Resultados de Aprendizagem
Conhecer o conceito de empreendedorismo nas suas múltiplas vertentes e tomar consciência da sua relevância;
Conhecer o perfil e competências do empreendedor;
Compreender o papel e a importância da equipa;
Adquirir capacidade de identificação, análise e formulação estratégica de uma ideia/oportunidade de negócio no âmbito do setor vitivinícola;
Criar um plano de negócios e compreender a sua importância;
Compreender papel do marketing no desenvolvimento do mercado e a importância dos estudos de mercado;
Aplicar princípios do marketing;
Conhecer procedimentos relativos à proteção da propriedade intelectual;
Aplicar instrumentos de análise económico-financeira;
Identificar soluções de financiamento e instrumentos de apoio ao empreendedorismo;
Conhecer formalidades para constituição de empresa e aspetos gerais da empresa, terminologia e fundamentos da gestão empresarial;
Programa
1. O processo empreendedor;
2. Da ideia ao negócio;
3. Análise do mercado e do meio envolvente;
4. Estratégia e planos de marketing;
5. Tipologias e estrutura interna das empresas;
6. Recursos Humanos;
7. O plano de negócios;
8. Calendarização do plano de negócios e análise SWOT;
9. Formalidades para a constituição de empresas;
10. Investimentos e plano económico-financeiro;
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
DUARTE, C., & ESPERANÇA, J. P. (2014), Empreendedorismo e Planeamento Financeiro. (2ª edição), Lisboa: Sílabo;
DENIS, L, et. al. (2011), Mercator XXI – Teoria e Prática do Marketing, Lisboa: Dom Quixote; FERNANDES, C; PEGUINHO, C; VIEIRA, E; NEIVA, J (2014), Análise Financeira: Teoria e Prática, 3ª ed., Lisboa: Sílabo;
FERREIRA, Manuel Portugal, et. al. (2008), Ser Empreendedor – Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. 1ª ed, Lisboa: Edições Sílabo;
HISRICH, RD; PETERS, MP; LISBOA, J; COELHO, A; COELHO, F; ALMEIDA, F (2011), Introdução à Gestão de Organizações. 3ª ed., Porto: Vida Económica;
NEVES, J (2012), Análise e Relato Financeiro – Uma visão integrada de gestão. 1ª ed., Lisboa: Texto Editores;
SÁ, E; MONTEIRO, F (2014), Empreendedorismo e Plano de Negócios, 2ªed. Vida Económica.