Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
As aulas consistem numa exposição teórica da matéria mas sempre acompanhada de exemplos práticos para
que haja uma melhor e mais fácil compreensão desta. A resolução de exercícios práticos é feita utilizando o
suporte informático SPSS tornando assim possível a aplicação da matéria lecionada a casos reais.
É fornecido aos alunos um suporte teórico, ao longo do semestre, por forma a que possam acompanhar
melhor a explanação dos assuntos lecionados. O esclarecimento de dúvidas é feito em horário previsto para
o efeito ou em horário a combinar. A plataforma Nónio é usada na transmissão e organização de materiais
de apoio às aulas, bem como meio de interação professor/ alunos e entre alunos.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir aptidões para compreender as condições subjacentes à aplicabilidade dos modelos teóricos utilizados para a análise estatística, bem como analisar e interpretar os resultados obtidos. Os alunos deverão ainda conseguir utilizar a aplicação informática SPSS na resolução de problemas envolvendo os conceitos desenvolvidos na unidade curricular.
O aluno deve adquirir as competências fundamentais para a realização de estudos de análise quantitativa de dados e para a apreciação crítica e interpretação adequada dos resultados de um estudo inferencial.
Programa
Capítulo 1:Estatística Descritiva
1.Conceitos gerais
população, amostra e indivíduos
tipos de medida
tipos de estatísticas
2.Estatística Descritiva
quadros de frequências
representação gráfica
medidas de localização, dispersão, assimetria e achatamento
3.Introdução ao SPSS
Capítulo 2:Testes de hipóteses
Hipóteses estatísticas
Erros de classificação e níveis de significância
Testes com distribuição normal
Tipo de testes
Capitulo3: Estratégias estatísticas de tratamento dos dados
Capítulo4: testes paramétricos
Requisitos para a utilização de testes paramétricos
Critérios de escolha
Teste para a média populacional: teste t-student
Comparação de duas médias populacionais: teste t-student
amostras independentes
amostras emparelhadas
Comparação de médias de mais de duas populações:ANOVA
Correlação/Regressão
Capítulo5:Testes não-paramétricos
amostras emparelhadas:Friedman, Wilcoxon, McNemar
amostras independentes:U de Mann-Whitney, H de Kruskal-Wwallis
Medidas de associação e simetria
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal
- Daniel, Wayne W. (2010). Biostatistics: basic concepts and methodology for the health sciences. Hoboken [EUA]: Wiley.
- Labrousse, Christian (1983). Estatística descritiva: resumos teóricos: exercícios resolvidos. Porto: Rés Editora, Lda.
- Pereira, Alexandre (2004). Guia prático de utilização do SPSS: análise de dados para ciências sociais e psicologia. 5ª ed. rev. aum. Lisboa: Sílabo. ISBN 972-618-342-1.
- Pestana, Maria Helena; Gageiro, João Nunes (1998). Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS. 1ª ed. Lisboa: Sílabo. ISBN 972-618-181-X.
- Zar, Jerrold H. (2010). Biostatistical Analysis. Upper Saddle River, N.J.: Pearson/Prentice Hall.
Bibliografia Secundária
- Oliveira, A. Gouveia de (2009). Bioestatística, Epidemiologia e Investigação – teoria e aplicações, Lidel.
- Mercês de Mello, Francisco; Guimarães, Rita Cabral (2015). Métodos Estatísticos para o Ensino e a Investigação nas Ciências da Saúde, Edições Sílabo.
- Cunha, Gilda; Martins, Mª do Rosário; Ricardo Sousa; Ferraz de Oliveira, Filipa (2007). Estatística aplicada às ciências e tecnologias da saúde, Lidel.
- Maroco, João (2003). Análise estatística com utilização do SPSS, Edições Sílabo.
- Vidal, Pedro Marques (2005). Estatística prática para as ciências da saúde, Lidel.