Conhecimentos de Base Recomendados
Nesta UC não são requeridos conhecimentos de base.
Métodos de Ensino
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Metodologias Verbais (dizer) / Metodologias Intuitivas (mostrar), Exposição, Explicação, Diálogo. A Metodologia Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos.
2. Metodologias Ativas (fazer), Estudo de Casos. Metodologia Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos.
3. Metodologias Colaborativas, através da realização de trabalhos em grupo.
Resultados de Aprendizagem
A matéria abordada ao longo da disciplina abrange a definição dos objetivos de empreendedorismo e do espírito empresarial com responsabilidade social, desde as características necessárias ao desenvolvimento da capacidade empreendedora, até aos passos para a constituição de uma empresa, à formalização da ideia em plano de negócios e às formas tradicionais de financiamento do empreendedorismo.
Esta unidade curricular visa estimular o potencial empreendedor dos alunos, conhecer o processo de decisão e os determinantes da criação de empresas e analisar a viabilidade económico-financeira de um projeto de investimento. Em particular, os estudantes deverão ser capazes de:
– Elaborar um plano de negócios e avaliar a viabilidade económico-financeira de um projeto de investimento.
– Compreender os objetivos e comportamentos empresariais.
– Diagnosticar oportunidades de negócio no mercado.
– Compreender e estruturar o processo de deteção e análise de oportunidades de negócio.
– Entender competências empreendedoras.
– Avaliar ideias e modelos de negócio.
– Elaborar e construir um plano de negócios.
– Elaborar um plano de negócios e avaliar a viabilidade económico-financeira de um projeto de investimento.
– Definir critérios para avaliação do potencial de um novo negócio e dos recursos necessários para o desenvolver e implementar.
– Definir uma estratégia de implementação do negócio através da elaboração de um plano de negócios.
– Elaborar com espírito crítico um projeto empreendedor.
Programa
1. Conceitos, teorias e processos do empreendedorismo.
1.1. Abordagens teóricas acerca do empreendedorismo.
1.2. O empreendedorismo e o espírito empresarial.
2 – O empreendedor.
2.1. O processo empreendedor.
3 – Formular, implementar e gerir uma ideia de negócio.
3.1. O Ambiente para a criação e formulação da Ideia.
3.2. A Ideia no contexto Empresarial.
3.3. A Estrutura Formal de suporte à Ideia.
4 – Plano de negócio.
4.1. O Conceito de Plano de Negócios.
4.2. A Importância do plano de negócios.
4.3. Metodologia do Plano de Negócios.
4.4. Elementos de um plano de negócios.
4.5. Etapas de elaboração de um plano de negócios.
4.6. O mercado e a Estratégia de marketing .
4.7. Formalização do plano de negócios.
4.8. Formas de financiamento de um negócio.
5. Critérios de Avaliação dos Planos de Negócios.
5.1. Analisar a viabilidade económica–financeira de um projeto de investimento.
6. Do projeto à criação da empresa.
6.1. As principais etapas de criação de uma empresa.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 50.0%
- - Plano de negócios - 30.0%
- - Trabalho de grupo - 20.0%
- - Plano de negócios - 30.0%
- - Teste escrito - 70.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Allen, K. (2003). Launching new ventures: an entrepreneurial approach. Houghton Mifflin.
Berg, G. & Pietersma, P. (2015). Os Principais Modelos de Gestão. Actual Editora.
Bhidé, A. (1996). The Questions Every Entrepreneur Must Answer. Harvard Business Review.
Carvalho, L. C. & Costa, T. G. (2015). Empreendedorismo – Uma Visão Global e Integradora. Edições Sílabo.
Casson, M., Yeung , B., Basu, A. & Wadeson, N. (2008). The Oxford Handbook of Entrepreneurship. Oxford University Press.
Costa, H. & Ribeiro P. C. (2007). Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios. (5a Edição). Lidel- Ediçöes Técnicas.
Coulter, M. (2003). Entrepreneurship in action. PrenticeHall.
Cruz, E. (2003). Criar uma Empresa de Sucesso. Sílabo.
Dollinger, M. (2003). Entrepreneurship: Strategies and Resources. Prentice-Hall.
Dornelas, J. (2013). Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios. LTC.
Drucker, P. (2006). Innovation and entrepreneurship. Collins.
Drucker, Peter (1998). The Discipline of Innovation. Harvard Business Review.
Esperança , J. P. & Matias, F. (2005). Finanças Empresariais. Colecção Gestão & Inovação – Ciências de Gestão, Dom Quixote.
Ferreira, M. , Reis, N. & Serra, F. (2009). Marketing para empreendedores e Pequenas empresas. Lidel.
Ferreira, M. P., Serra, F. R. & Santos, J. C. (2010). Ser empreendedor Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa (2ª Ed.). Edições Sílabo.
Hatten, T. (2003). Small Business Management: Entrepreneurship and Beyond. Houghton Mifflin.
Hisrich, R., Shepherd, D. A., & Peters, M. P. (2014). Empreendedorismo. McGraw Hill.
Marjotti, S. (2007). Entrepreneurship — Starting and Operating a Small Business. Pearson Prentice Hall.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2014). Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want (Strategyzer). Wiley.
Portugal, M. N. (2015). Empreendedorismo e Gestão Estratégica. Escolar Editora.
Saraiva, P. (2011). Empreendedorismo. Imprensa da Universidade de Coimbra.
Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação. Escolar Editora.
Silva, E. S., Monteiro, F. & Resende, M. (2017). Plano de Negócios – Abordagem Estratégica e
Financeira. Vida Económica.
Tidd, J., & Bessant, J. (2009). Inovação e Empreendedorismo. Bookman.
Wheelen, T. & Hunger D.,(2008). Strategic Management and Business Policy: International Edition. (11th Edition). Prentice Hall.