Estatística

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;

2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;

3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: resolução de problemas; tecnologia.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos sejam capazes de:

– recolher e organizar dados, de calcular medidas de tendência central e de dispersão, de construir intervalos de confiança e a realizar testes de hipóteses, por forma a comparar populações.

– construir e avaliar modelos de regressão linear múltipla.

– utilizar software específico para levar a cabo as tarefas atrás citadas

Programa

1. Estatística descritiva

2. Variáveis Aleatórias

3. Distribuições Discretas e Contínuas.

4. Distribuições amostrais

5. Intervalos de confiança

6. Testes de Hipóteses

7. Regressão linear simples e múltipla

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Marôco, J., Análise Estatística com o SPSS Statistics, 6ª ed., ReportNumber, 2014.

– Figueiredo, F., Figueiredo, A., Ramos, A., Teles, P. – Estatística Descritiva e Probabilidades. Exercícios resolvidos e propostos com aplicações em R, 2ªed.,Escolar Editora, 2009.

– Murteira, B., Ribeiro, C.S., Silva, J.A., Pimenta, C. – Introdução à Estatística, 3ªed, Escolar Editora, 2015.

– Pestana, M., Gageiro, J. – Análise de dados para Ciências Sociais: A complementaridade do SPSS . 6ª Ed., Edições Sílabo, Lda. 2014.

– Reis, E., Melo, P., Andrade,R., Calapez, T. – Estatística Aplicada, vol I, 6ª Ed., Edições Sílabo 2015.

Reis, E., Melo, P., Andrade,R., Calapez, T. – Exercícios de Estatística Aplicada, vol I, 2ª Ed., Edições Sílabo 2012.

– Reis, E., Melo, P., Andrade,R., Calapez, T. – Exercícios de Estatística Aplicada, vol II, 2ª Ed., Edições Sílabo 2014.