Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos adquiridos nos 1.º, 2.º e 3.º anos da licenciatura.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino prevê a integração e exercicio laboral em ambiente real de trabalho, sendo que o estágio se desenvolve em duas das áreas de atividade laboral no âmbito da intervenção profissional da Nutrição, designadamente: Nutrição Clínica (cariz obrigatório) Nutrição Comunitária, Restauração Coletiva, Indústria Alimentar, Investigação em Ciências da Nutrição e Alimentação, Nutrição e Desporto.
Resultados de Aprendizagem
Integrar os alunos na realidade profissional de forma tutelada contribuindo para o desenvolvendo de capacidades e funções inerentes ao Nutricionista a nível das vertentes da Nutrição Clínica; Nutrição Comunitária e de Saúde Pública; Gestão e Controlo da Qualidade, Higiene e Segurança Alimentar; Marketing e Inovação de Novos Produtos.
Ao longo deste período de estágio em ambiente real, pretende-se que os alunos, apliquem e aprofundem os conhecimentos adquiridos durante o curso, desenvolvam o seu sentido crítico e fomentem alguma autonomia profissional e científica.
Programa
A) Desenvolvimento das actividades inerentes ao exercício profissional do nutricionista, no âmbito da Dietética e Nutrição Clínica, Dietética e Nutrição Comunitária e de Saúde Pública, Gestão e Segurança Alimentar e Investigação Aplicada à Dietética e Nutrição
B)Prática Profissional: Dietética Clínica, Comunitária, Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar
– Acompanhamento nutricional em todas as etapas de cuidados dietéticos individualizados
– Avaliação nutricional de individuos e populações (aplicaçãod e ferramentas de avaliação nutricional)
– Participar em sessões clínicas em equipas multidisciplinares
– Planear/Desenvolver ações comunitárias: Formação, adequação da oferta e reeducação alimentar
– Participar no controlo da qualidade, higiene e segurança alimentar em restauração e indústria
– Participar na Gestão do Serviço de Alimentação e Dietética
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
O aluno terá acesso a fontes bibliográficas da área científica no âmbito da sua intervenção prática (estágio).
Os artigos científicos, de revisão e os papers de conferências são resultado da investigação científica publicada e constituem informação de base, isto é, o primeiro estágio do ciclo da informação científica. Estes documentos podem ser localizados através de bases de dados de artigos científicos, repositórios de documentos digitais, institucionais ou temáticos, através de sistemas agregadores de bases de dados ou repositórios e, em última análise, em motores de pesquisa web, como o Google Scholar, B-ON, Science-Direct ou outros motores de pesquisa temáticos disponiveis aos alunos da ESTeSC.