Empreendedorismo e Criação de Negócios

Conhecimentos de Base Recomendados

Nesta UC não são requeridos conhecimentos de base.

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Metodologias Verbais (dizer) / Metodologias Intuitivas (mostrar), Exposição, Explicação, Diálogo. A Metodologia Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos.

2. Metodologias Ativas (fazer), Estudo de Casos. Metodologia Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos.

3. Metodologias Colaborativas, através da realização de trabalhos em grupo.

Resultados de Aprendizagem

A matéria abordada ao longo da disciplina abrange a definição dos objetivos de empreendedorismo e do espírito empresarial com responsabilidade social, desde as características necessárias ao desenvolvimento da capacidade empreendedora, até aos passos para a constituição de uma empresa, à formalização da ideia em plano de negócios e às formas tradicionais de financiamento do empreendedorismo.

Esta unidade curricular visa estimular o potencial empreendedor dos alunos, conhecer o processo de decisão e os determinantes da criação de empresas e analisar a viabilidade económico-financeira de um projeto de investimento. Em particular, os estudantes deverão ser capazes de:

– Elaborar um plano de negócios e avaliar a viabilidade económico-financeira de um projeto de investimento.

– Compreender os objetivos e comportamentos empresariais.

– Diagnosticar oportunidades de negócio no mercado.

– Compreender e estruturar o processo de deteção e análise de oportunidades de negócio.

– Entender competências empreendedoras.

– Avaliar ideias e modelos de negócio.

– Elaborar e construir um plano de negócios.

– Elaborar um plano de negócios e avaliar a viabilidade económico-financeira de um projeto de investimento.

– Definir critérios para avaliação do potencial de um novo negócio e dos recursos necessários para o desenvolver e implementar.

– Definir uma estratégia de implementação do negócio através da elaboração de um plano de negócios.

– Elaborar com espírito crítico um projeto empreendedor.

Programa

1. Conceitos, teorias e processos do empreendedorismo.

1.1. Abordagens teóricas acerca do empreendedorismo.

1.2. O empreendedorismo e o espírito empresarial.

2 – O empreendedor.

2.1. O processo empreendedor.

3 – Formular, implementar e gerir uma ideia de negócio.

3.1. O Ambiente para a criação e formulação da Ideia.

3.2. A Ideia no contexto Empresarial.

3.3. A Estrutura Formal de suporte à Ideia.

4 – Plano de negócio.

4.1. O Conceito de Plano de Negócios.

4.2. A Importância do plano de negócios.

4.3. Metodologia do Plano de Negócios.

4.4. Elementos de um plano de negócios.

4.5. Etapas de elaboração de um plano de negócios.

4.6. O mercado e a Estratégia de marketing .

4.7. Formalização do plano de negócios.

4.8. Formas de financiamento de um negócio.

5. Critérios de Avaliação dos Planos de Negócios.

5.1. Analisar a viabilidade económica–financeira de um projeto de investimento.

6. Do projeto à criação da empresa.

6.1. As principais etapas de criação de uma empresa.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Teste escrito - 50.0%
  • - Plano de negócios - 30.0%
  • - Trabalho de grupo - 20.0%
Avaliação final
  • - Plano de negócios - 30.0%
  • - Teste escrito - 70.0%

Estágio(s)

NAO

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