Conhecimentos de Base Recomendados
A Unidade Curricular em questão tem como missão servir de preparação para o desempenho profissional na área da Imagem Médica e Radioterapia, os alunos serão tutelados por um profissional em ambiente clínico real. Executarão, sob observação do tutor, todos os procedimentos nos diferentes departamentos onde decorre o Estágio. Neste sentido os conteúdos acima explanados refletem todas as áreas e técnicas que decorrem num departamento de Imagem Médica e Radioterapia.
Métodos de Ensino
A UC decorrerá em Departamentos com as modalidades de Imagem Médica e Radioterapia de hospitais e clínicas privadas da região de Coimbra, e de outras, com os quais as ESTeSC tem protocolos de colaboração, assegurando que os alunos tem contacto com todas as modalidades e diferentes tecnologias. Algumas das modalidades podem ser realizadas no ambito de programas de mobilidade internacional.
A UC desenvolve-se em ambiente clínico efetivo e tem como finalidade preparar os futuros licenciados para uma das vertentes profissionais que decorrem do ciclo de estudos que frequentam. Neste sentido o ensino tutelado, permite aos alunos materializar todo o aporte técnico-científico que as UCs precedentes lhes conferem. Pretende-se que os estudantes desenvolvam hábitos profissionalizantes em ambiente clínico através do contacto com as técnicas e tecnologias disponíveis, integrem a organização e o funcionamento dos vários departamentos, desenvolvendo competências de trabalho em equipa com outros profissionais.
Os alunos devem desenvolver capacidade de interpretação, análise e discussão de situações patológicas e procedimento mais indicado, desenvolvendo um espírito empreendedor e crítico que favoreça a construção de um saber profissional marcado pela autonomia científica e técnica, sentido de responsabilidade e capacidade de resolução de problemas.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos práticos de todas as modalidades da área da Imagem Médica e Radioterapia. Deve assimilar conhecimentos associados à Medicina Nuclear, Radiologia e Radioterapia, compreendendo a organização e o funcionamento de um serviço e todos os aspectos da prática clínica. Conhecimentos sobre os procedimentos de diagnóstico, explicação da base jurídica e clínica, tanto de rastreio, prevenção da doença, diagnóstico e tratamento.
O aluno deve adquirir aptidões para:
•Optimizar os procedimentos garantido o diagnóstico ou tratamento, cumprindo com as Boas Práticas sem descurar a Proteção Radiológica
•Fundamentar e estabelecer raciocínios críticos, desenvolvendo hábitos de trabalho em meio hospitalar no contato com as modalidades, tecnologias disponíveis e outros profissionais de saúde
•Interpretar, analisar e discutir estudos científicos, com acuidade e espririto crítico, construindo um saber profissional técnico-profissional autónomo com sentido de responsabilidade e capacidade de resolução de problemas
•Preparar e executar todas as técnicas necessárias à realização de todos os procedimentos, saber executar o tratamento de uma contaminação radioactiva e ter conhecimento do uso de dispositivos para monitorizar e minimizar a dose de radiação.
•Demonstrar conhecimentos em promoção da saúde, física das radiações, proteção radiológica, radiobiologia e dosimetria
•Fundamentar e determinar a natureza dos tratamentos; desenvolver hábitos de trabalho em meio hospitalar nas técnicas, tecnologias disponíveis e outros profissionais
•Interpretar, analisar e discutir estudos científicos, com agudeza e sentido crítico, construindo um saber profissional técnico-profissional autónomo, sentido de responsabilidade e capacidade de resolução de problemas.
O aluno deve adquirir competências em:
•Aplicar terminologia científica
•Avaliar a informação que justifica planos de tratamento, intervindo de acordo com os protocolos
•Avaliar a informação clínica e realizar e avaliar todos as etapas de um procedimento de acordo com as recomendações.
•Desenvolver todos os procedimentos de IMR incluindo: técnicas de comunicação empática e esclarecedora com os pacientes, ser capaz de elaborar relatórios de toda a atividade prática desenvolvida, responsabilidade na manipulação de produtos de contraste, substâncias radioactivas e outros fármacos interente à realização dos procedimentos.
Seguindo o código deontológico associado à imagem médica e radioterapia.
Programa
● Relação Profissional/doente (informação, cuidados, avaliação da sintomatologia, equipa multidisciplinar…)
● Realização de procedimentos de: Radiologia Geral; Mamografia; Bloco Operatório; Angiografia; Tomografia Computorizada; Ressonância Magnética; Pediatria
● Aplicação dos conhecimentos em protecção e segurança radiológica
● Desenvolvimento de relações interpessoais e profissionais com a equipa e com o doente
● Manipulação de todos os sistemas informáticos de Radiologia existentes na prática diária.
● Aplicação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e práticas das Unidade curriculares de Radiofarmácia, Métodos e Técnicas em Imagem III, Prática Clínica III e Estágio Clínico I. Consolidação das competências próprias da área de intervenção de Medicina Nuclear (no âmbito da Radiofarmácia, Câmara Gama, Tomografia por Emissão Positrões, Terapêutica, Hematologia Nuclear), sob a supervisão de um Técnico de Medicina Nuclear responsável pela monitorização do estágio.
●Acompanhamento técnico do doente (informação, cuidados, avaliação da sintomatologia, equipa multidisciplinar…)
● Abordagem aos procedimentos de Radioterapia mais comuns;
● Manuseio dos equipamentos de Radioterapia: TC de Planeamento Simulação Convencional/Virtual, Aceleradores Lineares, Braquiterapia
● Dosimetria Clínica / Básica
● Aplicação dos conhecimentos em protecção e segurança radiológica;
● Desenvolvimento de relações interpessoais e profissionais com a equipa e com o doente.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
Não Aplicável.