Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A metodologia utilizada será a exposição teórica/prática, com recurso aos meios materiais existentes (quadro, retroprojetor, etc.,), suportada com textos teóricos e casos práticos a resolver nas aulas. Os alunos deverão escolher uma das seguintes modalidades de avaliação:
A) – Avaliação periódica: 2 Frequências com um peso de 50% cada
B) – Exame final época normal 100%
Resultados de Aprendizagem
No atual cenário do mercado de trabalho, as saídas profissionais exigem que se diversifiquem as possibilidades de emprego. Com a disciplina de Empreendedorismo pretende-se promover o espírito de iniciativa e criatividade, de forma a desenvolver o espírito empresarial nos alunos.
O objetivo é desenvolver as capacidades empreendedoras dos alunos, estimular e fornecer ferramentas a potenciais empreendedores, dando a conhecer novos instrumentos e ferramentas de gestão.
Programa
1 – Empreendedorismo e iniciativa empresarial
Os empreendedores: características psicológicas
Principais barreiras aos empreendedores
2 – A inovação: um imperativo organizacional
Tipos de inovação
A adequação das possibilidades de inovação à organização
3 – A criação da própria empresa como fator de desenvolvimento
O mercado: que necessidades satisfaz o seu produto/serviço
Como é o seu mercado?
4 – A constituição de uma empresa
Formas e estruturas jurídicas
Como constituir uma empresa
5 – O financiamento das empresas
O financiamento com capital próprio
O financiamento com capital alheio
Os apoios institucionais
6 – O conceito de projeto de negócio de uma empresa
A classificação dos projetos
As fases de um projeto
7 – A viabilidade económico financeira da empresa
A elaboração do plano de negócios
Os gastos fixos e os gastos variáveis
O orçamento e o controlo de gastos
A previsão dos gastos
Critérios e métodos de avaliação de projetos das empresas
Viabilidade económica de projetos
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Frequência - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Manual de apoio à criação de microempresas – CEARTE;
Baranger, P e outros – Gestão – Edições Sílabo;
Cardoso, Luís – Gestão Estratégica das Organizações- Editorial Verbo;
Costa, Horácio e outro – Criação & Gestão de Microempresas & Pequenos Negócios (volume I e II) – Lidel, Edições Técnicas;
Dornelas, José Carlos Assis – Empreendedorismo Corporativo – Editora Campus;
Drucker, Peter F. – Inovação e Gestão – Editorial Presença;
Ferreira, Manuel Portugal e outros – Se Empreendedor (pensar, criar e moldar a nova empresa) – Edições Sílabo;
Eiglier, Pierre – Servuction, a gestão e marketing de empresas de serviços – Mcgraw-Hill;
Lickorish, Leonard J. e outro – Introdução ao Turismo – Editora Campus;
Nabais, Carlos e outro – Prática Financeira (volume I e II) – Lidel;
Sousa, António – Introdução à Gestão – Editorial Verbo;
Teixeira, Sebastião – Gestão das Organizações – McGraw Hill;
Tracy, John A. – MBA Intensivo.