Métodos de Ensino
De acordo com o que está definido no plano curricular, as aulas são teórico-práticas. O método utilizado para apresentar os conceitos teóricos definidos no programa da unidade curricular é o expositivo.
Relativamente à parte prática, os alunos são solicitados a resolver exercícios, sempre que possível, utilizando dados reais do domínio da Contabilidade e Gestão.
A aprovação na disciplina realiza-se por avaliação final ou por avaliação contínua.
– A avaliação final consiste na realização de exame, que é uma prova escrita, cotada para 20 valores;
– No regime de avaliação contínua, o aluno terá que realizar dois testes escritos, cada um dos testes cotado para 10 valores.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principal objetivo a aplicação de técnicas estatísticas na resolução de problemas concretos nos domínios da Contabilidade e da Gestão.
Pretende-se assim que os alunos:
– Adquiram noções fundamentais de Estatística e de Probabilidades, e suas aplicações à Contabilidade e à Gestão;
– Adquiram capacidade de analisar e interpretar dados estatísticos.
Programa
- Estatística descritiva
1.1. Classificação dos dados
1.2. Tabelas de frequência e representações gráficas
1.3. Medidas descritivas de: localização, dispersão, ordem e forma
- Probabilidades
2.1. Definições de probabilidade
2.2. Probabilidade condicionada
2.3. Independência entre acontecimentos
2.4. Teorema da probabilidade total e teorema de Bayes
- Variáveis aleatórias
3.1. Conceito de variável aleatória
3.2. Função de probabilidade e função de distribuição
3.3. Valor esperado e variância
- Distribuições de probabilidade
4.1. Distribuições discretas
4.2. Distribuições contínuas
- Distribuições amostrais
5.1. Teorema do limite central
5.2. Distribuições amostrais teóricas
- Estimação
6.1. Estimação por pontos
6.2. Estimação por intervalos para uma e duas amostras
- Testes de hipóteses
7.1. Introdução
7.2. Testes de hipótese para uma e para duas amostras
- Introdução à análise de dados categóricos
8.1. Dados univariados
Dados bivariados
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Anderson, D.R., et al (2011). Statistics for business and economics, South-Wester, Cengage Learning.
Curto, J.D. (2016). Estatística: muitas aplicações em Excel e poucas fórmulas. Edição do Autor.
Garcia, R., et al (2017). Que número é este? Um guia sobre estatísticas para jornalistas. Pordata, Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Keller; G. (2012). Statistics for management and economics. 9th Ed. Mason, OH South-Western Cengage Learning.
Murteira, B. et al (2015). Introdução à Estatística. 3ªEd, Escolar Editora.
Newbold, P. Et al (2013). Statistics for business and economics. 8ª Ed, Prentice Hall.
Paulino, C.D. e Branco, J. (2005). Exercícios de Probabilidade e Estatística. Escolar Editora.
Pedrosa, A. e Gama, S. (2004). Introdução computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora.
Reis, E. (2008). Estatística descritiva. 7ª Ed, Edições Sílabo.
Webster, A.L. (2007). Estatística aplicada à Administração e Economia. McGraw-Hill.