Estratégia e Competitividade

Resultados de Aprendizagem

1- Apresentar a gestão estratégica sob dois prismas genéricos: enquanto prática de gestão e enquanto
factor essencial de competitividade numa era de globalização;
2- Formar profissionais empenhados e atentos às constantes mudanças e exigências do mercado,
sensibilizando-os para a importância e urgência das vantagens competitivas enquanto alicerce
fundamental da estratégia;
3- Dotar os alunos de conhecimentos relacionados com o desenvolvimento da estratégia, alinhando a
cultura, pessoas e estruturas com a estratégia, produtos, processos e tecnologia.
Competências:
. Conhecer o significado de Estratégia
. Compreender a relação entre Gestão Estratégica e Competitividade
. Tomar conhecimento das diferentes estratégias competitivas existentes
. Reconhecer as características que tornam uma empresa competitiva
. Compreender as etapas do processo de planeamento estratégico

Programa

1- Introdução à Estratégia e competitividade
2- Análise Estratégica e Posicionamento
3- Estratégias competitivas
4- Estratégias Corporativas
5- A Estratégia Oceano Azul

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Grant, Robert M. (2013) Contemporary Strategy Analysis, John Wiley & Sons, Ltd Publication, 8ª Ed.
Barney, J. B. e Hesterly, I. W. (2010) “Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and
Cases”, Pearson Education, Inc, 3ª Ed.
Kim, W. C. e Mauborgne, R. (2007) A Estratégia Oceano Azul, Actual Editora, Lisboa.
Marques, João P. C. (2016) Innovation Management in Modern Organizations: An Evolutionary Approach,
in: Jamil, G.; Rascão, J. ; Ribeiro, F. e Silva, A. (Eds.), Handbook of Research on Information Architecture
and Management in Modern Organizations, Chapter 8, 180-194, IGI Global, USA,
Vasconcelos e Sá, J. A. (2002), A empresa Negligenciada, Verbo.
Vasconcellos e Sá, J. A. (1997) Os Senhores da Guerra. Bertrand.
Porter, M.E. (1985), Competitive Advantage, – Ed. Free Press.
Kaplan, R. e Norton, D. (2001) Organização orientada para a estratégia, Campus, 15ª Ed., São Paulo.
Mintzberg, H., Queen, J. B. e Ghoshal, S. (1998), The strategy process, Prentice-Hall 3ª Ed.