Estatística

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos de base são os adquiridos ao nível do Ensino Secundário.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo o uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;

2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo o uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;

3) Metodologias Computacionais (fazer), fazendo o uso de recursos computacionais.

Resultados de Aprendizagem

Os objectivos desta unidade curricular são:

1. Introduzir noções básicas de Estatística Descritiva e Probabilidades, de forma a familiarizar o estudante com a terminologia  e as principais técnicas;

2.Aprender técnicas de estatística inferencial e os seus pressupostos  de modo a utilizá-las de forma criteriosa e critica, com consciência das suas limitações, e a interpretar correctamente os resultados;

3. Conhecer conceitos importantes da Teoria de Amostragem tendo em vista a sua operacionalização através da inferência estatística;

4. Conhecer e saber utilizar técnicas da decisão estatística: formular hipóteses e avaliá-las através de testes de hipóteses.

Programa

1. Estatística descritiva: Classificação dos Dados, Caracterização de Amostras Univariadas e Bivariadas.

2. Teoria Elementar da Probabilidade: Probabilidade; Probabilidade Condicional.

3. Variáveis Aleatórias – Distribuição de Probabilidade: Função de Probabilidade e de Densidade; Função de Distribuição; Parâmetros.

4: Características de algumas Distribuições Univariáveis: Distribuições Discretas e Contínuas.

5. Distribuições amostrais: Amostra aleatória, estimador, estimativa, distribuição amostral.

6. Amostragem: Dimensionamento e composição da amostra; Obtenção, análise e classificação de amostras; Tratamento estatístico de amostras.

7. Intervalos de confiança. intervalo de confiança para a média populacional, para a variância, para o desvio-padrão, para a proporção.

8. Testes de Hipóteses: Teste de significância: para médias, para variâncias e para proporções.

 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Prova escrita individual e trabalho individual - 100.0%
Avaliação final
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Andrade, R., Calapez, T., Melo, P., & Reis, E. (2015). Estatística aplicada 1.Edições Sílabo.

Andrade, R., Calapez, T., Melo, P., & Reis, E. (2019). Estatística aplicada 2. Edições Sílabo.

Gama, S., & Pedrosa, A. C. (2018). Introdução computacional: Probabilidade e estatística com Excel. Porto Editora.

Murteira, B., Ribeiro, C. S., Andrade e Silva, J., Pimenta, C., & Pimenta, F. (2015). Introdução à estatística (3.ª ed.). Escolar Editora.

Negas, E. (2019). Estatística descritiva: Explicação teórica, casos de aplicações e exercícios resolvidos. Edições Sílabo.