Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;
2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;
3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.
Resultados de Aprendizagem
a) Entender o empreendedorismo como uma força de desenvolvimento do turismo e de vitalidade económica da sociedade.
b) Entender o empreendedorismo como uma filosofia de vida pessoal que fomenta a mudança e encontra nas alterações (tecnológicas) disruptivas do mercado novas oportunidades de negócio e de realização pessoal.
c) Desenvolver uma atitude empreendedora através da compreensão dos objetivos e comportamentos empresariais.
d) Ter presente que o empreendedor capta antecipadamente as novas tendências do mercado e gera novos hábitos de consumo através da criação de produtos e serviços inovadores.
e) Estimular o potencial empreendedor e conhecer o processo de decisão e os determinantes da criação de empresas.
f) Elaborar um plano de negócios no setor do turismo e avaliar a sua viabilidade económico-financeira.
g) Identificar fontes de financiamento para os negócios no setor do turismo.
Programa
1. Empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável do território
2. O espírito empreendedor, as capacidades e competências do empreendedor
2.1. O papel do empreendedor e o processo empreendedor
3. Oportunidades, ideias e inovação no turismo
3.1. Estratégias empreendedoras: geração e exploração de novas ideias de negócios em turismo
3.2. Da ideia à definição do negócio – Formular, implementar e gerir uma ideia de negócio no setor do turismo
4. O plano de negócios empreendedor para o setor do turismo
4.1. Etapas de elaboração de um plano de negócios: diagnóstico, avaliação e implementação do projeto empreendedor
4.2. O mercado turístico e as estratégias de marketing mix
4.3. Analise da viabilidade económica–financeira do projeto de investimento
4.4. Formas de financiamento de um negócio/ projeto em turismo
Métodos de Avaliação
- - Trabalho de grupo - 50.0%
- - Teste - 50.0%
- - Trabalho individual - 50.0%
- - Exame - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Berg, G. V. D. & Pietersma, P. (2015). Os Principais Modelos de Gestão. Actual Editora.
Carvalho, L. C., & Costa, T. G. (2015). Empreendedorismo – Uma Visão Global e Integradora. Edições Sílabo.
Figueira, A. P., & Ferreira, A. (2011). Marketing Territorial – Uma nova dimensão do marketing. Moderna Editorial Lavores. Hisrich, R., Shepherd, D. A., & Peters, M. P. (2014). Empreendedorismo . McGraw Hill.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2014). Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want (Strategyzer). Wiley.
Portugal, M. N. (2015). Empreendedorismo e Gestão Estratégica. Escolar Editora. Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação. Escolar Editora.
Silva, E. S., Monteiro, F., & Resende, M. (2017). Plano de Negócios – Abordagem Estratégica e Financeira. Vida Económica.