Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino segue o regime presencial (em sala de aula) com o objetivo de melhorar a conexão entre o conhecimento teórico e prático. Utiliza fonte de conhecimento teórico (publicações científicas) e recursos práticos (case studies). Pretende-se estimular a participação activa do aluno através da discussão e apresentação de ideias e opiniões que incluam actividades de contacto com o docente, orientação tutorial e de trabalho autónomo e de grupo do aluno.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que, no final, o aluno esteja habilitado a:
(1) Compreender os fatores que influenciam as decisões numa estratégia internacional
(2) Compreender as particularidades dos mercados internacionais/globais
(3) Compreender o processo de internacionalização das empresas.
(4) Identificar as principais formas de expansão internacional das empresas.
(5) Discutir os desafios e riscos das empresas à escala mundial
(6) Compreender a importância do marketing internacional na prossecução de uma estratégia de internacionalização que vise reforçar a competitividade da empresa
(7) Avaliar as tomadas decisão em âmbito de marketing-mix numa perspetiva internacional, agindo sobre o produto, preço, canais de distribuições e comunicação
Programa
O ambiente internacional:
1. Internacionalização e globalização
2. Empresas born global
3. Aldeia global
4. O processo de decisão
5. Opções estratégicas da empresa
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste individual - 70.0%
- - Trabalho grupo - 30.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Brooks, J., Weatherston, J., & Wilkinson, G. (2010). The International Business Environment: Challenges and Changes (2nd ed.). Prentice Hall.
Daniels, J., Radebough, L., & Sullivan, D. (2012). International Business: Environments and Operations (12th ed.). Prentice Hall.
Ghauri, Pervez, N., & Cateora, P. (2010). International Marketing. McGraw Hill.
Hill, C. (2013). International Business: Competing in the Global Market Place. Irwin McGraw-Hill.
Hitt, M., Ireland, R., & Hoskisson, R. (2010). Strategic Management: Competitiveness and Globalization, Concepts and Cases. Mason: South-Western.
Ilhéu, F. (2009). Estratégia de Marketing Internacional. Almedina.
Krugman, P., Obstfeld, M., & Melitz, M. (2012). International Economics – Theory and Policy (9th ed.). Pearson.
Peng, M., & Meyer, K. (2011). International Business. Cengage Learning.
Silva, S., Meneses, R., & Pinho, J. (2018). Marketing Internacional. Actual.
Welsh, L., Benito, G., & Petersen, B. (2008). Foreign Operation Methods: Theory, Analysis, Strategy. Edward Elgar Publishing.