Conhecimentos de Base Recomendados
Sem aplicação
Métodos de Ensino
METODOLOGIA
A metodologia de aprendizagem assenta no princípio da autoformação do aluno, permitindo que desenvolva um trabalho de investigação, sobre o tema escolhido, cujo objetivo é produzir um trabalho de seminário que traduza um exame crítico e refletido da questão em análise.
AVALIAÇÃO
A avaliação reflete a aplicação, no trabalho, dos conhecimentos adquiridos pelo(a) aluno(a), ao longo da sua formação. Fundamenta-se essencialmente na resposta prática ao tema eleito, sendo a classificação individual.
A avaliação será traduzida numa classificação final quantitativa de 0 a 20 valores, repartida parcialmente pelos seguintes parâmetros:
– Fundamentação teórico-prática 65%
– Grau de desenvolvimento atingido 25%
– Correção gráfica e apresentação 10%
Resultados de Aprendizagem
Objetivos::
Os objetivos pedagógicos da disciplina sugerem uma experiência multidisciplinar de participação dinâmica que envolva toda a aprendizagem adquirida ao longo do curso e que permita consagrar a aplicação, na prática, dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos. Este ensaio será realizado através da execução de um de exercício na forma de projeto e/ou de trabalho de investigação temática, que será acompanhado por um orientador.
Competências:
Coadjuvar na seleção de materiais e na definição de processos construtivos sustentáveis que assegurem a reabilitação de edifícios energeticamente eficientes, apresentando boas condições acústicas, de iluminação, ventilação natural, impermeabilização e de segurança contra incêndios, e que simultaneamente cumpram a normativa regulamentar vigente.
Programa
O estudo de projeto integrado pretende dotar o aluno de competências específicas, nomeadamente no âmbito da reabilitação de edifícios, que possibilitem uma visão holística da edificação e dos instrumentos de comunicação à obra, possibilitando assim uma aproximação académica aos meios e às dinâmicas profissionais.
Os estudos integrados de projeto de construção propõem-se dar ênfase às seguintes temáticas de investigação:
– Sistemas conceptuais e construtivos de matriz ecológica em reabilitação;
– A importância do projeto de comunicação à obra;
– Conservação e reabilitação de edifícios de expressão vernacular;
– Eco construção na reabilitação de edifícios;
– Coexistência entre edificação sustentável e suporte físico;
– Inovação tecnológica na reabilitação de edifícios;
– Sistemas e soluções construtivas sustentáveis em reabilitação;
– A manutenção de edifícios e de instalações técnicas;
– Planeamento, controlo e gestão de obras em reabilitação de edifícios;
– A importância do conforto a
Métodos de Avaliação
- - Correção gráfica e apresentação - 10.0%
- - Grau de desenvolvimento atingido - 25.0%
- - Fundamentação teórico-prática - 65.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
A demais bibliografia adotada deverá estar associada a cada uma das temáticas acima descritas e submete-se ao tema escolhido pelo aluno para a realização do estudo integrado de projeto.
Madeira, Ana Carla e Abreu, Maria Manuel, Comunicar em Ciência – como redigir e apresentar trabalhos científicos, Escolar Editora, 2004, ISBN: 972-592-165-8.