Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Modelo pedagógico ativo, centrado no estudante, na partilha de informação e no incentivo ao espírito crítico. As metodologias de ensino são aulas expositivas, aulas de aplicação prática com resolução de problemas, descoberta guiada, englobando técnicas expositivas, interrogativas, de pesquisa individual e de grupo, de discussão e exercícios de brainstorming. Havendo recursos disponíveis, pretende-se que sejam realizadas visitas de estudo a locais ou eventos relacionados com o âmbito da UC.
Resultados de Aprendizagem
Fornecer uma visão abrangente dos principais aspetos relacionados com as áreas da Gastronomia, Turismo gastronómico e Vinhos:
1. Compreender o fenómeno alimento em toda a sua complexidade e evolução ao longo da história humana.
2. Conceptualizar e ilustrar a importância da gastronomia e da relação entre gastronomia-turismo-vinhos.
3.Reconhecer a importância do vinho na gastronomia, turismo, economia e cultura.
4. Adquirir e aplicar conhecimento fundamental sobre degustação de vinho.
5. Compreender e estabelecer, de forma harmoniosa, ligação entre o vinho e a gastronomia.
Programa
1. Gastronomia e Turismo: Etiologia multifatorial e multidimensional da alimentação humana; Conceitos de turismo gastronómico (turismo culinário), viagens de lazer e classificações de turistas gastronómicos; Herança gastronómica como produto turístico; Confrarias gastronómicas; Festivais de gastronomia e eventos
2. Vinhos e Gastronomia: Caracterização de diferentes castas, regiões e tipos de vinho; Caracterização de diferentes designações usadas na certificação de vinhos; Enoturismo e turismo enogastronómico; Identificação de rotas do vinho e a sua importância no desenvolvimento local; Relação entre o vinho e a saúde: evidências científicas; Iniciação à degustação de vinhos; Construção de cartas de vinhos e gestão de garrafeira; Princípios gerais da melhor harmonia entre gastronomia e vinhos.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 100.0%
- - Unidade 1 - 30.0%
- - Unidade 2 - 70.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
MPV (2017)-Territórios Vinhateiros de Portugal. Cartaxo: Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
CARLSEN, J & CHARTERS, S (2006)-Global Wine Tourism: research, management and marketing. UK: CABI.
EDER, R (2000)-Defectos del vino: reconocimiento, prevención, corrección. Zaragoza: Editorial Acribia S.A.
GRAINGER, K (2009)-Wine Quality: Tasting and Selection. Blackwell Publishing.
IVV (2015)-Anuário Vinhos e Aguardentes de Portugal. Lisboa: Instituto da Vinha e do Vinho.
JACKSON, RS (2002)-Wine Tasting: A Professional Handbook. Elsevier Academic Press.
SCHUSTER, M (2001)-O Essencial sobre a Prova. O curso prático completo de provas de vinhos. Edições Cotovia Lda.
STEWART, JW; BRAMBLE, L & ZIRALDO, D (2008)-Key challenges in wine and culinary tourism with practical recommendations. Int. J. Contemporary Hospitality Manag. 20(3): 302-312
THR (2006)-10 Produtos Estratégicos para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal: Gastronomia e Vinhos