Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos gerais de gestão de empresas.
Métodos de Ensino
As aulas são teórico-práticas (TP).
Na abordagem das temáticas serão utilizados meios audiovisuais e digitais para apresentação dos conteúdos e exemplos que os ilustrem, bem como casos práticos e exercícios em aula, individuais e em grupo, para fomentar a participação ativa.
Os métodos pedagógicos utilizados serão: o expositivo, o interrogativo (com perguntas aos alunos durante a exposição) e o estudo de caso, possibilitando uma abordagem prática, ativa com interação dos alunos de maneira a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos, bem como uma forte aproximação aos contextos organizacionais atuais/reais.
Serão utilizadas ferramentas facilitadoras da aprendizagem e estimulantes para os alunos, fazendo uso da tecnologia educativa, tais como: Kahoot, Socrative e Mentimeter.
Resultados de Aprendizagem
A estratégia é indispensável para o sucesso das organizações. Para que se possa definir o caminho de futuro de uma organização, empresa ou outro tipo de instituição, é fundamental ter uma estratégia que assegure que se atingem os objetivos pretendidos. A estratégia procura compreender as razões que explicam diferenças persistentes no desempenho entre empresas.
No âmbito da estratégia começa-se por efetuar o diagnóstico estratégico, avaliam-se as possibilidades estratégicas e escolhe-se aquela que for mais adequada à organização e mais ajustada às condições externas. Em seguida implementam-se as decisões estratégicas selecionadas e apuram-se os resultados ou objetivos que se estão a alcançar e, caso seja necessário, procedem-se a correções para que se obtenha o desempenho desejado.
O propósito desta unidade curricular é dotar os alunos de conhecimentos e práticas de diagnóstico, escolha/formulação e implementação da estratégia.
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
• Conhecer o significado de Estratégia Organizacional
• Compreender a evolução do conceito de Estratégia
• Reconhecer a importância do Pensamento e Planeamento Estratégico numa empresa
• Tomar conhecimento das diferentes estratégias competitivas existentes
• Reconhecer as características que tornam uma empresa competitiva
• Compreender as etapas do processo de planeamento estratégico
• Compreender o BSC como instrumento alternativo de gestão da estratégia
Programa
1. Introdução à Estratégia Organizacional
1.1. A natureza da Estratégia
1.2. Caraterísticas das decisões estratégicas e da estratégia
1.3. Conceito e evolução
1.4. Pensamento e Planeamento Estratégico.
1.5. O Processo da Gestão Estratégica
2. A Análise Estratégica e Posicionamento
2.1. Ambiente Externo
2.1.1. O meio envolvente Macro
2.1.2. O meio envolvente Micro
2.2. Identificação da posição competitiva da empresa: análise dos grupos estratégicos
2.3. Fatores Críticos de Sucesso
2.4. Ambiente Interno
2.4.1. Auditoria de Recursos e Capacidades
2.4.2. Análise da Cadeia de Valor
2.4.3. Benchmarking
2.5. Análise SWOT final
2.6. Cultura e expectativas dos stakeholders
3. A Escolha da estratégia
3.1. Estratégia Competitiva: as bases para a estratégia empresarial
3.2. Estratégia Corporativa e diversificação
3.3. Estratégia Internacional
3.4. Inovação e empreendedorismo
3.5. Fusões Aquisições e Alianças
4. A Implementação da Estratégia
4.1. Avaliação da estratégia: adequabilidade, exequibilidade e aceitabilidade
4.2. Processo de desenvolvimento da estratégia
4.3. O desenho da estrutura Organizacional
4.4. O controlo de gestão e a alocação de recursos
4.5. A implementação da estratégia através do BSC – Balanced Scorecard
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia fundamental:
Whitthington, R., Regnér, P., Angwin, D., Jonhson, G., & Scholes, K. (2020). Exploring Strategy, 12th Edition. Pearson Education Limited.
Bibliografia complementar:
Barney, J.B. (2002). Gaining and Sustaining Competitive Advantage, 3th Edition. Addison-Wesley Publishing Company.
Barney J.B., & Hesterly, W.S. (2018). Strategic Management and Competitive Advantage, 6th Edition. Pearson.
HBR’s Must-Reads on Strategy (2012). Harvard Business School Press.
Kaplan, R., & Norton, D. (2001). Organização Orientada para a Estratégia, 15ª Edição. Editora Campus, São Paulo.
Kaplan, R., & Norton D. (2009). Prémio de Execução. Actual Editora, Lisboa.
Kim, W. C., & Mauborgne, R. (2007). A Estratégia Oceano Azul: Como criar mais mercado e tornar a concorrência irrelevamte. Actual Editora, Lisboa.
Mintzberg, H., Lampel, J., Queen, J. B., & Ghoshal, S. (2006). O Processo da Estratégia, 4ª Edição. Bookman.
Rumelt, R. (2011). Good Strategy Bad Strategy: The Difference and Why It Matters. Deckle Edge.