Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: resolução de problemas; tecnologia.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos sejam capazes de:
– recolher e organizar dados, de calcular medidas de tendência central e de dispersão, de construir intervalos de confiança e a realizar testes de hipóteses, por forma a comparar populações.
– construir e avaliar modelos de regressão linear múltipla.
– utilizar software específico para levar a cabo as tarefas atrás citadas
Programa
1. Estatística descritiva
2. Variáveis Aleatórias
3. Distribuições Discretas e Contínuas.
4. Distribuições amostrais
5. Intervalos de confiança
6. Testes de Hipóteses
7. Regressão linear simples e múltipla
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Marôco, J., Análise Estatística com o SPSS Statistics, 6ª ed., ReportNumber, 2014.
– Figueiredo, F., Figueiredo, A., Ramos, A., Teles, P. – Estatística Descritiva e Probabilidades. Exercícios resolvidos e propostos com aplicações em R, 2ªed.,Escolar Editora, 2009.
– Murteira, B., Ribeiro, C.S., Silva, J.A., Pimenta, C. – Introdução à Estatística, 3ªed, Escolar Editora, 2015.
– Pestana, M., Gageiro, J. – Análise de dados para Ciências Sociais: A complementaridade do SPSS . 6ª Ed., Edições Sílabo, Lda. 2014.
– Reis, E., Melo, P., Andrade,R., Calapez, T. – Estatística Aplicada, vol I, 6ª Ed., Edições Sílabo 2015.
Reis, E., Melo, P., Andrade,R., Calapez, T. – Exercícios de Estatística Aplicada, vol I, 2ª Ed., Edições Sílabo 2012.
– Reis, E., Melo, P., Andrade,R., Calapez, T. – Exercícios de Estatística Aplicada, vol II, 2ª Ed., Edições Sílabo 2014.