Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se que o estudante já tenha frequentado todas as outras unidades curriculares do curso de forma a ter desenvolvido os conhecimentos básicos da área de estudo e da relacionada com o estágio, as competências de comunicação oral e escrita necessárias para se comunicarem com colegas e superiores, o domínio de ferramentas e tecnologias utilizadas na área, a capacidade de pensar criticamente e solucionar problemas para assim aproveitar melhor a experiência de estágio.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino aplicada nesta unidade é a aprendizagem situada. Este método de ensino coloca o estudante em situações reais e relevantes para a sua aprendizagem, permitindo-lhe aplicar os conhecimentos teóricos já adquiridos, nas outras unidades curriculares, em contextos reais e apreenderem novos conhecimentos resultantes do contacto com esses ambientes. Espera-se assim, que o conhecimento adquirido em situações reais o torne mais significativo e duradouro.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Estágio e Inserção Profissional tem como objetivo principal dotar, em contexto laboral de instituições públicas e privadas, sem e com fins lucrativos, os estudantes de competências de Gestão Comercial, nomeadamente as necessárias ao desenvolvimento das atividades de aprovisionamento, de promoção de produtos/serviços, de venda e de distribuição/entrega dos mesmos, ao nível dos mercados doméstico e internacionais, bem como desenvolver capacidades no processo de tomada de decisão em todas as áreas internas da cadeia de valor, que vão desde o aprovisionamento até à distribuição.
A integração do estudante/estagiário numa entidade (com ou sem fins lucrativos), sob a forma de estágio, tem em vista os seguintes objetivos específicos:
- proporcionar o contacto do estudante com a realidade da área de formação académica;
- promover a ligação da teoria à prática empresarial e institucional em contexto de trabalho;
- criar rotinas de trabalho por parte do estudante;
- permitir a interação com profissionais experientes capazes de valorizar o seu conhecimento pessoal;
- aumentar das suas capacidades em termo de networking;
- desenvolver as soft skills do estudante, com o objetivo da sua melhoria contínua;
- facilitar a inserção do estudante no mercado de trabalho.
As principais competências a desenvolver serão:
- As técnicas, ou seja, o aumento dos seus conhecimentos sobre a área de estudo (gestão comercial, em contexto nacional e internacional) que lhe permitam participar na conceção, desenvolvimento, implementação e controlo de planos e ações comerciais e de marketing; analisar a envolvente da empresa e realizar estudos de prospeção; angariar e gerir clientes; aplicar os métodos e técnicas da gestão comercial adequados à especificidade do comércio internacional e à internacionalização das empresas portuguesas. Elaborar estratégias de internacionalização, que identifiquem novas oportunidades de negócio e que possibilitem o aprofundamento de relações já existentes; coordenar, acompanhar e controlar o percurso de uma mercadoria (a nível operacional, logístico e documental) desde a expedição até à receção no correspondente destino, de modo a assegurar a oferta de um serviço de qualidade e excelência ao cliente.
- As profissionais, como as de trabalho em equipa, as de gestão do tempo e as de resolução de problemas.
- As de networking, derivadas do relacionamento com profissionais experientes e pelo aumento do contacto com outros profissionais da área.
- Conhecimento sobre a cultura organizacional e sobre as melhores práticas realizadas pela entidade onde estagiaram.
Programa
O estágio tem no mínimo 187 horas de prática empresarial/organizacional e será realizado preferencialmente nas áreas de aprovisionamento, promoção/marketing, venda e distribuição/entrega do produto/serviço e segue as seguintes etapas, previstas e desenvolvidas no Regulamento de Estágios do 1º Ciclo de Estudos do ISCAC:
1) Submissão da proposta de estágio, que deve incluir a indicação da empresa acolhedora e do supervisor (pode também, o estudante, nesta altura, sugerir um orientador) e o plano de estágio, definido em conjunto pelo supervisor, estudante e com ajuda do proposto orientador (se existir);
2) Assistência à formação prévia com o objetivo de auxiliar a frequência do estágio e a elaboração do respetivo relatório;
3) Frequência do estágio na modalidade de período contínuo, previsto no calendário escolar, sempre que possível e desde que tenha a aceitação da empresa, ou noutro período, desde que compreendido entre o primeiro dia de aulas do segundo semestre até no máximo ao dia 31 de agosto;
4) Elaboração do relatório de estágio, seguindo as normas APA para as citações e para as referências bibliográficas, com um número de páginas máximo de 30 (contadas desde a introdução e excluindo anexos), e com a seguinte estrutura e conteúdo mínimo dentro de cada ponto:
- Capa: empresa /instituição onde estagiou, título (tema teórico escolhido para desenvolver), nome da Licenciatura, nome e número do estudante, local e data;
- Contracapa – título (tema teórico escolhido para desenvolver), nome da empresa/instituição onde estagiou, nome do estudante, nome do orientador e do supervisor, período do estágio;
- Termo de Responsabilidade/Declaração de Autoria/Declaração Anti Plágio.
- Resumo: síntese do relatório, incluindo dos tópicos teóricos abordados, objetivos, as principais conclusões e recomendações;
- Índice;
- Lista de tabelas;
- Lista de Figuras;
- Lista de Siglas/Acrónimos, Abreviaturas e/ou Símbolos;
- Introdução: o objetivo(s) do estágio, a duração e período de realização do mesmo, uma breve apresentação da entidade acolhedora e do departamento/função onde o estudante estagiou, bem como especificar, de forma sintética, o tema teórico central escolhido para este trabalho, fundamentando-o com bibliografia credível através de citações feitas de acordo com a APA, por fim, indicar a estrutura do relatório;
- Enquadramento teórico: desenvolvimento teórico de um tema relacionado com as atividades do estágio ou com as da empresa, e que se enquadre no âmbito do curso (ou nas UCs do curso);
- Estágio: descrição geral do setor e da empresa, descrição detalhada das atividades realizadas durante o estágio, dos projetos desenvolvidos durante o mesmo e das principais contribuições desenvolvidas pelo estudante;
- Conclusão: avaliação geral do estágio por comparação com os objetivos definidos para o mesmo, síntese dos principais conhecimentos adquiridos pelo estudante e das principais contribuições do estudante para a empresa. Análise crítica dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e da sua adequação ao estágio. Identificação das principais lacunas formativas sentidas.
- Referências bibliográficas: inclui as fontes bibliográficos de suporte à elaboração do relatório
- Anexos (opcional): quaisquer documentos adicionais que possam ser relevantes para o relatório.
- Para ajudar os estudantes na elaboração do relatório é fornecido um template, no material de apoio da UC, com mais indicações.
5) Submissão do relatório, acompanhado dos outros documentos solicitados (por exemplo, pela folha de presenças do estudante no local de estágio, parecer de concordância do orientador e relatório de avaliação do supervisor);
6) Apresentação e defesa do relatório.
Nota: Ao/Á orientador/a de estágio compete acompanhar o/a estudante nas diferentes fases da sua realização, reunindo e mantendo o contacto com o/a supervisor/a, a fim de resolver eventuais questões que possam surgir. Este contacto deve ser estabelecido no mínimo uma (1) vez. No caso em que a distância ao local de estágio o justifique, as reuniões entre orientador/a e supervisor/a podem ser realizadas de forma remota, podendo o/a estudante ser chamado a participar nestas reuniões.
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Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
A bibliografia, tendo em conta o contexto de Estágio e Inserção Profissional, deverá estar sempre de acordo com o propósito e âmbito do estágio e plano de estágio, que será sempre definido pela entidade acolhedora, o estagiário o e orientador de estágio.