Empreendedorismo e Criação de Negócios em Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;

2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;

3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.

Resultados de Aprendizagem

a) Entender o empreendedorismo como uma força de desenvolvimento do turismo e de vitalidade económica da sociedade.

b) Entender o empreendedorismo como uma filosofia de vida pessoal que fomenta a mudança e encontra nas alterações (tecnológicas) disruptivas do mercado novas oportunidades de negócio e de realização pessoal.

c) Desenvolver uma atitude empreendedora através da compreensão dos objetivos e comportamentos empresariais.

d) Ter presente que o empreendedor capta antecipadamente as novas tendências do mercado e gera novos hábitos de consumo através da criação de produtos e serviços inovadores.

e) Estimular o potencial empreendedor e conhecer o processo de decisão e os determinantes da criação de empresas.

f) Elaborar um plano de negócios no setor do turismo e avaliar a sua viabilidade económico-financeira.

g) Identificar fontes de financiamento para os negócios no setor do turismo.

Programa

1. Empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável do território

2. O espírito empreendedor, as capacidades e competências do empreendedor

2.1.  O papel do empreendedor e o processo empreendedor

3. Oportunidades, ideias e inovação no turismo

3.1.  Estratégias empreendedoras: geração e exploração de novas ideias de negócios em turismo

3.2.  Da ideia à definição do negócio – Formular, implementar e gerir uma ideia de negócio no setor do turismo

4. O plano de negócios empreendedor para o setor do turismo

4.1.  Etapas de elaboração de um plano de negócios: diagnóstico, avaliação e implementação do projeto empreendedor

4.2.  O mercado turístico e as estratégias de marketing mix

4.3.  Analise da viabilidade económica–financeira do projeto de investimento

4.4.  Formas de financiamento de um negócio/ projeto em turismo

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua/ Periódica
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
  • - Teste - 50.0%
Avaliação por Exame
  • - Trabalho individual - 50.0%
  • - Exame - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Berg, G. V. D. & Pietersma, P. (2015). Os Principais Modelos de Gestão. Actual Editora.

Carvalho, L. C., & Costa, T. G. (2015). Empreendedorismo – Uma Visão Global e Integradora. Edições Sílabo.

Figueira, A. P., & Ferreira, A. (2011). Marketing Territorial – Uma nova dimensão do marketing. Moderna Editorial Lavores. Hisrich, R., Shepherd, D. A., & Peters, M. P. (2014). Empreendedorismo . McGraw Hill.

Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2014). Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want (Strategyzer). Wiley.

Portugal, M. N. (2015). Empreendedorismo e Gestão Estratégica. Escolar Editora. Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação. Escolar Editora.

Silva, E. S., Monteiro, F., & Resende, M. (2017). Plano de Negócios – Abordagem Estratégica e Financeira. Vida Económica.