Epidemiologia Nutricional

Conhecimentos de Base Recomendados

Esta unidade curricular requer conhecimentos prévios de fundamentos de epidemiologia, sendo por isso rapidamente ministrados no início da disciplina.

Métodos de Ensino

 

1. As aulas de exposição teórica

As aulas teóricas serão expositivas e irão ter como objetivo principal a realização de exercícios práticos para aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas de exposição teóricas bem como a leitura e interpretação de artigos científicos.

2. Aulas teorico-práticas serão ministradas com recurso à demonstração das matérias lecionadas recorrendo à exemplificação por parte do docente e repetição por parte do discente. não haverá contacto fisico em nenhuma das demonstrações entre os discentes

 

 Os exercícios irão permitir complementar os conteúdos programáticos lecionados nas aulas teóricas. Assim, conseguimos reforçar os conhecimentos transmitidos nas aulas teóricas. Outra componente bastante importante na avaliação contínua consiste na compreensão e interpretação correta de artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais que consistem em estudos epidemiológicos. Um dos objetivos delineados para a avaliação contínua consiste na aplicação dos conceitos ministrados. Assim, será possível  os alunos verificarem se compreenderam os conceitos  e permite ao docente perceber se os conceitos estão a ser apreendidos de forma correta e se há necessidade de rever a informação.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal da Epidemiologia Nutricional, é investigar a contribuição da alimentação e dos fatores relacionados, no estado nutricional e no aparecimento da doença em humanos. Trata-se de uma área de estudo estimulante, pois permite elucidar sobre as causas potenciais e a prevenção de situações relacionadas com a doença. É assim fundamental, que o dietista/nutricionista adquira competências para responder a estes desafios, que desenvolva o espírito interrogativo, que equacione corretamente os problemas e que proponha as soluções adequadas.

Pretende-se desenvolver aptidões para que o futuro dietista/nutricionista baseie a sua prática diária nos dados da investigação, usando os princípios epidemiológicos, pelo que será indispensável que os saiba interpretar com espírito crítico estabelecendo um juízo fundamentado sobre as suas qualidades e fraquezas.

Para a compreensão plena da unidade curricular são necessarios conhecimentos acerca dos fundamentos de epidemiologia, sendo por isso rapidamente ministrados no início da disciplina.

Programa

1. Apresentação da disciplina. Objetivos e métodos.
2.A epidemiologia. Conceito e perspetiva histórica. Fundamentos de epidemiologia
3.A emergência da epidemiologia nutricional.
4.Métodos epidemiológicos.
5.Interpretação da investigação epidemiológica. Critérios de inferência causal.
6.Interação hospedeiro, ambiente, agente em epidemiologia nutricional.
7.Questões éticas em epidemiologia nutricional.
8.Monitorização e vigilância nutricional.
9.O papel dos estudos epidemiológicos na determinação das relações causais entre alimentação e doenças. A epidemiologia nutricional

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Primária

Willett, W. (2012). Nutritional epidemiology. Oxford university press.

Bonita, R., Beaglehole, R., & Kjellström, T. (2010).Basuc Epidemiology. World Health Organization: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/43541/9788572888394_por.pdf?sequence=5&isAllowed=y

 

Secundária

American Psychiatric Association. (2014). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora.

Margetts, B. M., & Nelson, M. (1997). Overview of the principles of nutritional epidemiology. Design concepts in nutritional epidemiology, 3-38.Oxford University Press

Porta, M. (Ed.). (2014). A dictionary of epidemiology. Oxford university press.

Rothman, K. J. (2002). An Introduction. Oxford University Press.