Epidemiologia e Saúde Pública

Métodos de Ensino

Vertente Teórico-Prática: metodologia expositiva-ativa de fácil compreensão. A exposição irá centrar-se na identificação e compreensão dos conceitos teóricos basilares da Epidemiologia e sua relação com as áreas da Saúde Pública, Clínica e Ambiental. Apresentação de cada método (desenho) e técnica estatística em função da realidade clínica/ambiental.
Vertente Prática: Apresentação de casos clínicos com modelos teóricos interpretativos e realização de exercícios práticos.
– Avaliação Contínua: realiza-se duas frequências (provas escritas). Os alunos que obtiverem classificação <7,5 valores (Escala de 0 a 20 valores) na 1.a Frequência estão impedidos de participar no 2º momento avaliativo. A nota final resultará da média das classificações obtidas nas duas avaliações por frequência.
– Avaliação por Exame: abrangerá toda a matéria lecionada na disciplina. Classificação vai de uma escala de 0 a 20 valores.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos de:
Sobre os fundamentos da Epidemiologia enquanto ramo da ciência médica integrados numa Abordagem epidemiológica aos problemas da saúde e da doença. Conhecer os princípios básicos e metodológicos de investigação em epidemiologia com aplicação à saúde pública bem como noutras áreas científicas.
O aluno deve adquirir aptidões para:
Desenvolver o estudo sobre fenómenos morbilidade e mortalidade e como prevenir a ocorrência de determinados fatores responsáveis por esses mesmos fenómenos. Aptidão para aplicar medidas estatísticas para avaliar a frequência da doença e sua relação com a vigilância da doença.
O aluno deve adquirir competências para:
Uma visão extensa dos assuntos de epidemiologia, investigação epidemiológica e Saúde Pública com ligação à prática profissional. Obtendo assim a compreensão da saúde pública ao nível da etiologia e da prevenção da doença, promoção da saúde e compreensão dos ambientes sociais e organizacionais das populações.

Programa

Parte I: A Epidemiologia (perspetiva introdutória); Etiologia e História Natural das Doenças; Níveis de prevenção; Saúde e Doença (Mecanismos e Causas das Doenças; Tríade: Hospedeiro, Agente e Meio Ambiente; Fator de Risco) e Tipos de Relação Causal (a determinação da Causa e do Efeito) e armadilhas comuns na Investigação Causal (15h).
Parte II: Desenhos de Investigação em Epidemiologia e sua relação com o estudo da saúde e da doença na comunidade (8h).
Parte III: Introdução as medidas descritivas em Epidemiologia: Taxas, Razões e Proporções; Medidas de Risco de Associação e de Impacto (20h).
Parte IV: Introdução às Medidas Estatísticas ao nível do Diagnóstico e Concordância (20h).
Parte V: A Epidemiologia e a Saúde Pública: O contributo da investigação epidemiológica na criação e desenvolvimento de medidas de vigilância e intervenção em saúde pública (12h).

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Berkman, L.F.; Kawachi I. “Social Epidemiology”. 2.a Edição, Oxford University Press, New York, 2014.
Gordis, L. “Epidemiology”. 5.a Edição, Elsevier, 2014.
Haynes, R.B.; Sackett, D.L.; Guyatt, G.H.; Tugwell, P. “Epidemiologia Clínica”. 3.a Edição, Artmed: Porto Alegre, 2008
Mausner, J., Bahn. “Introdução à Epidemiologia”. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; 1999. Szklo, M.; Nieto, J.
Epidemiology, Beyond the Basics. 3.a Edição, Jones and Bartlett Publishers. 2007.
Woodward, M. Epidemiology: Study Design and Data Analysis, Third Edition (Chapman & Hall/CRC Texts in
Statistical Science), CRC Press – A Chapman & Hall Book, 2013
Cardoso, S.M. Notas Epidemiológicas. Faculdade de Medicina: Coimbra; 1998.
Greenberg, R.S.; Daniels, R.S.; Flanders, W.D.; Eley, J.W.; Boring, J.R. “Epidemiologia Clínica”. 3.a Ed. Porto Alegre: Artmed; 2005.
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