Estratégia e Competitividade

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se conhecimentos base de gestão

 

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas.

Cada aula terá 3 componentes:

1. apresentação de um artigo científico sobre o tema da aula, para despertar a discussão sobre a relevância do tema

2. exposição teórica da matéria pelo docente, informando os estudantes dos conceitos e modelos mais relevantes do tema em causa.

3. avaliação, na forma de mini-teste ou análise de caso, para ajudar os estudantes a aplicar as matérias aprendidas e assim facilitar a retenção das mesmas

 Os estudantes serão encorajados a preparar antecipadamente as aulas, pela disponibilização de elementos de estudo e powerpoints de apoio

 

Resultados de Aprendizagem

A estratégia é indispensável para o sucesso das organizações. Para que se possa definir o caminho de futuro de uma organização, empresa ou outro tipo de instituição, é fundamental ter uma estratégia que assegure que se atingem os objectivos pretendidos. A estratégia procura compreender as razões que explicam diferenças persistentes no desempenho entre empresas.

Objectivos:

O1- Apresentar a gestão estratégica sob dois prismas genéricos: enquanto prática de gestão e enquanto factor essencial de competitividade numa era de globalização;
O2- Formar profissionais empenhados e atentos às constantes mudanças e exigências do mercado, sensibilizando-os para a importância e urgência das vantagens competitivas enquanto alicerce fundamental da estratégia;
O3- Dotar os alunos de conhecimentos relacionados com o desenvolvimento da estratégia, alinhando a cultura, pessoas e estruturas com a estratégia, produtos, processos e tecnologia.

 

Competências:

No final desta disciplina os alunos devem ser capazes de:

  • Conhecer o significado de Estratégia Organizacional
  • Compreender a evolução do conceito de Estratégia
  • Reconhecer a importância do Pensamento e Planeamento Estratégico numa empresa
  • Compreender as etapas do processo de planeamento estratégico
  • Realizar um diagnóstico estratégico
  • Compreender as diferentes estratégias competitivas existentes
  • Reconhecer as características que tornam uma empresa competitiva
  • Ser capazes de implementar o BSC como instrumento alternativo de gestão da estratégia

 

Programa

O ponto 1 (introdução)  pretende atingir os objectivos 1 e 2, consciencializando os estudantes acerca da importância da estratégia para a competitividade, bem como descrever a evolução do conceito.

Em conjunto, os pontos 2, 3 e 4 procuram atingir o objectivo 3.

O ponto 2 (análise) procura educar os estudantes nos modelos de análise que deverão utilizar para serem capazes de realizar um diagnóstico estratégico

O ponto 3 (escolha) permite aos estudantes conhecer todas as opções estratégicas à disposição das empresas, bem como as condições emq ue as mesmas fazem mais sentido e tornam as empresas competitivas.

No ponto 4 (implementação) explicam-se os vértices de implementação da estratégia, nomeadamente o Balanced ScoreCard (BSC)

Programa:

1 – Introdução à Estratégia Organizacional
2 – A Análise Estratégica e Posicionamento
2.1. Ambiente Externo
2.2. Ambiente Interno: Análise de recursos e da capacidade estratégica
3 – A Escolha da estratégia
3.1. Estratégia Competitiva: As bases para a estratégia empresarial
3.2. Estratégia Corporativa e diversificação
3.3. Internacionalização
3.4. Inovação e empreendedorismo
3.5. Fusões Aquisições e Alianças
4 – A Implementação da Estratégia

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia principal:

Whitthington, R., Regnér, P., Angwin, D., Jonhson, G., & Scholes, K. (2020). Exploring Strategy, 12th Edition. Pearson Education Limited.

 

Bibliografia complementar: 

Barney, JB (2002) Gaining and Sustaining Competitive Advantage, Addison-Wesley Publishing Company, 3º Ed.
Barney J.B., & Hesterly, W.S. (2018). Strategic Management and Competitive Advantage, 6th Edition. Pearson.

Kaplan, R. e Norton, D. (2001) Organização orientada para a estratégia, Campus, 15ª Ed., São Paulo.
Kaplan, R. e Norton D. (2009) Prémio de Execução, Actual Editora, Lisboa.
Kim, W. C. e Mauborgne, R. (2007) A Estratégia Oceano Azul, Actual Editora, Lisboa.
HBR’s Must-Reads on Strategy (2012), Harvard Business School Press.
Mintzberg, H., Lampel, J., Queen, J. B. e Ghoshal, S. (2006), O processo da Estratégia, Bookman, 4ª Ed.
Rumelt, R. (2011) Good Strategy Bad Strategy, Profile Books

Vasconcelos e Sá, J. A. (2002), A empresa Negligenciada, Verbo.
Vasconcellos e Sá, J. A. (1997) Os Senhores da Guerra. Bertrand.