Conhecimentos de Base Recomendados
Engenharia Civil
Métodos de Ensino
O processo de aprendizagem é essencialmente autónomo, devendo o aluno ser capaz, a partir das referências inicialmente propostas pelo(s) orientador(es) e dos conhecimentos adquiridos na parte escolar do mestrado, procurar, ler, compreender e sintetizar toda a informação necessária para o desenvolvimento do tema proposto. Esta atividade é devidamente acompanhada e supervisionada pelo(s) orientador(es) que, através das horas orientação tutorial previstas, deve(m) garantir que o aluno não se desvia do foco principal do tema, sem nunca, porém, condicionar tanto a criatividade do aluno como as expectativas do mesmo quanto ao tema escolhido. A orientação concedida deve garantir motivação bem como providenciar feedback atempado sobre as tarefas já realizadas para o correto desenvolvimento do trabalho.
Resultados de Aprendizagem
Aprofundar os conhecimentos do aluno na área específica em que vai desenvolver o trabalho de dissertação, projeto ou estágio, aumentar as suas competências no que se refere à capacidade de pesquisa, sistematização e organização de informação.
Demonstrar capacidade de aprendizagem e capacidade de comunicação escrita e oral, propondo hipóteses, gerindo questões complexas de forma crítica e sistematizada e aumentar a capacidade de intervenção e análise crítica em situações reais.
Saber rebater contra-argumentos e opiniões contrárias às defendidas, justificando cientificamente ou tecnicamente as decisões e opções tomadas.
Desenvolver a dissertação ou o projeto de uma forma coesa e apropriada. O documento, que deve possuir relevância técnico-científica, deve ser suportado por uma revisão da literatura abrangente.
Ser capaz de introduzir originalidade no campo de investigação.
Programa
Por se tratar de uma unidade curricular com caráter especial, totalmente diferente das restantes do CE, correspondendo ao desenvolvimento de uma dissertação, um projeto ou um estágio, os conteúdos programáticos são definidos pelo(s) respetivo(s) orientador(es), sendo adequado(s) a cada caso por forma a desenvolver uma investigação apropriada à exigência do ciclo de estudos sobre uma temática na área científica de Engenharia Civil. Os conteúdos, que dependem de uma opção individual de cada aluno, devem, em termos genéricos, ser contemplados na proposta de tema, sendo definidos os objetivos gerais do trabalho, a metodologia a ser empregue, a calendarização dos trabalhos e a bibliografia básica.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Esta é uma unidade curricular com caráter especial, correspondendo ao desenvolvimento de uma dissertação, um projeto ou um estágio, pelo que a bibliografia é definida pelo(s) respectivo(s) orientador(es) e aluno, sendo adequada a cada caso, em função da proposta de tema que cada aluno deverá entregar.