Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de gestão de empresas.
Métodos de Ensino
As aulas têm uma natureza teórico-prática, valorizando-se a participação ativa dos alunos. As aulas combinam diferentes estratégias de ensino-aprendizagem que melhor se ajustem ao grupo e a cada um dos tópicos do plano de estudos, tais como a realização e apresentação de estudos de caso, discussão de notícias ou resultados de investigações científicas e aprendizagem em equipa. O docente complementará o processo de ensino e aprendizagem apresentando conceitos teóricos, partilhando experiências profissionais, colocando temas a debate, incentivando a participação dos estudantes e orientando a realização das atividades propostas. O foco será sempre o de colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem, estimulando-se a capacidade de discussão dos temas, a prática de resolução de problemas e a aprendizagem entre pares.
Resultados de Aprendizagem
-
Conhecer o papel da estratégia nas organizações atuais e no contexto económico e competitivo global;
-
Compreender os principais conceitos e teorias da gestão estratégica como determinantes para a geração de resultados superiores e competitividade;
-
Realizar análises à situação atual de uma organização, considerando as suas envolventes externas e interna, apontando possíveis orientações estratégicas;
-
Identificar e formular estratégias no âmbito de uma organização.
-
Conhecer as dinâmicas envolvidas na implementação da estratégia numa organização, assim como a sua avaliação e controlo.
Programa
1. Introdução à estratégia empresarial: conceitos e evolução
2. A análise estratégica e posicionamento: ferramentas e metodologias
3. A escolha da estratégia: opções e métodos alternativos
4. A implementação da estratégia
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia fundamental
Hitt, Ireland e Hoskisson (2020) Strategic Management: Competitiveness & Globalization, Concepts & Cases (13a ed.). Cengage.
Silva, G., Silva, J. T. (2019). Estratégia: O Poder da Gestão Estratégica para Identificar, Explorar e Resolver Problemas. Actual.
Teixeira, S. (2020). Gestão Estratégica (2a ed.). Escolar Editora.
Bibliografia adicional
Barney, J .B. & Hesterly, W. S. (2021). Strategic Management and Competitive Advantage (7th ed.). Pearson.
Barthélemy, J. (2023). Myths of Strategy: Dispel the Misconceptions and Deliver a Winning Strategy. Kogan Page.
Freire, A. (2020). Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais, Lisboa: Bertrand Editora.
Kim, W. C. e Mauborgne, R. (2015). Blue Ocean Strategy: How to create uncontested market space and make the competition irrelevant – Expanded Edition. Harvard Business School Publishing Corporation
Osterwalder, A. e Pigneur Y. (2010). Business Model Generation – A Handbook for Visionaries Game Changers and Challengers. Wiley.
Rumel, R. (2017). Good Strategy, Bad Strategy: The Difference and Why it Matters (4a ed.). Profile Books. Serra, F. R., Ferreira, M. P., Torres, M. C. e Torres, A. P. (2010) Gestão Estratégica: Conceitos e Prática. Lidel.