Equipamentos Térmicos

Conhecimentos de Base Recomendados

– Termodinâmica;
– Mecânica dos Fluidos;
– Transmissão de Calor.

Métodos de Ensino

A unidade curricular encontra-se organizada em aulas teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais.
As aulas teóricas são dedicadas à apresentação e discussão das matérias lecionadas. As aulas teórico-práticas são utilizadas para a resolução de exercícios de aplicação. Nas aulas práticas são apresentadas aplicações informáticas e documentação técnica relativas aos equipamentos estudados, realizando-se ainda uma visita ao Laboratório de Sistemas Térmicos para os alunos contactarem com os equipamentos e sistemas térmicos aí existentes.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de conhecimentos aprofundados sobre equipamentos e sistemas térmicos.
Esta unidade curricular contribui para a obtenção das seguintes competências específicas:
– Dimensionamento e seleção de equipamentos térmicos;
– Projetar, dirigir a instalação e assegurar o eficiente funcionamento de sistemas térmicos.

Programa

1. Tecnologia e equipamentos de combustão: Otimização da eficiência da combustão; Análise e monitorização de emissões gasosas; Analisadores de gases; Queimadores; Instalações de gás em edifícios.
2. Permutadores de calor: Tubos de calor; Torres de arrefecimento; Condensadores evaporativos.
3. Geradores de calor: Potência térmica total e útil; Perdas de energia; Rendimento; Instalações de aquecimento central e AQS; Caldeiras de água quente sem e com condensação; Caldeiras de biomassa; Salamandras; Recuperadores de calor.
4. Sistemas solares térmicos: Coletores; Tipos e constituição; Estudo energético; Potência útil; Rendimento; Curva característica; Seleção de coletores; Orientação e inclinação; Curvas de penalização; Sombreamentos; Sistemas com circulação natural (termossifão) e forçada; Depósito de acumulação; Bomba de circulação; Vaso de expansão; Purgadores de ar; Válvulas de segurança; Válvula misturadora termostática; Regulador de temperatura diferencial; Tubagens e isolamentos.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO