltda. São Paulo.
– Ruah, S.A.B. & Ruah, C.B. Manual de Otorrinolaringologia. Volume II. Editora Roche Farmacêutica Química,
Lda. ISBN 972-8454-01-5.
– STEPHENS, Dafydd; JONES, Lesley, ed. lit. – The effects of genetic hearing impairment in the family.
Chichester : John Wiley & Sons, cop. 2006. xiv, [2], 359 p. ISBN 978-0-470-02964-0
– Roeser, R.J., Valente, M.; Hosford-Dunn, H. Audiology: Diagnosis 2nd Ed. New York. Thieme. 2007. ISBN
978-1-58890-542-0. 100-121. - Bibliografia secundária:
– Schoenwolf, G. & Bleyl, S. & Brauer, P. & Francis-West, P. 2014. Larsen’s Human Embryology, 5th Ed.
Elsevier – Churchill Livingstone. USA.
– Romero, MEC; Salcedo, PGH; Dorado, AM; Tomazini Ortiz, PG. 2005. Embriologia: biologia do
desenvolvimento. 1ª Ed. 2005. Iátria, São Paulo. ISBN: 85-7614-033-0