Estratégia de Internacionalização

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino segue o regime presencial (em sala de aula) com o objetivo de melhorar a conexão entre o conhecimento teórico e prático. Utiliza fonte de conhecimento teórico (publicações científicas) e recursos práticos (case studies). Pretende-se estimular a participação activa do aluno através da discussão e apresentação de ideias e opiniões que incluam actividades de contacto com o docente, orientação tutorial e de trabalho autónomo e de grupo do aluno.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objetivo geral preparar o aluno para intervenções nos diferentes domínios estratégicos e operacionais da internacionalização das empresas. Para tal o aluno será confrontado com as principais decisões a tomar e ações a implementar no sentido de dar sequência à estratégia internacional da empresa/organização.
   Compreender as particularidades dos mercados internacionais/globais
   Analisar o processo de internacionalização das empresas.
   Estudar as principais formas de expansão internacional das empresas.
   Discutir os desafios e riscos das empresas à escala mundial
   Compreender a importância do marketing internacional na prossecução de uma estratégia de internacionalização que vise reforçar a competitividade da empresa
   Capacitar o aluno para tomar decisões em âmbito de marketing-mix numa perspetiva internacional, agindo sobre o produto, preço, canais de distribuições e comunicação

Programa

I.   Conceitos e teorias
a.   Teorias e modelos
b.   Ciclo de vida Internacional do produto
c.   Visão baseada nos recursos

II.   Networks Internacionais
a.   Competitividade e networks
b.   Obstáculos ao processo de Internacionalização
c.   Startups globais

III.   Processo de Internacionalização      
a.   Escolha de mercados
b.   Modos de entrada
c.   Estratégia Internacional

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho grupo - 30.0%
  • - Teste individual - 70.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

   Hill, C. (2013) International Business: Competing in the Global Market Place. Chicago: Irwin McGraw-Hill.

   Krugman, Paul, Maurice Obstfeld e Marc Melitz (2012), International Economics – Theory and Policy Ninth Edition, Pearson,

   Ghauri, Pervez N., Cateora, Philip, (2010) International Marketing, Bershire, McGraw Hill

Brooks, J. , Weatherston, J. & Wilkinson, G. (2010); The International Business Environment: Challenges and Changes; 2nd Ed. FT Prentice Hall.

Hitt, M., Ireland, R., & Hoskisson, R. (2010) Strategic Management: Competitiveness and Globalization, Concepts and Cases. Mason: South-Western.

   Daniels, J. , Radebough, L. & Sullivan, D. (2012); International Business: Environments and Operations; 12th Ed.; Prenti

   Ilhéu, F. (2009); Estratégia de Marketing Internacional; Almedina.

   Mike Peng e Klaus Meyer, (2011) International Business, Cengage Learning