Estudos de Mercado

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deve ter conhecimentos básicos de Estatística Descritiva e Inferencial.

Métodos de Ensino

O período letivo está estruturado da seguinte forma (planificação indicativa de aulas (PIA) disponibilizada no NONIO):

  • aulas teóricas (T) – apresentação de conceitos teóricos e exemplos práticos;
  • aulas laboratoriais (L) – utilização de software e construção de questionários;
  • aulas práticas (P) – elaboração em grupo de um projeto – simulação de um estudo de mercado;
  • momentos de avaliação (A) – apresentação e discussão do projeto e frequência individual.

As aulas terão uma metodologia intercalada entre exposição teórica e resolução de um caso de estudo (Estudo de Mercado), de forma a otimizar a aquisição de competências.

Resultados de Aprendizagem

OBJETIVOS GERAIS:

  • Dar a conhecer os principais tipos de estudos de mercado, as suas potencialidades e limitações;
  • Capacitar os alunos de know-how que lhes permitirá fazer um estudo de mercado.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aprender as diferentes fases da elaboração de um estudo de mercado;
  • Identificar desenhos de pesquisa;
  • Aplicar técnicas de amostragem e tratamento de dados;
  • Realização de um estudo de mercado. 

COMPETÊNCIAS GERAIS:

  • Identificar as diferentes fases da elaboração de um estudo de mercado;
  • Aplicar técnicas estatísticas para análise de dados.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:

  • Elaborar um projeto para realizar um estudo de mercado;
  • Utilizar os métodos estatísticos fundamentais para a análise de dados qualitativos e quantitativos;
  • Utilizar software relevante para análise de dados;
  • Elaborar um relatório final de um estudo de mercado.

Programa

Capítulo 1 – Introdução aos Estudos de Mercado

1.1 Formulação do problema e necessidades de investigação.

1.2 Tipos de Estudos de Mercado

1.3 Conceção e desenho de um estudo de mercado.

1.4 Exemplos de Estudos de Mercado

Capítulo 2  – Contexto Externo e Interno

2.1 Contexto Interno

2.1.1 Definição

2.1.2 Análise de casos práticos

2.2 Contexto Externo

2.2.1 Definição

2.2.2 Análise de casos práticos 

2.3 Trabalho de campo/investigação

Capítulo 3 – Amostragem

3.1 Definições básicas e plano de amostragem

3.2 Técnicas de Amostragem

Capítulo 4 – Métodos de Recolha de Dados

4.1 Fontes de dados

4.1.1 Fontes de dados Primárias

4.1.2 Fontes de dados Secundárias

4.3 Mensuração e Escalas

4.3 Desenho de um questionário

4.4 Outros métodos de recolha de dados

Capítulo 5 – Processamento de dados

5.1. Gestão de dados

5.2 Guidelines para recolha/ introdução/ verificação de dados

Capítulo 6 – Ética e Conduta

6.1 Ética

6.2 Conduta

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

PRINCIPAL

  • Silva, Alexandre. (2022). Guia para um Estudo de Mercado. 1ª Ed. Diário de Bordo.
  • Dawn Iacobucci, Gilbert A. Churchill; Marketing Research-Methodological Foundations, International Edition, 10th Edition, Cengage South-Western, 2010. ISBN: 9780538743778
  • McDaniel, Carl & Gates, Roger; Marketing Research Essentials, Wiley, 2008. ISBN: 978-0-470-13198-5
  • Wilson, Alan M.; Marketing Research – An Integrated Approach, Pearson Education, 2003. ISBN: 0-273-65113-7
  • Malhotra, Naresh K.; Pesquisa de Mercado – Uma Orientação Aplicada, Bookman, 2001. ISBN: 85-7307-728-x

COMPLEMEMTAR

  • Ian Brace; Questionnaire Design, Kogan Page, 2008. ISBN: 978-0-7494-5028-1
  • João Maroco; Análise Estatística com Utilização de SPSS, Edições Sílabo, 2007. ISBN: 978-972-618-452-2