Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
1.ª Vertente Teórica:
- a) Recorre-se a uma metodologia expositiva-ativa de fácil compreensão por parte dos alunos.
- b) A exposição irá centrar-se na identificação e compreensão dos conceitos teóricos basilares da Epidemiologia e sua relação com as áreas da Saúde Pública, Clínica e Ambiental.
- c) Exposição de cada método (desenho) e técnica estatística (princípios e algoritmos) em função da realidade clínica/ambiental.
- d) Apresentação de casos clínicos acompanhados por modelos teóricos interpretativos e realização de exercícios práticos.
2.ª Vertente Teórico-prática:
- a) Recorre-se a uma metodologia expositiva e demonstrativa de compreensão acessível para os alunos, com apresentação de casos e exemplos de estudos epidemiológicos aplicados à área das Ciências Biomédicas Laboratoriais.
Resultados de Aprendizagem
– O aluno deverá adquirir conhecimentos:
- 1. Sobre os fundamentos da Epidemiologia enquanto ramo da ciência médica integrados numa Abordagem epidemiológica aos problemas da saúde e da doença. Conhecer os princípios básicos e metodológicos de investigação em epidemiologia com aplicação à saúde pública e à prática clínica.
– O aluno deverá adquirir as seguintes aptidões:
- 1. Desenvolver o estudo sobre fenómenos morbilidade e mortalidade e como prevenir a ocorrência de determinados fatores responsáveis por esses mesmos fenómenos.
- 2. Também terá as condições necessárias para avaliar a amplitude da distribuição dos fenómenos mórbidos nas sociedades bem como isolar os fatores etiológicos destes de forma a diminuir ou erradicar a doença; fornecer um método eficaz, através dos serviços de saúde organizados, para combater a doença ou outro tipo de eventos.
- 3. Por fim, aptidão para aplicar medidas estatísticas para avaliar a frequência e a importância da doença e sua relação com a vigilância da doença.
– O aluno deverá adquirir as seguintes competências:
- 1. Uma visão relativamente extensa dos assuntos de epidemiologia e de investigação científica, inter-relacionando-os e adquirindo competências, quer ao nível da prática profissional, quer ao nível da investigação científica e epidemiológica.
- 2. A aquisição destas competências irá permitir uma melhor compreensão da saúde pública ao nível da etiologia e da prevenção da doença, promoção da saúde (agente ativo na promoção e desenvolvimento de políticas de saúde) e compreensão dos ambientes sociais e organizacionais das populações.
- 3. Esta comunhão de saberes e de prática clínica (saúde pública) estará fundamentada numa interdisciplinaridade de conhecimentos integrados em epidemiologia, estatística e tecnologias de informação.
Programa
Parte I
- A Saúde Pública, conceitos e fundamentos (Conceito e definição de saúde pública; Perspetiva histórica da saúde pública até aos tempos de hoje; Saúde Individual e Saúde Pública; Saúde Pública e Higiene; Saúde Pública e Medicina Preventiva; Saúde Pública e Medicina Social; Saúde Pública e Medicina Comunitária).
Parte II:
- A Epidemiologia (perspetiva introdutória); Etiologia e História Natural das Doenças; Níveis de prevenção; Saúde e Doença (Mecanismos e Causas das Doenças; Tríade: Hospedeiro, Agente e Meio Ambiente; Fator de Risco) e Tipos de Relação Causal (a determinação da Causa e do Efeito) e armadilhas comuns na Investigação Causal; Desenhos de Investigação em Epidemiologia (Desenhos Observacionais versus Desenhos Experimentais).
Parte III:
- Taxas, Razões e Proporções em Epidemiologia; Medidas de Efeito e de Associação.
Parte IV:
- Testes de Diagnóstico, Concordância e Prognóstico.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1.º Bibliografia Primária
- Gordis, L. “Epidemiology”. 5.ª Edição, Elsevier, 2014.
- Mausner, J., Bahn. “Introdução à Epidemiologia”. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; 1999.
- Haynes, R.B.; Sackett, D.L.; Guyatt, G.H.; Tugwell, P. “Epidemiologia Clínica – Como realizar pesquisa clínica na prática”. 3.ª Edição, Artmed: Porto Alegre, 2008
- Berkman, L.F.; Kawachi I. “Social Epidemiology”. 2.ª Edição, Oxford University Press, New York, 2014.
2.º Bibliografia Secundária
- Oliveira, A. G. “Bioestatística Descodificada: Bioestatística, Epidemiologia e Investigação”. 2.ª Ed., Lidel: Lisboa: 2014.
- Greenberg, R.S.; Daniels, R.S.; Flanders, W.D.; Eley, J.W.; Boring, J.R. “Epidemiologia Clínica”. 3.ª Ed. Porto Alegre: Artmed; 2005.
- Jekel, J.F.; Katz, D.L; Elmore, J.G. “Epidemiology, Biostatistics and Preventive Medicine”. Third Edition, SAUNDES – Elsevier, Philadelphia, 2007.