Empreendedorismo

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os
conteúdos através do debate de casos concretos. Os alunos serão convidados a preparar previamente as
aulas, através da leitura atenta da bibliografia assinalada para cada Capítulo do programa. Considera-se
indispensável este trabalho prévio, no sentido de despertar o aluno para os conteúdos a expor, facilitar a sua
aprendizagem e melhorar o rendimento final.

Resultados de Aprendizagem

• Apresentar os problemas gerais do empreendedorismo, sob dois prismas gerais: a) enquanto factor
económico de desenvolvimento; e b) enquanto actividade de gestão de carácter estratégico.
• Sensibilizar os alunos para a actividade empreendedora, sublinhando as condições para o sucesso das startups,
nomeadamente os aspectos que têm a ver com o planeamento do novo negócio e do seu produto, a
elaboração do plano de negócio, as opções de financiamento e a gestão futura.
Competências a adquirir:
• Identificar e avaliar uma nova ideia de negócio
• Construir um Plano de Negócios de uma nova empresa a criar de raiz;

Programa

1. O empreendedorismo e o empreendedor
2. Criatividade e geração de ideias
3. O Plano de negócios
4. Financiamento do novo negócio
5. A Gestão do novo negócio

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Hisrich, R.D., Peters, M. P. and Shepherd, D. A. (2005), Entrepreneurship, 6th Edition, McGraw-Hill, New York.
Brandshaw, M. V. e Carrington, P. (Eds) (2009) “Entrepreneurship and its Economic Significance, Behavior and
Effects.”, Nova Science Publishers, Inc, New York. )
Scarborough, N. N., Wilson, D. I. e Zimmerer, T. W. (2009) “Effective small Business Management: An
entrepreneurial approach”, Pearson International Edition, 9ª Ed.
Wickham, P. (2006), “Strategic Entrepreneurship”, 4ª Ed., Prentice Hall.
Bhidé, A.V. (2000), The Origin and Evolution of New Business, Oxford University Press.
Marques, J. P. C. (2010) “Incubadoras de empresas e empreendedorismo; A experiência portuguesa”, IAPMEI,
Lisboa.
Ferreira, M., Santos, J. e Serra, F, (2008), Ser Empreendedor: Pensar, criar e moldar a nova empresa, Edições
Sílabo, Lisboa.
Costa, H e Ribeiro, P. C. (2007), “Criação & Gestão de Micro-Empresas & Pequenos Negócios”, Editora Lidel,
Lisboa.

Hisrich, R.D., Peters, M. P. and Shepherd, D. A. (2005), Entrepreneurship, 6th Edition, McGraw-Hill, New York.
Brandshaw, M. V. e Carrington, P. (Eds) (2009) “Entrepreneurship and its Economic Significance, Behavior and
Effects.”, Nova Science Publishers, Inc, New York. )
Scarborough, N. N., Wilson, D. I. e Zimmerer, T. W. (2009) “Effective small Business Management: An
entrepreneurial approach”, Pearson International Edition, 9ª Ed.
Wickham, P. (2006), “Strategic Entrepreneurship”, 4ª Ed., Prentice Hall.
Bhidé, A.V. (2000), The Origin and Evolution of New Business, Oxford University Press.
Marques, J. P. C. (2010) “Incubadoras de empresas e empreendedorismo; A experiência portuguesa”, IAPMEI,
Lisboa.
Ferreira, M., Santos, J. e Serra, F, (2008), Ser Empreendedor: Pensar, criar e moldar a nova empresa, Edições
Sílabo, Lisboa.
Costa, H e Ribeiro, P. C. (2007), “Criação & Gestão de Micro-Empresas & Pequenos Negócios”, Editora Lidel,
Lisboa.