Conhecimentos de Base Recomendados
Os conhecimentos de base são os adquiridos ao nível do Ensino Secundário.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo o uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo o uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3) Metodologias Computacionais (fazer), fazendo o uso de recursos computacionais.
Resultados de Aprendizagem
Os objectivos desta unidade curricular são:
1. Introduzir noções básicas de Estatística Descritiva e Probabilidades, de forma a familiarizar o estudante com a terminologia e as principais técnicas;
2.Aprender técnicas de estatística inferencial e os seus pressupostos de modo a utilizá-las de forma criteriosa e critica, com consciência das suas limitações, e a interpretar correctamente os resultados;
3. Conhecer conceitos importantes da Teoria de Amostragem tendo em vista a sua operacionalização através da inferência estatística;
4. Conhecer e saber utilizar técnicas da decisão estatística: formular hipóteses e avaliá-las através de testes de hipóteses.
Programa
1. Estatística descritiva: Classificação dos Dados, Caracterização de Amostras Univariadas e Bivariadas.
2. Teoria Elementar da Probabilidade: Probabilidade; Probabilidade Condicional.
3. Variáveis Aleatórias – Distribuição de Probabilidade: Função de Probabilidade e de Densidade; Função de Distribuição; Parâmetros.
4: Características de algumas Distribuições Univariáveis: Distribuições Discretas e Contínuas.
5. Distribuições amostrais: Amostra aleatória, estimador, estimativa, distribuição amostral.
6. Amostragem: Dimensionamento e composição da amostra; Obtenção, análise e classificação de amostras; Tratamento estatístico de amostras.
7. Intervalos de confiança. intervalo de confiança para a média populacional, para a variância, para o desvio-padrão, para a proporção.
8. Testes de Hipóteses: Teste de significância: para médias, para variâncias e para proporções.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Prova escrita individual e trabalho individual - 100.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Andrade, R., Calapez, T., Melo, P., & Reis, E. (2015). Estatística aplicada 1.Edições Sílabo.
Andrade, R., Calapez, T., Melo, P., & Reis, E. (2019). Estatística aplicada 2. Edições Sílabo.
Gama, S., & Pedrosa, A. C. (2018). Introdução computacional: Probabilidade e estatística com Excel. Porto Editora.
Murteira, B., Ribeiro, C. S., Andrade e Silva, J., Pimenta, C., & Pimenta, F. (2015). Introdução à estatística (3.ª ed.). Escolar Editora.
Negas, E. (2019). Estatística descritiva: Explicação teórica, casos de aplicações e exercícios resolvidos. Edições Sílabo.