Conhecimentos de Base Recomendados
O aluno deve ter conhecimentos básicos de Estatística Descritiva e Inferencial.
Métodos de Ensino
O período letivo está estruturado da seguinte forma (planificação indicativa de aulas (PIA) disponibilizada no NONIO):
- aulas teóricas (T) – apresentação de conceitos teóricos e exemplos práticos;
- aulas laboratoriais (L) – utilização de software e construção de questionários;
- aulas práticas (P) – elaboração em grupo de um projeto – simulação de um estudo de mercado;
- momentos de avaliação (A) – apresentação e discussão do projeto e frequência individual.
As aulas terão uma metodologia intercalada entre exposição teórica e resolução de um caso de estudo (Estudo de Mercado), de forma a otimizar a aquisição de competências.
Resultados de Aprendizagem
OBJETIVOS GERAIS:
- Dar a conhecer os principais tipos de estudos de mercado, as suas potencialidades e limitações;
- Capacitar os alunos de know-how que lhes permitirá fazer um estudo de mercado.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
- Aprender as diferentes fases da elaboração de um estudo de mercado;
- Identificar desenhos de pesquisa;
- Aplicar técnicas de amostragem e tratamento de dados;
- Realização de um estudo de mercado.
COMPETÊNCIAS GERAIS:
- Identificar as diferentes fases da elaboração de um estudo de mercado;
- Aplicar técnicas estatísticas para análise de dados.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
- Elaborar um projeto para realizar um estudo de mercado;
- Utilizar os métodos estatísticos fundamentais para a análise de dados qualitativos e quantitativos;
- Utilizar software relevante para análise de dados;
- Elaborar um relatório final de um estudo de mercado.
Programa
Capítulo 1 – Introdução aos Estudos de Mercado
1.1 Formulação do problema e necessidades de investigação.
1.2 Tipos de Estudos de Mercado
1.3 Conceção e desenho de um estudo de mercado.
1.4 Exemplos de Estudos de Mercado
Capítulo 2 – Contexto Externo e Interno
2.1 Contexto Interno
2.1.1 Definição
2.1.2 Análise de casos práticos
2.2 Contexto Externo
2.2.1 Definição
2.2.2 Análise de casos práticos
2.3 Trabalho de campo/investigação
Capítulo 3 – Amostragem
3.1 Definições básicas e plano de amostragem
3.2 Técnicas de Amostragem
Capítulo 4 – Métodos de Recolha de Dados
4.1 Fontes de dados
4.1.1 Fontes de dados Primárias
4.1.2 Fontes de dados Secundárias
4.3 Mensuração e Escalas
4.3 Desenho de um questionário
4.4 Outros métodos de recolha de dados
Capítulo 5 – Processamento de dados
5.1. Gestão de dados
5.2 Guidelines para recolha/ introdução/ verificação de dados
Capítulo 6 – Ética e Conduta
6.1 Ética
6.2 Conduta
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
PRINCIPAL
- Silva, Alexandre. (2022). Guia para um Estudo de Mercado. 1ª Ed. Diário de Bordo.
- Dawn Iacobucci, Gilbert A. Churchill; Marketing Research-Methodological Foundations, International Edition, 10th Edition, Cengage South-Western, 2010. ISBN: 9780538743778
- McDaniel, Carl & Gates, Roger; Marketing Research Essentials, Wiley, 2008. ISBN: 978-0-470-13198-5
- Wilson, Alan M.; Marketing Research – An Integrated Approach, Pearson Education, 2003. ISBN: 0-273-65113-7
- Malhotra, Naresh K.; Pesquisa de Mercado – Uma Orientação Aplicada, Bookman, 2001. ISBN: 85-7307-728-x
COMPLEMEMTAR
- Ian Brace; Questionnaire Design, Kogan Page, 2008. ISBN: 978-0-7494-5028-1
- João Maroco; Análise Estatística com Utilização de SPSS, Edições Sílabo, 2007. ISBN: 978-972-618-452-2