Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Pretendendo-se abordar temáticas que se consideram de enquadramento sobre diversos domínios de conhecimento, interligados, mas distintos sobre diversos desafios que se colocam ao desenvolvimento da atividade turística e hoteleira, aplicar-se-ão os métodos ativo e de descoberta, por meio de aulas teórico-práticas.
A avaliação da UC terá como obrigatória a avaliação contínua (aprovação com o mínimo de 10 valores), de acordo com os seguintes parâmetros:
a) realização de uma prova escrita e individual de avaliação de conhecimentos (30%);
b) realização de um trabalho prático em grupo, que deverá ser apresentado/ defendido oralmente (70%), cuja ponderação se divide em componente escrita (50%) e componente oral (20%).
Em caso de insucesso por avaliação contínua, o discente terá acesso a avaliação por exame final (época de recurso), a qual consiste na realização de uma única prova escrita de avaliação de conhecimentos (100%), a realizar na respetiva época de avaliação.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos da uc assentam no desenvolvimento de competências que permitam aos alunos:
1 – Identificar principais tendências do turismo num contexto global e o posicionamento de Portugal enquanto destino turístico, principais desafios e estratégia para o seu desenvolvimento;
2 – Reforçar o conhecimento sobre conceitos fundamentais do negócio hoteleiro e identificação de diferentes tipos de empresas hoteleiras em Portugal;
3 – Compreender a necessidade de desenvolver produtos turísticos acessíveis, reconhecendo a importância da acessibilidade em toda a cadeia de valor do serviço turístico e hoteleiro;
4 – Compreender e identificar estratégias de ação a desenvolver tendo em vista a criação de experiências inovadoras e criativas no contexto territorial e hoteleiro;
5 – Compreender as razões da necessidade de atuação responsável face às tendências do setor hoteleiro e do desenvolvimento sustentável, ética e responsabilidade social empresarial.
Programa
1. Enquadramento geral da atividade turística: conceitos, indicadores, tendências e desafios
2. Hotelaria e estratégia: enquadramento e fundamentação
3. Turismo acessível e a hotelaria: conceptualização, dimensão e casos de boas práticas
4. Turismo criativo no contexto hoteleiro: conceitos-chave, estratégias e boas práticas
5. A sustentabilidade e RSE como fator de competitividade na hotelaria: conceitos, áreas de intervenção, certificação e casos de boas práticas
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 30.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 70.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Carvalho, M., Kastenholz, E., & Carneiro, M. J. (2021). Pairing Co-Creation with Food and Wine Experiences—A Holistic Perspective of Tourist Experiences in Dão, a Portuguese Wine Region. Sustainability, 13(23), 13416. https://doi.org/10.3390/su132313416
Castilho, F., Oliveira, M. R., Moura, A., Lima, S. & Devile, E (2022). The relevance of CSR in the hospitality industry according to the GCET and the SDGs. V. Costa & C. Costa, (Eds), Sustainability and Competitiveness in the Hospitality Industry. IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-7998-9285-4
Geerts, W. (2014). Environmental certification schemes: Hotel managers’ views and perceptions. International Journal of Hospitality Management, 39, 87-96.
Lima, S. (2008). A Gestão Ambiental no Setor Hoteleiro. Lisboa: GEOTA
Moura, A., Eusébio, C. & Devile, E. (2022): The ‘why’ and ‘what for’ of participation in tourism activities: travel motivations of people with disabilities, Current Issues in Tourism, https://doi.org/10.1080/13683500.2022.2044292