Estratégia Empresarial

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de gestão de empresas.

Métodos de Ensino

As aulas têm uma natureza teórico-prática, valorizando-se a participação ativa dos alunos. As aulas combinam diferentes estratégias de ensino-aprendizagem que melhor se ajustem ao grupo e a cada um dos tópicos do plano de estudos, tais como a realização e apresentação de estudos de caso, discussão de notícias ou resultados de investigações científicas e aprendizagem em equipa. O docente complementará o processo de ensino e aprendizagem apresentando conceitos teóricos, partilhando experiências profissionais, colocando temas a debate, incentivando a participação dos estudantes e orientando a realização das atividades propostas. O foco será sempre o de colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem, estimulando-se a capacidade de discussão dos temas, a prática de resolução de problemas e a aprendizagem entre pares.

Resultados de Aprendizagem

  1. Conhecer o papel da estratégia nas organizações atuais e no contexto económico e competitivo global;

  2. Compreender os principais conceitos e teorias da gestão estratégica como determinantes para a geração de resultados superiores e competitividade;

  3. Realizar análises à situação atual de uma organização, considerando as suas envolventes externas e interna, apontando possíveis orientações estratégicas;

  4. Identificar e formular estratégias no âmbito de uma organização.

  5. Conhecer as dinâmicas envolvidas na implementação da estratégia numa organização, assim como a sua avaliação e controlo.

 

Programa

1. Introdução à estratégia empresarial: conceitos e evolução
2. A análise estratégica e posicionamento: ferramentas e metodologias
3. A escolha da estratégia: opções e métodos alternativos
4. A implementação da estratégia

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia fundamental

Hitt, Ireland e Hoskisson (2020) Strategic Management: Competitiveness & Globalization, Concepts & Cases (13a ed.). Cengage.

Silva, G., Silva, J. T. (2019). Estratégia: O Poder da Gestão Estratégica para Identificar, Explorar e Resolver Problemas. Actual.

Teixeira, S. (2020). Gestão Estratégica (2a ed.). Escolar Editora.

Bibliografia adicional

Barney, J .B. & Hesterly, W. S. (2021). Strategic Management and Competitive Advantage (7th ed.). Pearson.

Barthélemy, J. (2023). Myths of Strategy: Dispel the Misconceptions and Deliver a Winning Strategy. Kogan Page.

Freire, A. (2020). Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais, Lisboa: Bertrand Editora.

Kim, W. C. e Mauborgne, R. (2015). Blue Ocean Strategy: How to create uncontested market space and make the competition irrelevant – Expanded Edition. Harvard Business School Publishing Corporation

Osterwalder, A. e Pigneur Y. (2010). Business Model Generation – A Handbook for Visionaries Game Changers and Challengers. Wiley.

Rumel, R. (2017). Good Strategy, Bad Strategy: The Difference and Why it Matters (4a ed.). Profile Books. Serra, F. R., Ferreira, M. P., Torres, M. C. e Torres, A. P. (2010) Gestão Estratégica: Conceitos e Prática. Lidel.