Conhecimentos de Base Recomendados
O Estágio pode ser frequentado em vários contextos profissionais, pelo que os conhecimentos base variarão consoante essa circunstância.
Em conformidade com o art.º 4 do RE1ºCE, aos estudantes inscritos em estágio, será providenciada formação prévia com o objetivo de auxiliar a frequência do mesmo e a elaboração do respetivo relatório. Os estudantes que não assistirem à formação de preparação ficarão impedidos de frequentar o estágio e entregar o correspondente Relatório.
Métodos de Ensino
O Estágio é desenvolvido em contexto organizacional num total mínimo de 160 horas, supervisionado por uma uma pessoa dessa organização (Supervisor) e orientado por um docente do ISCAC (Orientador). O docente orientador deve efetuar reuniões tutoriais de acompanhamento do desenvolvimento do estágio.
Recorde-se que o Estágio, que tem como objetivo a integração do aluno/estagiário numa entidade (com ou sem fins lucrativos, pública ou privada) por forma a proporcionar o contacto com a realidade laboral. Por este motivo, a Metodologia de Ensino deve garantir as seguintes premissas:
– o contacto do aluno com a realidade da área de formação académica (Marketing e Negócios Internacionais), pelo que desde logo deve ser apresentado pelo aluno, em colaboração com o Supervisor da Entidade de Acolhimento, um plano de trabalhos com as atividades a desenvolver. Este plano será o garante da conformidade entre a espectável congruência entre os conhecimentos teóricos apreendidos ao longo da licenciatura e a sua aplicação prática, pelo que este plano, tal como enunciado no Regulamento de EstágioI, deve ser submetido à apreciação da Direção de Curso aquando da entrega do “Requerimento para Aprovação do Estágio”, do “Termo de Aceitação da Entidade Acolhedora e do Supervisor” e do “Protocolo de Estágio”. A entrega destes documentos deverá ocorrer até ao final da parte letiva do 1.º semestre ano letivo em que o aluno se encontra inscrito em Estágio (1.º semestre, para estágio a realizar no 2.º semestre);
– proporcionar ao aluno a ligação da teoria à prática empresarial e institucional em contexto de trabalho;
– facilitar a inserção do aluno no mercado de trabalho;
– promover a interação com profissionais experientes capazes de valorizar o seu conhecimento pessoal;
– conduzir ao desenvolvimento de rotinas de trabalho por parte do aluno;
– permitir o aumento das suas capacidades em termo de networking;
– ajudar no desenvolvimento das soft skills do aluno, com o objetivo da melhoria contínua.
É nossa convicção que os alunos devem aproveitar o estágio para desenvolver, da melhor forma possível, as suas capacidades na área de formação do curso, de comunicação, de trabalho em equipa, flexibilidade, gestão do tempo, responsabilidade, profissionalismo e até para melhorar a capacidade de ouvir os outros. Por este motivo, de acordo com o Regulamento de Estágio, a entidade de acolhimento deve ser proposta pelo aluno.
Resultados de Aprendizagem
O Estágio consiste numa abordagem profissionalizante que tem como objetivo principal complementar a formação académica do/a estudante, possibilitando a interação entre os conhecimentos teóricos e o conhecimento empírico derivado do contacto com a vida profissional. Assim, através do Estágio proporciona-se ao/à estudante uma formação “em posto de trabalho” que facilite a sua futura integração no mercado laboral, progressão na carreira ou mudança de profissão, dotando-o/a, sempre que possível, de uma experiência profissional mínima em situação real de emprego. (art.º 2, Regulamento de Estágios do 1.º Ciclo de Estudos do ISCAC – RE1ºCE)
Pretende-se que o/a estudante reforce as suas competências técnicas e científicas adquiridas durante a formação letiva da Licenciatura em Marketing e Negócios Internacionais (LMNI), confrontando o que aprendeu em ambiente de sala de aula com as situações especificas que vai encontrar a instituição de acolhimento do estágio. Pretende também que desenvolva outras competências “soft skils”
No final do estágio, a elaboração de respetivo relatório tem como propósito evidenciar / descrever as atividades de natureza profissional desenvolvidas durante o estágio e efetuar uma reflexão crítica das funções e tarefas desempenhadas à luz de um enquadramento teórico devidamente caracterizado. Implica ainda uma adequada explicitação da articulação entre o processo de formação curricular e a aplicação dos conhecimentos adquiridos junto de uma dada organização.
Programa
O Estágio deve ser realizado na vertente de marketing e negócios internacionais junto de uma organização empresarial, instituição pública ou privada, o qual tem como objetivo principal complementar a formação académica do aluno, possibilitando a interação entre os conhecimentos teóricos e o conhecimento empírico derivado do contacto com a vida profissional. O estágio visa ainda proporcionar ao aluno uma formação “em posto de trabalho” que facilite a sua futura integração no mercado laboral, dotando-o, sempre que possível, de uma experiência profissional real de emprego”. Assim sendo, o plano de atividades a apresentar deve visar áreas nucleares da licenciatura em marketing e negócios internacionais a desempenhar presencialmente durante, no mínimo de 160 horas.
“O Estágio é de frequência obrigatória para o/a estudante admitido, devendo este cumprir o número mínimo de horas presenciais estabelecido no plano de estudos. (art.º 4º, n.º 1, RE1ºCE), o que deverá ser confirmado no final do mesmo através de uma folha de presenças assinada pelo aluno, pelo Supervisor e pelo Orientador. (art.º 4, nº 5 e art.º 6º , n.º 7, RE1ºCE)
O referido regulamento, art.º 3º, estabelece ainda que compete ao aluno instruir o Estágio, através de requerimento dirigido à Direção de Curso devidamente preenchido e assinado pelo aluno, a submeter na plataforma de Gestão Académica até ao final do período letivo do primeiro semestre de cada ano letivo, devendo o procedimento de formalização da candidatura ainda conter:
– o plano genérico das atividades a desenvolver durante o Estágio, bem como identificar a área/tema de maior incidência, por si e pelo Supervisor, usando para o efeito a “Estrutura de plano de estágio” disponibilizada no website do ISCAC. Saliente-se que este plano de estágio deve ser discutido pelos 2 intervenientes (aluno, Supervisor e Orientador) previamente ao início do estágio.
– a identificação e respetivos termos de aceitação da entidade acolhedora e do Supervisor, incluindo habilitações deste último, efetuada através respetiva ficha de identificação devidamente preenchida e assinada pelo Supervisor / entidade de acolhimento.
– o protocolo de estágio devidamente preenchido e assinado.
Toda a documentação encontra-se disponível em (https://www.iscac.pt/index.php?m=8_252&lang=PT):
Documentos – realização de estágio na licenciatura
– Mod5_201 – Requerimento para Aprovação da Realização do Estágio
– Mod5_203 – Termo de Aceitação da Entidade Acolhedora e do Supervisor
– Minuta Protocolo_pdf Minuta Protocolo_Doc
– Plano de Estágio (modelo 5.232)
Observações:
– A indicação do docente proposto para orientador não é obrigatória. O docente proposto pelo aluno como orientador, pode ser distinto do atribuído pela Direcção de LMNI, caso em que se sobreporá a decisão da Direção de Curso. (art.º 5, n.º 3, al. d), RE1ºCE)
– Enquanto não for submetida e lacrada toda a documentação devidamente preenchida e assinada, a Direção de LMNI não procederá à análise do processo. Assim, qualquer estágio que tenha início antes do deferimento da Direção de LMNI será desconsiderado para efeitos de Estágio Curricular. Esta análise documental ocorrerá antes do início das aulas do 2.º Semestre, tal como indicado no calendário escolar aprovado pelos órgãos competentes do ISCAC. O resultado dessa análise será atempadamente comunicado pelos Serviços Académicos ao aluno. Esta informação será comunicada aos alunos via Notificação do Nónio para o email institucional constante neste sistema.
Quanto ao local de Estágio, devem observar-se as normas seguintes:
– O aluno deve promover as diligências necessárias para encontrar um local adequado para realizar o estágio que lhe permita desenvolver atividades relacionadas com o marketing e/ou os negócios internacionais; (art.º 8, n.º 1, RE1ºCE)
– Na eventualidade de tais diligências se revelarem infrutíferas, o Estágio pode ainda realizar-se ao abrigo de vários acordos de colaboração estabelecidos pelo ISCAC com organizações empresariais, instituições públicas ou privadas, em que se possam desenvolver atividades para as quais o aluno tenha obtido formação adequada. (art.º 8, n.º 1, RE1ºCE) (vide no final deste programa algumas das organizações)
– Em conformidade com o regulamento de estágio, este deve decorrer de forma presencial (art.º 4, n.º 1, RE1ºCE).
Quanto à conclusão do estágio:
Em conformidade com o plano curricular de LMNI e segundo o art.º 4, n.º 2 co RE1ºCE, “A realização do Estágio tem início no 2.º Semestre do ano letivo em que o aluno tenha efetuado a sua matrícula na unidade curricular e deve ser concluído, no máximo até ao dia 31 de agosto desse ano”, devendo o respetivo relatório ser entregue a seguir ao seu término, tendo como data-limite 30 de setembro desse ano.”
Para além do relatório de estágio suprarreferido devem ainda ser submetidos os seguintes documentosdisponíveis em: https://www.iscac.pt/index.php?m=8_252&lang=PT
Documentos – avaliação de estágio na licenciatura (art.º 11, n.º 1, RE1ºCE)
– Mod5_205 – Requerimento para Avaliação do Relatório
– Mod5_207 – Registo de presenças
– Mod5_209 – Relatório de Avaliação por parte do Supervisor
– Parecer do Orientador
Estes documentos devem ser submetidos no Nónio em local próprio para esse efeito e a sua entrega LACRADA.
Após a submissão/lacragem da documentação de avaliação da licenciatura, em conformidade com o art.º 11, n.º 6 do RE1ºCE a prova oral de avaliação deve ser realizada no prazo máximo de sessenta dias, contados após a data de [lacragem da documentação de avaliação do estágio].
A designação do Júri e a data/hora da prova pública oral presencial cabe à Direção de LMNI. Esta informação será comunicada aos alunos via Notificação do Nónio para o email institucional constante neste sistema. Por norma, não haverá provas públicas durante as pausas letivas (nomeadamente em agosto).
De acordo com o regulamento de avaliação em vigor, a não comparência do aluno à prova pública de defesa de estágio implica a reprovação à unidade curricular. Não há época de recurso, devendo todas as provas públicas decorrer até 31 de dezembro. Adicionalmente, observa-se que, em conformidade com o art.º 12, n.º 10 do RE1ºCE, “da decisão do Júri não há recurso”, ou seja, a nota definida pelo júri na sequência da prova pública é a nota final da unidade curricular.
Relatório de Estágio:
Orientações Genéricas:
A redação do relatório deve ser cuidada (sem erros ortográficos e/ou gramaticais), primando pelo uso de linguagem clara, objetiva, rigorosa, mas que permita uma leitura agradável. Recorde que o relatório deve clarificar de forma sintética as atividades desenvolvidas durante o estágio. Não esqueça que o relatório está a ser escrito para um público que não acompanhou diretamente o dia-a-dia do estágio realizado.
Não deve ser escrito na primeira pessoa do singular.
Nota: Os trabalhos serão submetidos pelos docentes do júri na plataforma anti-plágio Urkund. Sendo detetado plágio, serão tomadas as medidas previstas na lei para esse efeito.
Deve ter cuidado com a formatação do texto, devendo seguir o template destinado para esse efeito.
O índice geral do trabalho, também designado de sumário, deverá conter apenas os elementos que lhe sucedem, excluindo, portanto, os que lhe antecedem e a página do próprio índice. Deverá ser elaborado preferencialmente de forma automática, para evitar erros de numeração de páginas. Quando, num dado capítulo exista um único subcapítulo, este não deve ser salientado, ou seja, no índice, não devem existir capítulos com um único subcapítulo!
As páginas devem ser numeradas consecutivamente. As páginas dos elementos pré-textuais (até à Introdução (exclusive) devem ser numerados com numeração romana minúscula e as dos elementos textuais com numeração árabe no canto inferior direito do rodapé.
A capa do trabalho deverá conter a seguinte informação: logótipo e nome do ISCAC, tipo e título do trabalho / identificação da entidade de acolhimento, o nome do autor (aluno), o nome do orientador e supervisor, data e designação do curso.
A página de resumo deve conter um texto que resuma os principais aspetos teórico-práticos abordados no estágio em menos de 100 palavras. Segue-se uma lista de até quatro palavras-chave / keywords. Tanto o resumo como as palavras-chave devem incluir uma versão em inglês;
Após a entrega do trabalho, se verificar que existem erros pode elaborar uma erratum (sing) ou errata (plural).
As palavras ou expressões em língua estrangeira devem apresentar-se em itálico e sempre que possível substituídas por palavras ou expressões equivalentes em língua portuguesa (ex.: email vs correio eletrónico).
Na primeira vez que uma abreviatura, acrónimo ou sigla for utilizada no texto, consta por extenso, seguida entre parêntesis curvos pela respetiva forma abreviada. Subsequentemente, utiliza-se somente esta última (ex.: Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC)). Ao contrário das abreviaturas, as siglas e acrónimos não têm plural gráfico, mesmo quando este é produzido oralmente. Não se usa o itálico em siglas e acrónimos em latim ou em línguas estrangeiras. Ex.: «Enviaram-me dois DVD e três CD dos EUA.» (“dê vê dês, cê dês”); «Os PIB de Portugal e Espanha.» (“pibes”).
Todos os anexos / apêndices devem ser referenciados no corpo do texto do relatório.
Todas as figuras, gráficos, tabelas, quadros, devem dispor de numeração (árabe) específica e sequencial no trabalho, pela ordem que aparecem no texto. Todos estes elementos devem ter um título na sua parte superior e deve ser apresentada a respetiva fonte na parte inferior (caso sejam da autoria exclusiva do autor, pode-se utilizar, por exemplo, a expressão “Fonte: Elaboração própria”). Sempre que possível, as figuras, gráficos, tabelas, quadros devem ser referidas no corpo do texto e devidamente interpretadas. Todos estes elementos devem ser listados no índice respetivo constar em página própria após o índice geral, apresentado na secção inicial do relatório. Naturalmente, só se apresenta o índice dos elementos ilustrativos que forem utilizados. Deve cuidar para que as imagens incluídas no documento sejam nítidas e permitam a leitura do seu conteúdo, sendo caso disso.
Lista de Siglas / Acrónimos e/ou Símbolos: inclusão apenas se necessário. A denominação desta secção deve referir apenas os elementos utilizados (e.g. Lista de acrónimos, caso tenha só este elemento) e deve organizar-se por ordem alfabética.
Referências deve ser efetuadas de acordo com o sistema de referenciação American Psychological Association (APA) tendo o cuidado de:
todas referências citadas ao longo do texto têm de ser incluídas na secção Referências presente no relatório no final do corpo do trabalho e antes dos anexos ou apêndices. Esta secção consubstancia-se numa lista das obras, citadas direta ou indiretamente no corpo do texto, apresentadas por ordem alfabética, segundo o(s) apelido(s) do(s) autor(es), ordenados independentemente de se tratar de documentos impressos ou fontes eletrónicas [ex.: artigo, livro, capítulo de livro ou página da internet] .
devem ser citar apenas as referências consultadas e que serviram de base à redação do texto, devendo essas citações serem identificadas no corpo do texto e na secção de referências.
Exemplos: No corpo do texto incluir entre parênteses o apelido do autor e o ano de publicação, tal como por exemplo (Schalman, 1997), ou se forem mais do que dois autores pelo apelido do primeiro autor e pela expressão et al seguido do ano de publicação (Johannessen et al, 2001). Se for efetuada uma citação direta deve ainda ser identificada a página e o texto ser colocado entre aspas.
Na secção de referências devem ser listadas todas obras consultadas e que foram referenciadas no corpo do texto. Exemplos de citações de artigos de revistas técnicas / científicas, de livros, de capítulos de livros editados e da Internet:
Revista técnica / científica: Johannessen, J.-A., Olsen, B. & Lumpkin, G. T. (2001). Innovation as newness: what is new, how new and new to whom? European Journal of Innovation Management, 4(1), 20-31. Williams, A. Mc. & Siegel D.S., (2011).
Creating and Capturing Value: Strategic Corporate Social Responsibility, Resource-Based Theory, and Sustainable Competitive Advantage, Journal of Management, 37(5), 1480-1495.
Livros: Yin, Robert K. (2001). Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman.
Capítulos de livros editados: Stake. R. E. (2000). Case studies. In: N. K., Denzin & Y. S., Lincoln (eds.), Handbook of qualitative Research (pp. 435-454). London: Sage.
Internet: Walt Disney Company (1999). Disney’s Investors Relations – FAOs, Acedido 15 junho 1999, disponível em: http://disney.go.com/corporate/investors/shareholder/fag.brml.
Devem-se privilegiar a qualidade e atualidade das fontes bibliográficas, usando, sempre que possíveis artigos científicos (web of science / scopus) em detrimento de páginas web ou livros.
A investigação respeitante à consulta bibliográfica e documental, estudo individualizado necessário para realizar as atividades do Estágio, elaboração do Relatório de Estágio e preparação da apresentação e discussão do mesmo será efetuado fora do local do Estágio.
Sugere-se que o Relatório de Estágio, no âmbito da Licenciatura em Marketing e Negócios Internacionais, contemple os seguintes pontos:
Capa
Resumo / Abstract
Agradecimentos (facultativo)
Termo de Responsabilidade / Declaração de Autoria / Declaração Anti Plágio
Breve Curriculum Vitae do Estagiário
Breve Curriculum Vitae do Supervisor
Breve Curriculum Vitae do Orientador
Índice Geral
Lista de siglas / abreviaturas / acróniomos
Lista de figuras / gráficos
Lista de Quadros / Tabelas
1. Introdução
(Breve referência ao tópico teórico enquadrador do trabalho, apresentação breve da empresa acolhedora, pertinência e singularidade do estágio / atividades em estudo, objetivos do trabalho realizado, problemas evidenciados e estrutura do texto escrito)
2. Enquadramento teórico
(revisão da literatura científica e técnica relativamente ao tópico teórico, definição de conceitos adotados, modelos conceptuais e técnicas aplicáveis, autores de referência, discussão sobre as técnicas e modelos pertinentes para a resolução dos problemas evidenciados, dando suporte teórico às atividades desenvolvidas ao longo do estágio. Devem-se privilegiar a qualidade e atualidade das fontes bibliográficas, usando, sempre que possível artigos científicos (web of science / scopus) em detrimento de páginas web ou livros.)
3. A entidade de acolhimento do estágio
(clara identificação da entidade de acolhimento (ex.: Designação Comercial, Firma, Atividade Principal / CAE, NIPC, Data da fundação, Capital Social, Morada, Contactos telefónicos, E-mail, URL do Website, Endereço das Redes Sociais, Logótipo, entre outros), narrativa da história da entidade onde se realizou o estágio, contexto macro e micro da empresa – análise de ameaças e oportunidades, caracterização da complexidade e dinâmica do meio envolvente nacional, mundial e setorial (Análise PESTAL); e a própria empresa em estudo – descrição da realidade organizacional e interrelacional com foco nas funções predominantes na atividade da entidade com a clara identificação e aprofundada descrição do(s) departamento(s) / negócio(s) em que o estágio foi realizado [Estrutura / Funções, por exemplo, com recurso a um organograma); funções do supervisor na entidade e como o estagiário se integrou na entidade-equipa justificação da evolução do volume de negócios e n.º de trabalhadores (podendo recorrer-se a bases de dados como a SABI, Racius, Sistema de Informação da Classificação Portuguesa de Atividades Económicas e Portal da Justiça)]., missão e visão, áreas de negócio e mercados, pontos fortes e fracos (Análise SWOT da entidade))
4. Atividades realizadas
(- Objetivos propostos para o estágio e reflexão sobre o seu alcance (Confronto das atividades desenvolvidas versus as atividades planeadas (podendo ainda, em anexo, colocar o plano de estágio formulado, o cronograma das atividades previstas e desenvolvidas, ou um diário de atividades efetuadas);
– descrição das atividades desenvolvidas na entidade, focando a atenção na relação destas com o enquadramento teórico previamente realizado e no relacionamento destas atividades com as unidades curriculares do plano do curso
– Apresentação e discussão dos resultados obtidos (ex.: no marketing digital métricas de alcance, justificação fundamentada para a escolha de determinadas redes sociais e horários de publicação, ferramentas e softwares utilizados)
– Análise crítica (diagnóstico de eventuais problemas, síntese entre as visões da literatura referidas no ponto do enquadramento teórico, em comparação com a prática da entidade, gaps e desvios comportamentais, culturais ou estratégicos, medidas de desenvolvimento futuro);
5. Conclusões
(O aluno deverá apontar aspetos positivos e negativos decorrentes do seu estágio, tendo sobretudo em conta os conhecimentos adquiridos durante o curso e os ensinamentos obtidos ao longo do estágio, boas e más práticas, lições aprendidas, ligações do estágio à licenciatura, e caminhos de desenvolvimento futuros para as funções desempenhadas e para a entidade, síntese dos contributos do estagiário para a entidade de acolhimento e vice-versa, sumário da ligação as tarefas de estágio a das unidades curriculares de LMNI, contributos do estágio para o futuro da carreira profissional do aluno, análise SWOT do Estagiário. Deve ser uma conclusão geral do trabalho efetuado. Não deve conter informação que não tenha sido discutida antes.)
6. Referências
Anexos / Apêndices.
Disponibiliza-se alguns contatos de entidades que se mostraram disponíveis para acolher estagiários em edições anteriores:
Entidade Morada Código Postal Localidade Telef Email
3LM Publicidade e Imagem Rua 4 de Julho – Pedrulha 3025-010 Coimbra 239983322 ildaramos@3lm.pt
7 Mundos. Lda. – Bestravel Coimbra Rua Avelar Brotero, nº 34 3030-317 Coimbra 239797690 coimbra.claudia@besttravel.pt
Active Sapce Technologies, Actividades Aeroespaciais S. A. Parque Industrila de Taveiro, S. A. 3045-508 Coimbra 304505505 info@activespacetech.com
ARCA – Associação Recreativa de Coimbra Artística Lordemão 3020-210 Coimbra geral.euca@gmail.com
Associação Civilização Activa Rua da Fonte do Outeiro 3520-021 Nelas
Barreirinhas, Lda. Rua dos Poços, º 245 Lameira 2425-774 Ortigosa 244613509 geral@barreirinhas.pt
Bestravel, 7 Mundos, Lda. Rua Avelar Brotero, nº 34 3030-317 Coimbra 239797690
Blix – Eventos e Comunicação Galerias Av. Lj 112 1º andar. Av. Sá da Bandeira Coimbra 914362606 info@blix.pt
Bluepharma – repns RH aline.costa@bluepharmagroup.com
Câmara Municipal de Coimbra Praça 8 de Maio 3000-001 Coimbra
Caprari Portugal Unipessoal, Lda. Rua do Matadouro Regional, Lote 46 B e C 2005-002 Santarém 243350610 geral@caprariportugal.pt
Centrotorneiras, Lda. Rua Adriano Lucas 3020-430 Coimbra
CH Business Consulting, S. A. Parque Empresarial de Eiras, Lt 22 3020-430 Coimbra 239499110 susetepires@consulting.pt
Cision Portugal – Distribuição de Informação Geral, S. A. Rua Entre Vinhas, Edf Cision, Apart. 20027 3020-171 Coimbra 239793500 rh.pt@cision.com
Coimpack Embalagens, Lda. Parque Industrial de Taveiro, Lt 43 3045-504 Taveiro 239980010 coimpack@coimpack.pt
Critical Imaging ( Mrtoner24 ) Rua da Brotero, nº 38 3030-317 Coimbra 965073837 richard@mrtoner24.com
Critical Software Coimbra Sérgio Ferreira sferreira@criticalsoftware.com
CTGA – Centro Tecnológico de Gestão Ambiental Estrada de Coselhas 3000-125 Coimbra ctga.geral@ctga.pt
CUT CUT Rua dos Militares Edf. 7 3040-548 Antanhol 934936300 alberto@cutcut.pt
EFAPEL – Empresa Fabril de Produtos Electricos Serpins, Apart. 3 3200-959 Serpins 239970130 teresa.cordeiro@efapel.com
Fármácia Luciano & Matos Coimbra milhenaa@gmail.com
Ferneto Zona Industrial de Vagos Lt 59 Apart 42 3844-909 Vagos 234799160 info@freneto.com
Ferneto Zona Industrial de Vagos Lt 59 Apart 42 3844-909 Vagos 234799160 info@freneto.com
FNAC Portugal, Lda. (FNAC Forum Coimbra) Quinta do Almegue – Vale Gemil 3044-520 Coimbra 239801601 natacha.meurier@fnac.pt
GO Outdoor, Lda. Terras Velhas – Alcabideque 3150-211 Condeixa a Velha 239561392 info@floema.pt
Grupo MRG Coimbra mariajose@mrg.pt
HQM – Contabilidade, Lda. Av. S. Silvestre, 29 1º Esquerdo 3200-203 Lousã 239991918 hgm@sapo.pt
Ideias inversas Av. José Maria Cardoso, nº 18 R/c 3200-202 Lousã 239098289 geral@ideiasinversas.pt
Intellicare Sensing in Healthecare, Lda. IPN – Rua Pedro N unes, Edf. D Coimbra hr@isaenergy. pt; tpimentel@isasensing.com
Intelligent Chaper, Unipessoal, Lda Rua dos Matos, Nº 34. 3070-437 Mira 917612214 romeu.oliveira@intelligent.chapter.pt
IPN cerqueira@ipn.pt
JACC – Jazz ao Centro Clube Largo do Poço, nº 3 1º 3000-335 Coimbra 239837078
Leroy Merlin Coimbra Rua Luís António Duarte Santos 3031-191 Coimbra 239 248 100 sandra.d.dias
M&A Creative Comunicacion Agency EN nº 1 nº 4156 Avelãs de Caminho 3780-351 Anadia
Mário Miranda de Almeida S. A. Rua Padre Basílio Costa Morgado, nº 23/25 3060-752 Corticeiro de Cima 231467420 orima@orima.pt
Mau Maria – Design de Coumnicação, Lda. Rua Câmara Pestana, Lt 2 Lj 9 3030-163 Coimbra 239716286 geral@maumaria.pt
MiraLago. S. A. Rua dos 3 Marcos, nº 125 3750-064 Aguada de Cima 234612010 miralago@miraloago.pt
My Dara Internacional, Lda. Zona Industrial Alto do Padrão, Lda. 3200-133 Lousã 239995100 info@dara.pt
Smartbiz – Grupo Educoach Rua Miguel Torga 17 3030-165 Coimbra rh@uducoach.pt
Sojormédia Beiras, SA Rua Abel Dias Urbano 4 2º 3000-001 Coimbra 239980280 agostinho.franklin@asbeiras.pt
Sumol + Compal, Marcas, S A Rua Dr. António João Eusébio, 24 2790-179 Carnaxide 936798007 marta.silva@sumol+compal.pt
TGA Leiria cristina@tga.pt
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
As referências bibliográficas recomendadas deverão estar sempre de acordo com o propósito e âmbito das atividades desenvolvidas ao longo do estágio. Deve-se privilegiar a utilização de artigos científicos com revisão por pares, publicados em revistas com reconhecido mérito académico e atuais, os quais devem ser utilizados, nomeadamente, para fundamentar, no relatório de estágio, as decisões tomadas nas atividades de estágio.
Citações:
As citações e referências bibliográficas deverão ter em conta o estilo APA, que segue as convenções estabelecidas pela American Psychological Association.
Bibliografia referente a metodologias de investigação:
Ferreira, M. Portugal & Serra, F. Ribeiro (2009). Casos de estudo: usar, escrever e estudar. Lídel.
Sousa, Maria J. & Baptista, Cristina S. (2011). Como fazer investigação em Bolonha: dissertações, projectos e relatórios de estágio, Lídel., Lisboa.