Estudo de Casos em Radioterapia

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deverá ter conhecimentos consolidados de unidades curriculares prévias, nomeadamente respeitantes a radiobiologia, oncologia, radioprotecção, equipamentos de radioterapia, métodos e técnicas de radioterapia e dosimetria.

Métodos de Ensino

O ensino da unidade curricular será baseado no método de Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (Problem Based Learning). Neste contexto, será estimulado o trabalho em equipa ao longo do semestre para resolução de casos-problema, onde os alunos deverão integrar conhecimentos de unidades curriculares prévias, com publicações científicas recentes e conhecimentos discutidos em contexto teórico-prático, para os poder aplicar na resolução de situações clínicas potencialmente reais.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir:

Conhecimentos para abordar diferentes situações clínicas relacionadas com Radioterapia, nomeadamente com a integração de conhecimento sobre exames complementares para diagnóstico e estadiamento, posicionamento para tratamento, procedimentos para realização de exames complementares para planeamento, realização de planeamento dosimétrico e tratamento de um doente num Serviço de Radioterapia.

Aptidões para realizar uma pesquisa bibliográfica adequada sobre casos-problema e aplicar os conhecimentos adquiridos em unidades curriculares anteriores a casos clínicos de diferentes patologias tratadas num Serviço de Radioterapia.

Competências para elaborar um plano de atuação perante um doente específico num Serviço de Radioterapia, tendo em conta os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares prévias, por forma a otimizar o plano e a realização do seu tratamento.

 

Programa

Os casos-problema serão abordados segundo diferentes grupos de patologia, tratados em Serviços de Radioterapia:

– Neoplasia maligna da mama
– Neoplasias malignas do sistema urinário
– Neoplasias malignas do sistema digestivo
– Neoplasias malignas do sistema reprodutor masculino
– Neoplasias malignas do sistema reprodutor feminino
– Neoplasias malignas do sistema respiratório
– Neoplasias malignas de cabeça e do pescoço
– Neoplasias malignas do sistema nervoso central
– Hemolinfopatias
– Neoplasias malignas da pele
– Urgências em Oncologia 

Para cada um dos temas os alunos deverão avaliar as diferentes situações clínicas segundo os conhecimentos adquiridos anteriormente, nomeadamente no que diz respeito à radiobiologia, radioproteção, manuseamento de equipamento de radioterapia, selecção de imagem para diagnóstico, estadiamento e planeamento, posicionamento e imobilização, volumes-alvo e volumes de risco, planeamento de tratamentos de radioterapia, sistemas de controlo de qualidade, efeitos secundários da terapêutica e associação de radioterapia com terapêutica sistémica concomitante. Deverão também utilizar técnicas adequadas de pesquisa bibliográfica para inferir sobre a resolução do caso-problema.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Primária:
– Halperin E, Wazer D, Perez C, Brady L. Perez & Brady’s Principles and Practice of Radiation Oncology. 7th edition (2018), Lippincott Williams & Wilkins (LWW). ISBN: 978-1-49-638679-3.
– Tepper JE, Foote RL, Michalski JM. Gunderson & Tepper’s Clinical Radiation Oncology. 5th edition (2020), Elsevier. ISBN: 978-0323672467.
– Hansen EK, Roach III M. Handbook of Evidence-Based Radiation Oncology. 3rd edition, Springer. ISBN: 978-3-319-62642-0.
– Khan FM, Gibbons JP, Sperduto PW. Khan’s Treatment Planning in Radiation Oncology. 4th edition (2016), LWW. ISBN: 978-1469889979.

Bibliografia Secundária:
– Amin MB, et al. (Eds.). AJCC Cancer Staging Manual. 8th edition (2017), Springer. ISBN: 978-3-319-40617-6.
– Guidelines internacionais da National Comprehensive Cancer Network. Disponíveis em https://www.nccn.org
– Guidelines internacionais da European Society for Medical Oncology. Disponíveis em https://www.esmo.org/guidelines
– Recomendações internacionais de diagnóstico, estadiamento e tratamento em Radioncologia / Oncologia Médica.
– Publicações relevantes da área científica.