Estudos Europeus Integrados em Ciências Biomédicas Laboratoriais

Métodos de Ensino

As aulas visam uma apresentação detalhada do programa. Usando uma abordagem expositiva-ativa, apelando ao envolvimento direto dos alunos,  com recurso a uma iconografia abundante em detrimento de métodos puramente teóricos e descritivos. Isto será realizado utilizando meios audiovisuais e
apresentações PowerPoint. Material de apoio escrito será distribuído sobre as matérias lecionadas em cada aula. No início do ano letivo será disponibilizada uma lista de bibliografia recomendada para o curso. A avaliação será realizada em dois momentos distintos:
1 Avaliação Escrita, na forma de frequência e / ou exame com nota final mínima de 10 valores (dez)
2 Realização de um trabalho sobre um tema atribuído anteriormente
A nota final será a média da avaliação escrita  (80%) e do trabalho (20%)

Resultados de Aprendizagem

O estudante deve adquirir os seguintes conhecimentos:
•Identificar os marcos históricos do desenvolvimento das ciências biomédicas laboratoriais (CBL), analisando criticamente o seu trajeto na Europa;
•Reconhecer o enquadramento da formação das CBL nos diferentes sistemas educativos Europeus e compreender a sua inserção na orgânica e funcionamento nos diferentes sistemas de saúde na Europa;
•Conhecer a legislação relativa  ao exercício profissional na Europa;

O estudante deve adquirir competências:
• Definir conceito de profissão;
• Compreender as dimensões e etapas do processo de profissionalização, assim como as diferenças e similaridades na Europa;
•Saber/estar respeitando as boas práticas laboratoriais e as normas de segurança;

O estudante deve adquirir aptidões que lhe permitam:
•Aplicar os conceitos de ética e deontologia em CBL em contexto profissional, e os níveis de responsabilidade subjacentes ao exercício confidencial;
•Caraterizar  as Ciências  Biomédicas Laboratoriais no contexto nacional e internacional.
•Formação  continua ao longo  da vida;

Programa

Origem e evolução do profissional Ciências  Biomédicas Laboratoriais (CBL) ao nível nacional e internacional
O perfil  de curso  e educação  CBL
A visão geral de sistemas de cuidados de saúde europeus
Arcabouço normativo e legal da profissão ao nível europeu
CBL – enquadramento na área da saúde sobre o conceito sociológico de profissões
Associações profissionais – sindicatos, associações e ordens  profissionais
Deveres e Direitos
As CBL enquanto profissão na Europa, a Directiva 36/2005, de reconhecimento das qualificações profissionais
Bioética e comportamento profissional
Informação, consentimento informado e confidencialidade
Responsabilidade criminal e disciplinar

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Referências Primárias/Primary References:

•    Lopes A. Implementação do Processo de Bolonha a nível nacional e europeu.  Grupos  por Área de Conhecimento: TECNOLOGIAS DA SAÚDE. Lisboa,  Portugal: MCTES; 2004 Lourtie P, Pinto M. Adequação dos Cursos  de Tecnologias da Saúde. Lisboa,  Portugal: Ministério da Saúde; 2007
•    European  Association for Professions in Biomedical Science. Policy  in Education for Biomedical Sciences 2009
•    IFBLS. Guidelines regarding Core Competence and Core Curriculum.
•    Code of ethics,  Internacional Federation of Biomedical Laboratory Sciences2012
•    Dias, João Álvaro  (1994) Responsabilidade, informação, consentimento e confidencialidade separata da revista portuguesa do dano corporal – Maio, 1994 – Ano II – N,º4
•    WHO. Laboratory Biosafety Manual. 3 Edition; 2004
•    Westermeier, R. (2006). Electrophoresis in Practice,  Wiley.
•    Westermeier, R., T. Naven, et al. (2008). Proteomics in Practice: A Guide to Successful Experimental Design, Wiley.