Conhecimentos de Base Recomendados
A frequência desta UC requer sólidos conhecimentos de: Marketing, Estratégia, Contabilidade e Análise de projectos.
Métodos de Ensino
Os métodos pedagógicos utilizados incluem a existência de aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de casos concretos, e da intervenção participativa dos alunos.
Os alunos serão convidados a preparar previamente as aulas de exposição teórica, através da leitura da bibliografia assinalada para cada Capítulo do programa. Considera-se indispensável este trabalho prévio, no sentido de despertar o aluno para os conteúdos a expor, facilitar a sua aprendizagem e melhorar o rendimento final. O aluno, que por qualquer motivo, não consiga preparar as aulas, prejudicar-se-á a si próprio e reduzirá o rendimento do grupo e da turma.
Serão publicados na plataforma informática Moodle do ISCAC diversos materiais de estudo e trabalho, de consulta obrigatória.
Resultados de Aprendizagem
a) Objetivos:
Gerais:
1- Apresentar os aspetos gerais do Empreendedorismo e da Inovação, sob dois prismas genéricos: enquanto atividade e prática de gestão, e enquanto fator económico de desenvolvimento criador de emprego e riqueza;
2- Apresentar e caracterizar os diferentes processos de inovação;
3- Destacar a natureza do ambiente em que a empresa opera e suas consequências para o novo negócio, nomeadamente no que se refere ao aproveitamento das oportunidades, gestão do risco e geração de ideias inovadoras;
4- Sensibilizar os alunos para a atividade empreendedora, sublinhando as condições para o sucesso das start-ups, nomeadamente os aspetos que têm a ver com o planeamento do novo negócio e do seu produto, a elaboração do plano de negócio, as opções de financiamento e a modelos de gestão.
Específicos:
Constantes de cada um dos pontos incluídos nos Capítulos do Programa.
b) Competências a adquirir:
- Entender o processo de inovação nas empresas e na sociedade;
- Identificar os modos que uma empresa tem para poder criar produtos e serviços inovadores;
- Concretizar ideias e convertê-las em negócio;
- Construir um plano de negócios de um novo empreendimento;
- Definir a estratégia do novo negócio;
- Saber comunicar a ideia de negócio.
Programa
CAPÍTULO 1 – O QUE É A INOVAÇÃO?
1- Os conceitos base
2- Modelos de inovação: perspetiva evolutiva
3- O processo de inovação, produção e difusão de conhecimento
4- As fontes de inovação
(Tempo letivo: 5 aulas)
CAPÍTULO 2 – A GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
1- Análise Estratégica da Inovação e da Tecnologia
2- A tecnologia e a competitividade
3- Estratégias de inovação: porquê?
4- Perfil das empresas inovadoras: quem?
5- Mecanismos para aceder à inovação: como?
6- Integração do porquê, do quem e do como inovar
(Tempo letivo: 5 aulas)
CAPÍTULO 3 – A INOVAÇÃO E O EMPREENDEDORISMO
1- A natureza e importância do empreendedorismo
2- Estratégias e oportunidades de novas entradas
3- A mente “entrepreneurial” e “intrapreneurial”
4- O processo empreendedor
5- O empreendedor individual
(Tempo letivo: 3 aulas)
CAPÍTULO 4 – CRIATIVIDADE E GERAÇÃO DE IDEIAS
1- Criatividade e ideias de novos negócios
2- Técnicas de geração de Ideias
3- O processo de planeamento e desenvolvimento de novos produtos
4- Propriedade Intelectual e questões legais com a constituição de uma empresa
(Tempo letivo: 4 aulas)
CAPÍTULO 5 – O PLANO DE NEGÓCIOS
1. O que é o plano de negócios?
2. Integração do modelo e do plano de negócios
3. Construção e Comunicação do plano de negócios
4. Requisitos de informação para o plano: questões de suporte, argumentos e evidências
5. Componentes críticas do Plano de Negócios
5.1 Análise do mercado e ambiente externo
5.2 A empresa: organização e operações
5.3 O orçamento e a estimativa do volume de negócios
5.4 Projeções de cash-flow
(Tempo letivo: 7 aulas)
CAPÍTULO 6 – FINANCIAMENTO DO NOVO NEGÓCIO
1- Fontes de financiamento
2- Risco e financiamento
3- Capital de risco
(Tempo letivo: 2 aulas)
CAPÍTULO 7 – A GESTÃO DO NOVO NEGÓCIO
1- Estratégias de crescimento
2- Implicações do crescimento para a empresa
3- Fontes externas de recursos
(Tempo letivo: 4 aulas)
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia principal:
Hisrich, R. D., Peters, M. P. e Shepherd, D. A. (2017) Entrepreneurship. McGraw-Hill, 10th Edition, New York.
Drucker, P. (2020) Innovation and Entrepreneurship. Harper Business.
Ries, E. (2017) The Lean Startup. Currency, New York.
Amit, R. e Zott, C. (2021) Business Model Innovation Strategy. Wiley, New Jersey.
Sá, J. Vasconcelos e, Pereira, M., Gião, F. e Borges, E. (2015) Como Inovar: A minha empresa é o meu primeiro emprego. Vida Económica, Lisboa.
Harvard Business School Press (2002) Empreendedorismo e Estratégia, Campus, 7ª Ed.
Bilbiografia secundária:
Thiel, P. (2014) From zero to one. Penguin Random House, London.
Scarborough, N. N., Wilson, D. I. e Zimmerer, T. W. (2011) Effective small Business Management: An entrepreneurial approach. Pearson International Edition, 9ª Ed.
Wickham, P. (2006) Strategic Entrepreneurship. 4ª Ed., Pearson Inc.
Bhidé, A. V. (2000) The Origin and Evolution of New Business. Oxford University Press.
Sarkar, S. (2010) Empreendedorismo e Inovação. Escolar Editora. Lisboa, 2ª Ed.
Trias de Bes, F. (2008) O livro negro do empreendedor. Gestãoplus Edições, Lisboa.