Conhecimentos de Base Recomendados
Não são requeridos conhecimentos anteriores.
Métodos de Ensino
A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático.
A par da apresentação e análise dos conceitos e abordagens teóricas, o método incidirá em metodologias ativas que, através de trabalhos individuais ou de grupos, envolverão os estudantes na preparação e apresentação das temáticas da unidade curricular.
Resultados de Aprendizagem
a) Objectivos:
Gerais:
1- Apresentar a Estratégia Organizacional sob dois prismas genéricos: enquanto actividade e prática de gestão e enquanto factor essencial de competitividade das empresas numa era de globalização;
2- Formar profissionais empenhados e atentos às constantes mudanças e exigências do mercado, sensibilizando-os para a importância e urgência das vantagens competitivas enquanto alicerce fundamental da estratégia de uma empresa;
3- Dotar os alunos de conhecimentos relacionados com o desenvolvimento da estratégia organizacional, alinhando a cultura, pessoas e estruturas com a estratégia, produtos, processos e tecnologia.
b) Competências a adquirir:
Os alunos devem ser capazes de analisar o contexto social e económico dos negócios, no sentido de captar oportunidades e ameaças ao mesmo tempo que conhecem os pontos fortes e fracos das organizações. O planeamento e a implementação da estratégia requer a utilização de ferramentas e modelos. Em concreto os alunos devem:
- Conhecer o significado de Estratégia Organizacional
- Compreender a evolução do conceito de Estratégia
- Compreender a relação entre Gestão Estratégica e Competitividade
- Reconhecer a importância do Pensamento e Planeamento Estratégico numa empresa
- Tomar conhecimento das diferentes estratégias competitivas existentes
- Reconhecer as características que tornam uma empresa competitiva
- Compreender as etapas do processo de planeamento estratégico
Programa
Capítulo 1 – introdução à Estratégia Organizacional
1. O conceito de estratégia
2. Objetivos, Valores e Performance
3. Evolução do pensamento Estratégico.
4. Pensamento e Planeamento Estratégico.
5. O Processo da Gestão Estratégica
Capítulo 2 – A Análise Estratégica e Posicionamento
1. Análise da Indústria e seus fundamentos
2. Outros tópicos sobre análise competitiva
3. Análise de recursos e Capacidades
4. Estrutura organizacional e gestão de sistemas: fundamentos da implementação da estratégia
Capítulo 3 – A Estratégia Competitiva
1. Sucesso e dimensões da vantagem competitiva
2. Evolução da Indústria e Estratégia de mudança
3. Gestão da Inovação e indústrias baseadas em tecnologia
Capítulo 4 – A estratégia Corporativa
1 A Integração vertical e a amplitude da empresa
2 Mercados globais e empresas multinacionais
3. Estratégia de diversificação
4. Implementação da estratégia corporativa
5. alianças estratégicas, Fusões e aquisições
Capítulo 5 – Desafios atuais em Gestão Estratégica
1. Desafios atuais: Contexto, Organização e papéis da gestão
2. A Estratégia Oceano Azul versus Oceano Vermelho
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia principal:
Whitthington, R., Regnér, P., Angwin, D., Jonhson, G. & Scholes, K. (2020). Exploring strategy: Text and cases (12th Ed.). Harlow: Pearson Education Limited.
Bibliografia complementar:
Barney J.B., & Hesterly, W.S. (2018). Strategic management and competitive advantage (6th Ed.). Harlow: Pearson Education Limited.
Kaplan, R. e Norton, D. (2001). Organização orientada para a estratégia (15th). São Paulo: Campus
Kim, W. C. & Mauborgne, R. (2007). A estratégia oceano azul. Lisboa: Actual Editora.
HBR’s Must-Reads on Strategy (2012), Harvard Business School Press.
Thompson Jr, A., Strickland In, A. & Gamble, J. (2008) Administração estratégica (15th). São Paulo:MGraw-Hill Internacional do Brasil.
Vasconcellos e Sá, J. A. (2002), A empresa negligenciada. Lisboa: Editora Verbo