Métodos de Ensino
Recorre-se a uma metodologia expositiva-ativa de fácil compreensão por parte dos alunos. Privilegia-se a aplicação dos conhecimentos aprendizados na teoria com recurso ao cálculo e software de análise estatística.
– Avaliação Contínua:
Os alunos irão realizar duas frequências (provas escritas). Os alunos que obtiverem classificação < 7,5 valores (Escala de 0 a 20 valores) na 1.ª Frequência estão impedidos de participar no 2.º momento avaliativo. A nota final resultará da média das classificações obtidas nas duas avaliações por frequência. Alunos com média final ≥ 9,5 valores (escala de 0 a 20 valores) serão dispensados do exame final.
– Avaliação por Exame:
Na avaliação por exame abrangerá toda a matéria lecionada na disciplina. Classificação vai de uma escala de 0 a 20 valores.
Resultados de Aprendizagem
Conhecimentos:
Métodos e Técnicas Analíticas em Estatística que permitam a compreensão de fenómenos em saúde. Método de Estimação Amostral e sua Potência de teste em função dos diferentes designs de investigação que o aluno pode ser confrontado no âmbito da saúde. Diferentes softwares de Análise de Dados em Estatística.
Aptidões:
Estimação de Amostras sobre parâmetros populacionais/amostrais, experimentais, coorte e caso-controlo. Criação de “Bases de Dados”, manipulação de indicadores de saúde exames, colheitas, parâmetros analíticos, escalas de medida, etc.) e interpretação de resultados.
Competências:
Decisão de Modelos de Análise de Estatística para o estudo de factos reais (prevalência/diagnóstico), previsão de resultados (prognóstico) e escolha de indicadores/índices (métodos multivariados). Validação de métodos de diagnóstico e prognóstico no âmbito clínico. Análise e interpretação de resultados manipulados em softwares de análise estatística.
Programa
– Conceitos Gerais: Estatística Descritiva e Estatística Indutiva; Designs Amostrais: Modelos Probabilísticos/Aleatórios e Não Probabilísticos; Estimação de Amostras representativas em função do design de investigação.
– Redução de Dados e definição de Escalas de Medição; Medidas de Estatística Descritiva: tabulação de dados, medidas de tendência central e não central e de dispersão; Medidas de Distribuição: Simetria, Achatamento e Distribuição Normal e suas propriedades para a estatística inferencial.
– Medidas de Estatística Indutiva: Estimação por Ponto, por Intervalos de Confiança e Testes Estatísticos em função do tipo de estudo (Analíticos, Coorte e Experimental). Introdução e Aplicação de Software de Análise Estatística:
Criação de Bases de Dados, simulação de fenómenos clínicos consoante os desenhos de estudo (investigação).
Aplicação de modelos estatísticos, interpretação de resultados e sua extrapolação para a população.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cunha, G.; Martins, M.R.; Sousa, R.; Oliveira, F.F. Estatística Aplicada às Ciências e Tecnologias da Saúde. Lídel: Lisboa, 2007.
Kirkwood, B., Sterne, J. Essentials of Medical Statistics. 2.nd edition. Wiley-Blackwell, 2001.
Pestana, M.H.; Gageiro, J.N. Análise de Dados para Ciências Sociais – A complementaridade do SPSS. 4.ª Ed., (Revista e Aumentada), Edições Sílabo: Lisboa, 2005.
Vet, H.C.; Terwee, C.B.; Mokkink, L.B.; Knol, D.L. Measurement in Medicine – Pratical Guide to Biostatistics and Epidemiology. Cambridge University Press, 7th Printing, United Kingdom, 2016.
Vidal, P.M. “Estatística prática para as ciências da saúde”. Lidel, Lisboa, 2005.