Conhecimentos de Base Recomendados
Estatística
Métodos de Ensino
O período letivo está estruturado em três componentes:
- Aulas dedicadas à apresentação dos conceitos teóricos e exemplos práticos;
- Aulas dedicadas ao uso de software e construção do questionário;
- Aulas dedicadas a apoio do trabalho de simulação de um estudo de mercado.
As aulas serão intercaladas numa sequência que otimiza a aquisição de competências.
Resultados de Aprendizagem
- Objetivos:
- Compreender o objetivo de um estudo de mercado.
- Aprender as diferentes fases da elaboração de um estudo de mercado e a sua implementação.
- Aprender a aplicar as diferentes técnicas estatísticas existentes para análise de dados, utilizando um software estatístico apropriado (SPSS).
- Competências:
- Elaborar um projeto para realizar um estudo de mercado.
- Capacidade de elaborar um questionário, fazer a análise dos dados e sua interpretação.
- Capacidade de realizar um estudo de mercado.
- Elaborar um relatório final de um estudo de mercado.
Programa
1. Introdução aos estudos de mercado
1.1. Definição e objetivos
1.2. Classificação de estudos de mercado
1.3. Etapas de um estudo de mercado
2. Concepção de estudo de mercado
2.1. Estudos exploratórios
2.2. Estudos conclusivos
3. Amostragem
3.1. Definições
3.2. Técnicas de amostragem
3.3. Métricas e escalas
4. Elaboração de questionários
4.1. Definição e objetivos
4.2. Fases do desenho do questionário
5. Análise dos dados
5.1. Estatística descritiva
5.2. Estatística inferencial
5.3. Estatística multivariada
5.4. Preparação e apresentação do relatório
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Principal:
Babin, B. J. & Zikmund, W. G. (2016). Exploring Marketing Research, 11th Edition, Cengage Publishing
Gomes da Silva, A. (2022). Guia para estudos de mercadoo. Ed Diário de Bordo, Lisboa
Hair, J et al (2018). Multivariate Data Analysis, 8th Ed., Cengage Publishing
Hill, M. M. & Hill, A. (2005). Investigação por questionário, 2ª Ed. Edições Sílabo
Malhotra, N. K. (2005). Introdução à pesquisa de marketing, Prentice-Hall
Marôco, J (2021). Análise estatística com o SPSS Statistics, 8ª Edição, ReportNumber Editora
Vicente, P. (2012) Estudos de Mercado e de Opinião – Princípios e Aplicações de Amostragem, Edições Sílabo
Complementar:
Burns, A.C. & Bush, R. F. (2005) Marketing Research, 4ª ed. Pearson Education, Upper Saddle River, New Jersey.
Malhotra, N. K. (2019) Marketing Research: An Applied Orientation, 7th Edition, Pearson