Conhecimentos de Base Recomendados
Será conveniente os alunos estarem familiarizados com os conceitos básicos de ecologia necessários à compreensão elementar das condições de solo e clima necessários à atividade agrícola. Conhecimentos elementares de história e de geografia também serão oportunos.
Métodos de Ensino
A Unidade Curricular (UC) será dividida em dois módulos, compreendendo o Mód. 1 os conteúdos programático de 1-4 e o Mód 2 os conteudos programáticos de 5-8.
Nas aulas serão seguidas as seguintes metodologias:
1) Exposição oral das matérias;
2) Exploração de casos particulares por parte dos alunos, com o acompanhamento do docente;
3) Elaboração, apresentação e discussão de trabalhos práticos.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem por objetivo facultar aos alunos as bases para interpretar a paisagem e o território rurais segundo uma perspetiva diacrónica tanto em termos de história natural como história humana, tornando-se capaz de entender:
1. Os fatores gerais de ordem climática, geológica, hidrológica e biogeográfica que limitam a distribuição das principais culturas agrícolas e silvícolas;
2. As descobertas científicas e tecnológicas que ao longo da história alteraram o panorama agroflorestal;
3. Os impactos ambientais e paisagísticos da atividade humana desde o recuo das últimas glaciações até aos nossos dias;
4. A forma como os sistemas de organização familiar e política das sociedades antigas influíram na estruturação fundiária do espaço rural, e de que modo persiste essa herança histórica na paisagem contemporânea;
5. O espaço e a sociedade rural atual como recurso turístico.
Programa
1. Zonamento mesológico e ecológico da agricultura e da floresta;
2. Grandes linhas de evolução histórica da agricultura e da paisagem rural
3. Evolução histórica das variáveis ambientais (biodiversidade, poluição, demografia)
4. Organização social e económica do mundo pré-industrial e suas implicações na estrutura fundiária do espaço rural;
5. Alterações recentes nos processos tecnológicos com impacto na organização produtiva e na sociedade rural;
6. A organização do espaço e da sociedade no mundo rural atual e a sua articulação com o mundo urbano.
7. Influência de fatores de ordem antropológica na estruturação do espaço rural e sua persistência na paisagem e na sociedade contemporânea;
8. Antropologia e turismo.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 50.0%
- - Apresentação oral - 50.0%
- - Teste escrito - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Castro Caldas, E.1998. A Agricultura na História de Portugal. Empresa de Publicações Nacionais
Domingo Santos, J & A. Calzado Carretero. 2016. Los Montes y sua Historia: Una perspectiva política, social y económica. Universidad de Huelva
Ember, CR & MR Ember. 2014. Cultural Anthropology. Pearson
Hancock, JF. 2004. Plant Evolution and the Origin of Crop Species. CABI Publishing
Pedrega, AM Nogués. 2015. Etnografía bajo un espacio turístico: Sus procesos de configuración. Pasos, 13
Platt, RH. 2005. Land Use and Society: Geography, Law and Public Policy. Island Press
Radich, MC. 2000. Dois Séculos de Floresta em Portugal. Celpa
Ribeiro, O. 1945. Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico
Roberts, N. 2013. The Holocene: An Environmental History. Willey-Blackwell
Ruddiman, W. 2005. Plows, Plagues and Petroleum. Princeton University Press
Smil, V. 2002. Global Catastrophes and Trends. Massachusetts Institute of Technology
Todd, E. 2011. L’origine des systèmes familiaux . Gallimard