Empreendedorismo e Criação de Empresas

Métodos de Ensino

Metodologias Verbais (dizer) – Exposição, Explicação, Diálogo
Metodologias Intuitivas (mostrar) – Audiovisuais e Textos Escritos;
Metodologias Activas (fazer) – Trabalhos de Grupo em Equipa e de Projecto, Estudo de Casos No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1. Avaliação periódica, compreendendo:
a) 1 (uma) prova escrita individual, com um peso de 65 % na classificação final.
b) 1 (uma) actividade prática (desenvolvimento de um negócio por um dia) com um peso de 15% na classificação final
c) 1 (um) Trabalho de grupo- plano negócios; com um peso de 20% na classificação final.
d) Assiduidade em 65% de aulas assistidas 2. Avaliação por exame, compreendendo:
a) Uma Prova escrita com um peso de 80% na classificação final
b) Realização de um Plano de negócios com um peso de 20% na classificação final

Resultados de Aprendizagem

No final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de construir um plano de negócios realizando o diagnóstico da oportunidade, a estratégia de implementação, o projecto de investimento e o plano de implementação. Desenvolver uma atitude empreendedora através da compreensão dos objectivos e comportamentos empresariais.
Compreender e estruturar o processo de detecção e análise de oportunidades de negócio.
Definir critérios para avaliação do potencial de um novo negócio e dos recursos necessários para o desenvolver e implementar.
Desenvolver instrumentos de análise financeira necessários para analisar e calcular as necessidades de financiamento e para elaborar previsões da rentabilidade futura de um novo negócio.
Identificar fontes de financiamento para novos negócios.
Compreender o papel dos elementos da equipa de projecto no planeamento e lançamento de um novo negócio, e do tipo de parceiros que um candidato a empresário deve procurar para desenvolver a sua ideia de negócio.

Programa

1. Gestão, empreendedorismo e espírito empresarial
2. Definições, conceitos e determinantes do empreendedorismo — espirito empreendedor
3. O papel do empreendedor e o processo empreendedor
4. Ambientes que favorecem o empreendedorismo e o desenvolvimento económico
5. Metodologia para a escolha do projecto empresarial — A elaboração de um plano de negócios
6. Da ideia á definição do negócio – principais etapas de criação de uma empresa
7. Da ideia ao negócio – principais etapas de criação de um plano de negócios
7.1. Estratégias empreendedoras: geração e exploração de novas ideias
7.2. Estratégias de crescimento e de consolidação do negócio
8. Financiamento dirigido ao empreendedorismo -financiamento do projecto empreendedopr
9. A criação de empresas – como criar uma empresa
10. Sucesso / insucesso empresarial

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bhidé, Amar (1996). The Questions Every Entrepreneur Must Answer. Harvard Business Review. Costa, H. e Ribeiro P. C. (2007), Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel — Ediçöes Técnicas, .5a Edição, Lisboa
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Marjotti, Steve (2007), Entrepreneurship — Starting and Operating a Small Business, Pearson Prentice Hall, New Jersey.
Sarkar, Soumodip (2007), Empreendedorismo e ]novação, Escolar Editora, Lisboa