Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
Orientação tutorial dos supervisores das empresas / instituições de acolhimento de acordo com um plano de trabalhos definido em conjunto com os docentes orientadores do ISEC.
O estágio decorre nas empresas/instituições de acolhimento.
Resultados de Aprendizagem
Complementar a formação académica proporcionando o contacto com a realidade profissional na área da construção civil e obras públicas.
Preparar os alunos para o mercado de trabalho.
Interação com profissionais experientes.
Programa
A formação em contexto de trabalho deverá ser cumprida através de um plano individual de trabalhos a ser determinado e desenvolvido em função das atividades específicas da entidade de acolhimento, no âmbito da construção civil conexa com a reabilitação de edifícios.
Os técnicos do CTeSP em Reabilitação Sustentável de Edifícios devem ser capazes de assessorar no levantamento e identificação de modelos de arquitetura de época; no desenvolvimento de projetos; na seleção de soluções arquitetónicas e tecnológicas sustentáveis; na direção e execução das obras de construção; no controle de quantidade e qualidade; na preparação de projetos de planos e planos de segurança e saúde; na realização de inspeções e análises de patologias; na compreensão e aplicação de sistemas construtivos conexos; no desenvolvimento de levantamentos topográficos de terrenos; na gestão da utilização, conservação e manutenção de edifícios; na assessoria técnica aos processos de fabricação de materiais e sistemas para construção; e na gestão de processo imobiliário como um todo.
O formando é orientado, monitorizado e avaliado por um Orientador, docente do IPC/ISEC, e por um Supervisor que é um profissional da entidade de acolhimento.
O Orientador e o Supervisor deverão acordar o plano individual de estágio, que será previamente sujeito a aprovação do órgão científico e dado a conhecer, por escrito, ao aluno. Regularmente, os dois responsáveis comunicam e/ou reúnem para avaliar a execução do plano de formação.
A formação em contexto de trabalho terá sempre que assegurar a elaboração de um relatório das atividades desenvolvidas.
O aluno terá sempre que cumprir o número de horas definidas para o estágio e compensar eventuais horas perdidas, por falta de comparência, independentemente das causas subjacentes.
São utilizados indicadores de avaliação contínua de desempenho (pontualidade, qualidade de trabalho, rigor e destreza, ritmo de trabalho, aplicação de normas de segurança, demonstração de iniciativa e relacionamento social), que contribuem para a classificação final do aluno, bem como a avaliação do Relatório de estágio e ainda a sua apresentação e discussão em provas públicas.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Toda a referenciada nas restantes unidades curriculares.