Resultados de Aprendizagem
Aprender as diferentes fases da elaboração de um estudo de mercado.
Ser capaz de aplicar técnicas qualitativas e quantitativas.
Aprender a aplicar as diferentes técnicas estatísticas existentes para análise de dados, utilizando um software estatístico apropriado (SPSS).
Após completar com sucesso esta disciplina, o aluno deverá ser capaz de:
– Elaborar um projecto para realizar um estudo de mercado.
– Utilizar os métodos estatísticos fundamentais para a análise de dados qualitativos e quantitativos;
– Utilizar software relevante para análise de dados, SPSS.
– Elaborar um relatório final de um estudo de mercado.
Programa
1. Introdução aos Estudos de Mercado
1.1. Definição
1.2. Objectivos
2. Formulação do Desenho do Estudo
2.1. Desenho de pesquisa
2.2. Pesquisa exploratória: dados secundários
2.3. Pesquisa exploratória: pesquisa qualitativa
2.4. Pesquisa descritiva: levantamento de campo e observação
2.5. Pesquisa causal: método experimental
3. Obtenção de Dados
3.1. Escalas
3.2. Desenho do questionário
3.3. Amostragem
3.4. Determinação da dimensão da amostra
4. Análise e Relatório dos Dados
4.1. Análise de dados
4.2. Preparação e apresentação do relatório
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Malhotra, N. K. (2005) Introdução à pesquisa de marketing, Prentice-Hall
Reis, E. e Moreira, R. (1993) Pesquisa de mercados, Edições Sílabo
Hill, M. M. e Hill, A. (2000) Investigação por questionário, Edições Sílabo Maroco, J (2003) Análise estatística com utilização do SPSS, Edições Sílabo
Hair, J et al (1998) Multivariate Data Analysis, 5ª Ed., McGraw-Hill