Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os Estudantes serão encorajados a organizar o seu processo de aprendizagem através de uma metodologia quasi-profissional, de caráter autónomo e cooperativo em contexto real de trabalho ou de investigação. Esta UC é de avaliação contínua não sendo possível a avaliação por exame final, na medida em que pressupõe um trabalho contínuo e acompanhado ao longo do ano letivo. São consideradas duas modalidades de realização de Estágio/ Projeto Gastronómico:
1. Modalidade A: estágio integral numa organização do setor (turismo/gastronomia/indústria alimentar/entre outras), com entrega de um relatório que apresente as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio e integre um projeto de investigação aplicado;
2. Modalidade B: realização de um trabalho de pesquisa sobre o qual se possa desenvolver um estudo empírico ou monografia (no caso de trabalhadores-estudantes ou outros devidamente justificados), excluindo-se desta modalidade a obrigatoriedade de estágio integral numa organização do setor.
Resultados de Aprendizagem
Com o intuito de complementar a formação dos(as) Estudantes através do seu contato com as diferentes atividades relacionadas com a futura atividade profissional, estabelecem-se os seguintes objetivos:
1. Favorecer uma experiência de aproximação ao mercado laboral;
2. Capacitar os(as) Estudantes para as atividades que poderão vir a desempenhar, de acordo com os perfis estabelecidos para a Licenciatura em Gastronomia;
3. Dotar os(as) Estudantes de competências sociais, pessoais e técnicas (hard e soft skills) que lhes permitam consolidar, através da observação e prática, exercidas em contexto real, os conhecimentos adquiridos ao longo da Licenciatura em Gastronomia.
Programa
N/A
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho laboratorial ou de campo - 100.0%
- - Monografia/ Relatório de Investigação - 100.0%
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
Dolnicar, S. & Ring, A. (2014) Tourism Marketing Research – Past, Present and Future. Annals of Tourism Research, 47: 31-47.
Finn, M., Elliott-WhIte, M. & Walton, M.(2000). Tourism and Leisure Research Methods: data collection, analysis and interpretation. Harlow: Longman
Hall, N. G. (2012). Project management: Recent developments and research opportunities. Journal of Systems Science and Systems Engineering, 21(2), 129-143.
Veal, A. J. (2006). Research Methods for Leisure and Tourism. Harlow: Pearson Education Limited.
Verschuren, P., Doorewaard, H., & Mellion, M. (2010). Designing a research project (2nd Edition). The Hague: Eleven International Publishing.