Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
1.ª Vertente Teórica:
- Recorre-se a uma metodologia expositiva-ativa de fácil compreensão por parte dos alunos.
- A exposição irá centrar-se na identificação e compreensão dos conceitos teóricos basilares da Estatística e sua relação com a área da Saúde.
- Exposição de cada método e técnica estatística (princípios, pressupostos e algoritmo) em função da realidade clínica e sua transposição para o ambiente informático.
2.ª Vertente Teórico-prática:
- Privilegia-se a aplicação dos conhecimentos aprendizados na teoria com recurso ao software de análise estatística.
- O aluno beneficiará de uma forte componente prática em softwares de análise estatística desde a formação de bases de dados, agregação, transformação e manipulação dos mesmos.
- Aplicação dos diferentes modelos de análise estatística com recurso a software especializado.
3.ª Vertente Prática:
- Privilegia-se a realização de exercícios práticos de Estatística com exemplos ligados à saúde ambiental e saúde em geral.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos de:
- Métodos e Técnicas Analíticas em Estatística que permitam a compreensão de diferentes fenómenos em saúde.
- Método de Estimação Amostral e sua Potência de teste em função dos diferentes design’s de investigação que o aluno pode ser confrontado no âmbito médico, clínico e laboratorial.
- Software de Análise de Dados em Estatística.
O aluno deve adquirir aptidões de:
- Estimação de Amostras sobre parâmetros populacionais/amostrais, experimentais, coorte e caso-controlo.
- Criação de “Bases de Dados”, manipulação de indicadores clínicos e laboratoriais (exames, colheitas, parâmetros analíticos, escalas de medida, etc.) e interpretação de resultados.
O aluno deve adquirir competências de:
- Decisão de Modelos de Análise de Estatística para o estudo de factos reais (prevalência/diagnóstico), previsão de resultados (prognóstico) e escolha de indicadores/índices (métodos multivariados).
- Validação de métodos de diagnóstico e prognóstico no âmbito clínico.
- Análise e interpretação de resultados manipulados em software de análise estatística.
Programa
- Conceitos Gerais: Estatística Descritiva e Estatística Indutiva; Designs Amostrais: Modelos Probabilísticos/Aleatórios e Não Probabilísticos; Estimação de Amostras representativas em função do design de investigação (10h).
- Redução de Dados e definição de Escalas de Medição; Medidas de Estatística Descritiva: tabulação de dados, medidas de tendência central e não central e de dispersão; Medidas de Distribuição: Simetria, Achatamento e Distribuição Normal e suas propriedades para a estatística inferencial (20h).
- Medidas de Estatística Indutiva: Estimação por Ponto, por Intervalos de Confiança e Testes Estatísticos em função do tipo de estudo (Analíticos, Coorte e Experimental); Introdução e Aplicação de Software de Análise Estatística: Criação de Bases de Dados, simulação de fenómenos clínicos consoante os desenhos de estudo (investigação). Aplicação de modelos estatísticos, interpretação de resultados e sua extrapolação para a população (45h).
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Primária
1. Cunha, G.; Martins, M.R.; Sousa, R.; Oliveira, F.F. Estatística Aplicada às Ciências e Tecnologias da Saúde. Lídel: Lisboa, 2007.
2. Kirkwood, B., Sterne, J. Essentials of Medical Statistics. 2.nd edition. Wiley-Blackwell, 2001.
3. Pestana, M.H.; Gageiro, J.N. Análise de Dados para Ciências Sociais – A complementaridade do SPSS. 4.ª Ed., (Revista e Aumentada), Edições Sílabo: Lisboa, 2005.
4. Vet, H.C.; Terwee, C.B.; Mokkink, L.B.; Knol, D.L. Measurement in Medicine – Pratical Guide to Biostatistics and Epidemiology. Cambridge University Press, 7th Printing, United Kingdom, 2016.
5. Vidal, P.M. “Estatística prática para as ciências da saúde”. Lidel, Lisboa, 2005.
Bibliografia Secundária
1. Cardoso, S.M. Notas Epidemiológicas. Faculdade de Medicina: Coimbra; 1998.
2. Hall, A.; Neves, C.; Pereira, A. Grande Maratona de Estatística no SPSS. Escolar Editora: Lisboa, 2011.
3. Jewell, N.P. Statistics for Epidemiology – Texts in Statistical Science Series. Chapman & Hall/CRC. Washington, D.C., 2004.
4. Levin, J.; Fox, J.A. “Estatística para Ciências Humanas”, 9.ª Edição, Pearson/Prentice Hall, São Paulo, 2004.
5. Marôco, J. Análise Estatística com o SPSS Statistics. 5.ª Ed., Lisboa, 2012.
6. Mello, F.C.; Guimarães, R.C. Métodos Estatísticos para o Ensino e a Investigação nas Ciências da Saúde. Edições Sílabo: Lisboa, 2015.
7. Motulsky, H. “Intuitive Biostatistics – A Nonmathematical Guide to Statistical Thinking”. Completely Revised, Second Edition, Oxford University Press, New York, 2010.
8. Oliveira, A. G. Bioestatística Descodificada: Bioestatística, Epidemiologia e Investigação. 2.ª Ed., Lidel: Lisboa, 2014.
9. Rosner, B. “Fundamentals of Biostatistics”. Sixth Edition, International Student Edition. THOMSON, Brooks/Cole, USA, 2006.
10. Sabin, C.; Petrie, A. “Estatística Médica” 2.ª Edição, Roca, São Paulo, 2007.
11. Santos, C. Manual de Auto-Aprendizagem – Estatística Descritiva, Edições Sílabo: Lisboa, 2007.