Conhecimentos de Base Recomendados
Anatomia, Fisiologia, Biofísica, Estudo do Movimento Humano.
Métodos de Ensino
Os métodos e estratégias pedagógicas adotadas incluem: exposição, demonstração/exemplificação, prática simulada entre estudantes, e resolução de problemas.
Os mecanismos de apoio e de acompanhamento do estudante incluem atendimento presencial ou à distância para esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas.
Resultados de Aprendizagem
– Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão na área da instrumentação para análise do movimento
humano;
– Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, na análise cinemática, cinética e
eletromiográfica do movimento;
– Ter capacidade para recolher, processar, selecionar, analisar, interpretar e integrar criticamente os dados
experimentais relevantes sobre o movimento humano, que fundamente a tomada de decisão, a resolução de
problemas e a emissão de juízos;
– Desenvolver competências para comunicar informação, ideias, problemas e soluções decorrentes da análise e
avaliação instrumental do movimento humano;
– Desenvolver competências de aprendizagem na área da instrumentação para análise e avaliação do movimento
humano.
Programa
– Instrumentação para análise do movimento humano;
– Análise cinemática do movimento humano;
– Análise cinética do movimento humano;
– Análise eletromiográfica do movimento humano;
– Análise e avaliação instrumental do movimento.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Enoka, R. M. (2000). Bases neuromecânicas da cinesiologia. São Paulo. Manole.
– Hall, S. (1999). Biomecânica básica. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan.
– Hamill, J. & Knutzen, K. M. (1999). Bases biomecânicas do movimento humano. São Paulo. Manole.
– McGinnis, P. M. (2005). Biomechanics of sport and exercise. 2nd ed. Champaign, IL. Human Kinetics.
– Abernethy, B. et al. (2005). The biophysical foundations of human movement. 2nd ed. Champaign, IL. Human
Kinetics.