Estratégia de Internacionalização

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino segue o regime presencial (em sala de aula) com o objetivo de melhorar a conexão entre o conhecimento teórico e prático. Utiliza fonte de conhecimento teórico (publicações científicas) e recursos práticos (case studies). Pretende-se estimular a participação activa do aluno através da discussão e apresentação de ideias e opiniões que incluam actividades de contacto com o docente, orientação tutorial e de trabalho autónomo e de grupo do aluno.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que, no final, o aluno esteja habilitado a:

(1) Compreender os fatores que influenciam as decisões numa estratégia internacional

(2) Compreender as particularidades dos mercados internacionais/globais

(3) Compreender o processo de internacionalização das empresas.

(4) Identificar as principais formas de expansão internacional das empresas.

(5) Discutir os desafios e riscos das empresas à escala mundial

(6) Compreender a importância do marketing internacional na prossecução de uma estratégia de internacionalização que vise reforçar a competitividade da empresa

(7) Avaliar as tomadas decisão em âmbito de marketing-mix numa perspetiva internacional, agindo sobre o produto, preço, canais de distribuições e comunicação

Programa

O ambiente internacional:
1. Internacionalização e globalização
2. Empresas born global
3. Aldeia global
4. O processo de decisão
5. Opções estratégicas da empresa

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Teste individual - 70.0%
  • - Trabalho grupo - 30.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Brooks, J., Weatherston, J., & Wilkinson, G. (2010). The International Business Environment: Challenges and Changes (2nd ed.). Prentice Hall.

Daniels, J., Radebough, L., & Sullivan, D. (2012). International Business: Environments and Operations (12th ed.). Prentice Hall.

Ghauri, Pervez, N., & Cateora, P. (2010). International Marketing. McGraw Hill.

Hill, C. (2013). International Business: Competing in the Global Market Place. Irwin McGraw-Hill.

Hitt, M., Ireland, R., & Hoskisson, R. (2010). Strategic Management: Competitiveness and Globalization, Concepts and Cases. Mason: South-Western.

Ilhéu, F. (2009). Estratégia de Marketing Internacional. Almedina.

Krugman, P., Obstfeld, M., & Melitz, M. (2012). International Economics – Theory and Policy (9th ed.). Pearson.

Peng, M., & Meyer, K. (2011). International Business. Cengage Learning.

Silva, S., Meneses, R., & Pinho, J. (2018). Marketing Internacional. Actual.

Welsh, L., Benito, G., & Petersen, B. (2008). Foreign Operation Methods: Theory, Analysis, Strategy. Edward Elgar Publishing.