Empreendedorismo e Inovação

Resultados de Aprendizagem

Apresentar os problemas gerais do empreendedorismo e da inovação, sob dois prismas: a) enquanto factor
económico de desenvolvimento; e b) enquanto actividade de gestão com carácter estratégico.
Sensibilizar os alunos para o empreendedorismo, sublinhando as condições para o sucesso das start-ups, por
exemplo os aspectos que têm a ver com o planeamento do novo negócio e do seu produto, a elaboração do
plano de negócio, as opções de financiamento e a gestão futura.
Competências:
compreender o processo de inovação e a multiplicidade de factores que o determinam;
Construir um Plano de Negócios de uma nova empresa a criar de raíz.;

Programa

O que é a inovação.
A inovação e o empreendedorismo.
Criatividade e geração de ideias.
O Plano de negócios.
Financiamento do novo negócio.
A Gestão do novo negócio.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

• Hisrich, R.D., Peters, M. P. and Shepherd, D. A. (2005), Entrepreneurship, 6th Edition, McGraw-Hill, New York.
• Etzkowitz, H. (2008) The Triple Helix: University – Industry – Government Innovation in action, Routledge, New
York.
• Bhidé, A.V. (2000), The Origin and Evolution of New Business, Oxford University Press.
• Tidd, J., Bessant, J. e Pavitt, K. (2003), Gestão da Inovação – Integração das mudanças tecnológicas, de
mercado e organizacionais, Monitor, Lisboa.
• Drucker, P. (1997), Inovação e Gestão, 4ª Edição, Editorial Presença, Lisboa.
• Marques, J. P. C. (1998), A Cooperação Universidade-Indústria e a Inovação Científica e Tecnológica: O Caso
da Universidade de Coimbra, Editora Almedina, Coimbra.
• Ribault, J-M., Martinet, B. e Lebidois, D. (1995), A Gestão das Tecnologias, 1ª Edição, Publicações Dom Quixote,
Lisboa.