Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
– Metodologias Verbais (dizer), uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo, Debatee;
– Metodologias Intuitivas (mostrar), uso dos recursos pedagógicos, Demonstração, Audiovisuais e Textos
Escritos;
– Metodologias Activas (fazer), uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, em Equipa e de Projecto, Estudo de Casos.
No que diz respeito á avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1) Avaliação periódica: Trabalho realizado e discutido em grupo (plano de negócios) com ponderação de 30% e2 provas escritas com ponderação de 35% cada;
2) Avaliação final por exame escrito: Prova escrita individual com ponderação de 70% na nota final e trabalho –plano de negócios com uma ponderação de 30%.
Resultados de Aprendizagem
No final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de:
– Construir um plano de negócios realizando o diagnóstico da oportunidade, a estratégia de implementação, o projecto de investimento e o plano de implementação;
– Desenvolver uma atitude empreendedora através da compreensão dos objectivos e comportamentos empresariais;
– Compreender e estruturar o processo de detecção e análise de oportunidades de negócio;
– Definir critérios para avaliação do potencial de um novo negócio e dos recursos necessários para o desenvolver e implementar;
– Desenvolver instrumentos de análise financeira necessários para analisar e calcular as necessidades de financiamento e elaborar previsões da rentabilidade futura de um novo negócio;
– Identificar fontes de financiamento para novos negócios;
– Compreender o papel dos elementos da equipa de projecto no planeamento e lançamento de um novo negócio e do tipo de parceiros que um candidato a empresário deve procurar para desenvolver a sua ideia de negócio.
Programa
1. Gestão, empreendedorismo e espírito empresarial
2. Definições, conceitos e determinantes do empreendedorismo – espirito empreendedor
3. Metodologia para a escolha do projecto empresarial
4. Da ideia á definição do negócio – principais etapas de criação de uma empresa
5. Da ideia ao negócio – principais etapas de criação de um plano de negócios – elaboração de um plano de negócios
6. Financiamento dirigido ao empreendedorismo -financiamento do projecto
7. Criação de empresas – como criar uma empresa
8. Sucesso / insucesso empresarial
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bhidé, Amar (1996). The Questions Every Entrepreneur Must Answer. Harvard Business Review.
Costa, H. e Ribeiro P. C. (2007), Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel – Edições Técnicas, 5ª Edição, Lisboa.
Coulter, M. (2003), “Entrepreneurship in action”,New Jersey, PrenticeHall
Dorf, Richard e Byers, Thomas (2004). The Financial Plan. Excerpted from Dorf & Byers, Technology Ventures.
Drucker, Peter (1998). The Discipline of Innovation. Harvard Business Review.
Esperança , José Paulo; Matias, Fernanda (2005) Finanças Empresariais, Colecção Gestão & Inovação – Ciências de Gestão, Dom Quixote
Mariotti, Steve (2007), Entrepreneurship – Starting and Operating a Small Business, Pearson Prentice Hall, New
Jersey.
Sarkar, Soumodip (2007), Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, Lisboa.
Silva, Fábio Geraldes (2001). Manual do Empreendedor. Lisboa: Bertrand.
Stevenson, Howard e Gumpert, David (1985). The Heart of Entrepreneurship. Harvard Business Review.