Métodos de Ensino
Nesta UC haverá: i) exploração de temáticas e de situações-problema, numa perspetiva de Género, Cidadania e Direitos Humanos; ii) análise, interpretação e discussão de documentos, em grupo, fomentando a reflexão, a partilha e estimulando atitudes críticas na aula; iii) pesquisa e reflexão de estratégias em EpS; iv) conceção de propostas de intervenção em EpS, fundamentadas e selecionadas pelos estudantes atendendo ao contexto específico de atuação; v) elaboração de um projeto (40%) seguido de apresentação e debate na aula (40%). Na avaliação de frequência, considera-se o desempenho individual – assiduidade, pontualidade, participação e motivação (20%). Serão valorizados no projeto, a estrutura e organização da informação; adequação aos objetivos do trabalho; linguagem utilizada; qualidade e correção da informação científica, atitude crítica, diversidade de estratégias e sua adequação à população alvo. A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e/ou oral.
Resultados de Aprendizagem
Compreender a evolução do conceito de saúde, valores e paradigmas no quadro dos Direitos Humanos.
Reconhecer os determinantes de saúde e políticas de promoção da saúde e qualidade de vida.
Refletir sobre determinantes sociais e desigualdades em saúde.
Ampliar discussões sobre relações entre saúde, género e educação.
Aprofundar modelos e estratégias de Educação para Saúde.
Refletir sobre estratégias de intervenção em saúde visando a promoção da saúde individual e das populações.
Planear programas de intervenção de Educação para a Saúde a nível nacional e internacional em contextos específicos.
Programa
I – Saúde, Cidadania e Direitos Humanos
•Conceito(s) de saúde, valores e paradigmas.
•Da prevenção à promoção da saúde – abordagens de intervenção em saúde.
•Determinantes da saúde e políticas de promoção da saúde e qualidade de vida.
•Determinantes sociais e desigualdades em saúde.
II – Educação para a Saúde
•Saúde, género e educação.
•Modelos e estratégias de educação para a saúde.
•Programas específicos de intervenção comunitária em educação para a saúde.
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Defesa oral individual - 40.0%
- - Projecto - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Buijs, G.; Dadaczynski; Schulz, A.; Vilaça, T.[ed.] (2014). Equity, Education and Health: learning from practice. Utrecht: CBO.
Cohen, L.; Chehimi, L.; Chavez, V. (2010). Prevention is Primary: Strategies for Community Wellbeing. Prevention Institute.
Guerra, M.P.; Lima, L.; Torres, S. (2014).Intervir em grupos na saúde. 2ªed. Lisboa: Climepsi.
Lieberman, L. (2006). Practice Notes: Strategies in Health Education. Health Education & Behavior, Vol. 33 (4): 425-432.
Loureiro, I., Miranda, N. (2010). Promover a Saúde: dos fundamentos à ação. Coimbra: Almedina
Lowenstein, A.; Foord-May, L.; Romano, J. (Ed.) (2009). Teaching Strategies for Health Education and Health Promotion: Working with Patients, Families, and Communities. Jones & Bartlett Ed.