Métodos de Ensino
A metodologia de ensino segue o regime presencial (em sala de aula) com o objetivo de melhorar a conexão entre o conhecimento teórico e prático. Utiliza fonte de conhecimento teórico (publicações científicas) e recursos práticos (case studies). Pretende-se estimular a participação activa do aluno através da discussão e apresentação de ideias e opiniões que incluam actividades de contacto com o docente, orientação tutorial e de trabalho autónomo e de grupo do aluno.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem como objetivo geral preparar o aluno para intervenções nos diferentes domínios estratégicos e operacionais da internacionalização das empresas. Para tal o aluno será confrontado com as principais decisões a tomar e ações a implementar no sentido de dar sequência à estratégia internacional da empresa/organização.
Compreender as particularidades dos mercados internacionais/globais
Analisar o processo de internacionalização das empresas.
Estudar as principais formas de expansão internacional das empresas.
Discutir os desafios e riscos das empresas à escala mundial
Compreender a importância do marketing internacional na prossecução de uma estratégia de internacionalização que vise reforçar a competitividade da empresa
Capacitar o aluno para tomar decisões em âmbito de marketing-mix numa perspetiva internacional, agindo sobre o produto, preço, canais de distribuições e comunicação
Programa
I. Conceitos e teorias
a. Teorias e modelos
b. Ciclo de vida Internacional do produto
c. Visão baseada nos recursos
II. Networks Internacionais
a. Competitividade e networks
b. Obstáculos ao processo de Internacionalização
c. Startups globais
III. Processo de Internacionalização
a. Escolha de mercados
b. Modos de entrada
c. Estratégia Internacional
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho grupo - 30.0%
- - Teste individual - 70.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Hill, C. (2013) International Business: Competing in the Global Market Place. Chicago: Irwin McGraw-Hill.
Krugman, Paul, Maurice Obstfeld e Marc Melitz (2012), International Economics – Theory and Policy Ninth Edition, Pearson,
Ghauri, Pervez N., Cateora, Philip, (2010) International Marketing, Bershire, McGraw Hill
Brooks, J. , Weatherston, J. & Wilkinson, G. (2010); The International Business Environment: Challenges and Changes; 2nd Ed. FT Prentice Hall.
Hitt, M., Ireland, R., & Hoskisson, R. (2010) Strategic Management: Competitiveness and Globalization, Concepts and Cases. Mason: South-Western.
Daniels, J. , Radebough, L. & Sullivan, D. (2012); International Business: Environments and Operations; 12th Ed.; Prenti
Ilhéu, F. (2009); Estratégia de Marketing Internacional; Almedina.
Mike Peng e Klaus Meyer, (2011) International Business, Cengage Learning