Métodos de Ensino
As aulas visam uma apresentação detalhada do programa. Usando uma abordagem expositiva-ativa, apelando ao envolvimento direto dos alunos, com recurso a uma iconografia abundante em detrimento de métodos puramente teóricos e descritivos. Isto será realizado utilizando meios audiovisuais e
apresentações PowerPoint. Material de apoio escrito será distribuído sobre as matérias lecionadas em cada aula. No início do ano letivo será disponibilizada uma lista de bibliografia recomendada para o curso. A avaliação será realizada em dois momentos distintos:
1 Avaliação Escrita, na forma de frequência e / ou exame com nota final mínima de 10 valores (dez)
2 Realização de um trabalho sobre um tema atribuído anteriormente
A nota final será a média da avaliação escrita (80%) e do trabalho (20%)
Resultados de Aprendizagem
O estudante deve adquirir os seguintes conhecimentos:
•Identificar os marcos históricos do desenvolvimento das ciências biomédicas laboratoriais (CBL), analisando criticamente o seu trajeto na Europa;
•Reconhecer o enquadramento da formação das CBL nos diferentes sistemas educativos Europeus e compreender a sua inserção na orgânica e funcionamento nos diferentes sistemas de saúde na Europa;
•Conhecer a legislação relativa ao exercício profissional na Europa;
O estudante deve adquirir competências:
• Definir conceito de profissão;
• Compreender as dimensões e etapas do processo de profissionalização, assim como as diferenças e similaridades na Europa;
•Saber/estar respeitando as boas práticas laboratoriais e as normas de segurança;
O estudante deve adquirir aptidões que lhe permitam:
•Aplicar os conceitos de ética e deontologia em CBL em contexto profissional, e os níveis de responsabilidade subjacentes ao exercício confidencial;
•Caraterizar as Ciências Biomédicas Laboratoriais no contexto nacional e internacional.
•Formação continua ao longo da vida;
Programa
Origem e evolução do profissional Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL) ao nível nacional e internacional
O perfil de curso e educação CBL
A visão geral de sistemas de cuidados de saúde europeus
Arcabouço normativo e legal da profissão ao nível europeu
CBL – enquadramento na área da saúde sobre o conceito sociológico de profissões
Associações profissionais – sindicatos, associações e ordens profissionais
Deveres e Direitos
As CBL enquanto profissão na Europa, a Directiva 36/2005, de reconhecimento das qualificações profissionais
Bioética e comportamento profissional
Informação, consentimento informado e confidencialidade
Responsabilidade criminal e disciplinar
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Referências Primárias/Primary References:
• Lopes A. Implementação do Processo de Bolonha a nível nacional e europeu. Grupos por Área de Conhecimento: TECNOLOGIAS DA SAÚDE. Lisboa, Portugal: MCTES; 2004 Lourtie P, Pinto M. Adequação dos Cursos de Tecnologias da Saúde. Lisboa, Portugal: Ministério da Saúde; 2007
• European Association for Professions in Biomedical Science. Policy in Education for Biomedical Sciences 2009
• IFBLS. Guidelines regarding Core Competence and Core Curriculum.
• Code of ethics, Internacional Federation of Biomedical Laboratory Sciences2012
• Dias, João Álvaro (1994) Responsabilidade, informação, consentimento e confidencialidade separata da revista portuguesa do dano corporal – Maio, 1994 – Ano II – N,º4
• WHO. Laboratory Biosafety Manual. 3 Edition; 2004
• Westermeier, R. (2006). Electrophoresis in Practice, Wiley.
• Westermeier, R., T. Naven, et al. (2008). Proteomics in Practice: A Guide to Successful Experimental Design, Wiley.