Ética e Deontologia

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular funciona em aulas teórico-práticas, combinando uma abordagem expositiva das matérias mais teóricas, acompanhadas por exemplos ilustrativos, com discussão e resolução de casos práticos. As metodologias de ensino–aprendizagem traduzem-se, assim, nas seguintes abordagens: teórico-expositiva; ativa; participativa; auto–estudo orientado pelo docente; demonstrações em aula; trabalhos individuais / resolução de exercícios, em aula; e trabalhos em pequenos grupos, em aula.

Resultados de Aprendizagem

a) Enquadramento

A unidade curricular Ética e Deontologia ministrada ao 3.º ano (2.º semestre) da licenciatura em Secretariado de Direção e Administração apresenta-se como um corpo de conhecimentos abrangente e de banda larga. Tem por missão e espírito ir ao encontro das expetativas de um estudante de ciências empresariais do século XXI.

Visa evidenciar a importância social das funções de um profissional da área de Secretariado e Assessoria.

Pretende, ainda, apoiar o desenvolvimento pessoal do estudante e contribuir para a criação de uma base ampla de conhecimento estimulada pela iniciação à investigação.

Constitui também uma preocupação central da unidade curricular a consciencialização, por parte dos
estudantes e futuros profissionais, da importância dos valores éticos, deontológicos, humanos e sociais, em ordem a uma cidadania ativa, ao exercício socialmente responsável de uma profissão e à construção de uma sociedade melhor e mais bem preparada para os desafios éticos da competitividade, progresso, alteração organizacional.

b) Objetivos

1. Contextualizar o fenómeno ético.

2. Identificar os principais conceitos teóricos relativos à ética, deontologia e moral.
3. Sensibilizar para a importância dos códigos éticos/deontológicos.
4. Sensibilizar para a importância e o respeito da ética nos negócios.
5. Dotar os estudantes de um corpo teórico-prático de conhecimentos sobre aspetos específicos de ética na área de Secretariado e Assessoria.
6. Garantir a confidencialidade e segurança da informação no exercício das funções de Secretariado e Assessoria.
7. Desenvolver a capacidade de comunicação dos estudantes.
8. Incentivar os estudantes a elaborar/redigir/construir com rigor académico um artigo escrito de investigação/ensaio/research article/paper.
9. Fomentar a criatividade, o trabalho em grupo e as consultas bibliográficas autónomas e orientadas.
10. Fomentar o gosto pela valorização do conhecimento, no geral, e pela valorização do conhecimento empresarial, em particular.

c) Competências

1. Compreender a dimensão ética da prática de Secretariado e Assessoria.

2. Desenvolver uma prática profissional e ética no seu campo de intervenção.
3. Interiorizar conceitos de ética, deontologia e moral.
4. Demonstrar tomada de decisão ética nas situações da prática.
5. Valorizar o Código Deontológico da profissão de Secretariado e Assessoria.

Programa

PARTE I: Introdução e conceitos
I.1. Noções gerais sobre a ética
I.2. A ética e a moral
I.3. A cultura baseada em valores éticos
I.4. Noções gerais sobre a deontologia
I.5. Análise de casos e dilemas éticos

PARTE II: Ética na atividade profissional
II.1. Definições e objetivos
II.2. Exemplos de códigos de ética/códigos deontológicos de profissões reguladas
II.3. Necessidade de códigos de ética/códigos deontológicos nas profissões e nas organizações
II.4. A formação ética nas diversas instituições
II.5. Problemas de ética nos negócios
II.6. O papel da administração pública e do poder político

PARTE III: Análise de soluções práticas de normalização da profissão de Secretariado e Assessoria
III.1. Contributos para a ética e a deontologia do profissional de Secretariado e Assessoria
III.2. Ética em atividades de relações públicas e comunicação organizacional
III.3. A relevância das soft skills para o profissional de Secretariado e Assessoria
III.4. História e evolução da profissão de Secretariado
III.5. Ética na gestão de conflitos nas organizações modernas
III.6. Ética na comunicação pessoal e organizacional
III.7. Ética na gestão do tempo
III.8. Principais práticas de Secretariado e Assessoria de uma organização portuguesa
III.9. Associativismo dos profissionais de Secretariado e Assessoria em Portugal

PARTE IV: Aspetos específicos – Estudo de casos práticos

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Principal

AA. VV. (2015). Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Desafios da Globalização. Lisboa: Escolar Editora.
Almeida, F. (2010). Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas. Cascais: Principia.
Almeida, F., Seixas, A., Gama, P. e Peixoto, P. (2015). A Fraude Académica no Ensino Superior em Portugal: um Estudo sobre a Ética dos Estudantes Portugueses. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Aristóteles (2015). Ética a Nicómaco (5.ª ed.). Tradução, prefácio e notas de António de Castro Caeiro. Lisboa: Quetzal Editores.
Borges, M. J. (2015). Secretariado – Uma Visão Prática para Profissionais que Exerçam Funções de Apoio a Órgãos de Gestão (3.ª ed.). Lisboa: Edições Técnicas e Profissionais (ETEP).
Cunha, M. e al. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa. 8.ª Edição. Lisboa: RH Editora.
D’Elia B. e al. (2021). Excelência no Secretariado: a Importância da Profissão nos Processos Decisórios como Assessorar e Atingir Resultados Corporativos e Pessoais com Competência e Qualidade. eBook.
D’Elia B. e Amorim M. (2020). Excelência no Secretariado: a Importância da Profissão nos Processos Decisórios. eBook.
Dias, M. O. (2004). “Reflexões sobre a Ética no quotidiano da profissão”. Gestão e Desenvolvimento 12, pp. 81-103.
Dias, M. O. (2014). “Ética, organização e valores ético-morais em contexto organizacional”. Gestão e Desenvolvimento 22, pp. 89-113.
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Mercier, S. (2003). A Ética nas Empresas. Tradução de António Joaquim Esteves e Conceição Soares. Porto: Edições Afrontamento.
Neves, J. C. (2014). Introdução à Ética Empresarial (2.ª ed. rev. atualiz.). Cascais: Principia.
Neves, J. e al. (2006). Manual de Competências Pessoais e Instrumentais – Teoria e Prática. Lisboa: Edições Sílabo.
Neves, J. G., Garrido, M. V. e Simões, E. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais – Teoria e Prática (3.ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Neves, M. C. P. (Coord.) (2016). Ética – dos Fundamentos às Práticas. Lisboa: Edições 70.
Neves, M. C. P. (Coord.) (2017). Ética Aplicada – Educação. Lisboa: Edições 70.
Oliveira. L. A. (2013). Ética em Investigação Científica – Guia de Boas Práticas com Estudos de Caso. Lisboa: Lidel.
Pedro, R. (2016). O Papel do Profissional de Secretariado – O Caso do Secretariado da Administração dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Leiria. Trabalho profissional inédito (não editado). Coimbra: Instituto Politécnico de Coimbra.
Rocha, A. (2005). “A ética e os tributos ao longo do tempo”. Revista Electrónica Infocontab 3, pp. 1-24.
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Complementar

Aaker, D. A. (2010). Building Strong Brands. New York: Simon & Schuster.
Almeida, V. (2000). A Comunicação Interna na Empresa. Lisboa: Práxis.
Batista, L., Fernandes, J., Boque, N., Reis, D. e Caçola, M. (2013). Gestão de Tempo (coord. Ferrão Filipe e Joaquim Caetano). Lisboa: Escolar Editora.
Beirão, I., Vasconcelos, P., Rasquilha, L., Matos, L., Fernandes, A. e Nunes, M. I. (2008). Manual de Comunicação Empresarial (coord. de Maria de Vasconcelos e Joaquim Caetano). Corroios: Plátano Editora.
Bird, P. (2014). Gestão do Tempo. Coimbra: Actual Editora.
Costa, R. F. (2012). Equipas de Alto Rendimento – Saber Liderar Equipas de Trabalho. Lisboa: Editora RH.
Cushway, B. & Lodge D. (1993). Organizações, Planeamento e Comportamento. Lisboa: Clássica Editora (vers. portuguesa).
Duterme, C. (2008). A Comunicação Interna na Empresa – a Abordagem de Palo Alto e a Análise das Organizações. Lisboa: Instituto Piaget.
Garrido, M. V. e Prada, M. (2016). Manual de Competências Académicas – da Adaptação à Universidade à Excelência Académica. Lisboa: Edições Sílabo.
Linkemer, B. (2005). Secretária Eficiente. São Paulo: Nobel.
Moreira, I. (2014). A Excelência no Atendimento . 4.ª edição atualizada. Lisboa: Edições Lidel – Edições Técnicas.
Nascimento, E. e Trabula, M. (2016). Elucidário de como Elaborar Documentos de Interesse Geral. 19.ª Ed. Coimbra: Edições Almedina.
Pedrosa, I. e Teixeira, M. P. (2000). Organização e Práticas de Secretariado. Lisboa: Universidade Aberta.
Pimentel, M. (Coord.) (1998). Enciclopédia da Secretária [3 volumes]. Setúbal: Marina Editores.
Rego, A. (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional – Teoria e Prática (4.ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Rego, A. (2019). Liderança – Humildade e Soberba. Lisboa: Edições Sílabo.
Rego, A. e Cunha, M. P. (2019). Que Líder Sou Eu? Manual de Apoio ao Desenvolvimento de Competências de Liderança (3.ª ed. rev. atualiz.). Lisboa: Edições Sílabo.
Rego, A., Cunha, M. P., Gomes, J., Cunha, R. C., Cabral-Cardoso, C. e Marques, C. A. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (3.ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Russ, J. (2000). Dicionário de Filosofia: Conceitos, Filósofos e 1850 Citações. Tradução de António Maia da Rocha. Lisboa: Didáctica Editora.
Santos, P. M. (2019). Secretariado e Estratégia Organizacional – Assessoria, Gestão de Eventos e Planeamento Estratégico. Lisboa: Edições Esgotadas.
Savater, F. (2016). Ética Para um Jovem (23.ª ed.). Tradução de Miguel Serras Pereira. Alfragide: Publicações Dom Quixote.
Singer, P. (2008). Escritos Sobre Uma Vida Ética. Lisboa: Dom Quixote.
Soares, C. (2004). “Ensinar ética empresarial: será isto um oximoro?”. Estudos de Gestão 9(2), pp. 165-173.
Sousa, M. J., Duarte, T., Sanches, P. G. e Gomes, J. (2006). Gestão de Recursos Humanos – Métodos e Práticas. Lisboa: Lidel.
Vala, J. e Caetano, A. (2007). Gestão de Recursos Humanos (3.ª ed.). Lisboa: Editora RH.
Vieira, A. M. (2014). Técnicas Administrativas e Secretariado (2.ª ed.). Porto: Conselho Profissional de Secretariado (CPS).
Vieira, A. M. e Vieira, P. (2014). Um Escritório sem Papel – Gestão Documental e Arquivo. Porto: Conselho Profissional de Secretariado (CPS).
Villafane, J. (1998). Imagem Positiva – Gestão Estratégica da Imagem das Empresas. Lisboa: Edições Sílabo (versão portuguesa).
Vivien, G. e Arne, V. (1999). Guia Larousse da Secretária Perfeita. Lisboa: Edições CETOP.

 

Bibliografia Eletrónica

Association of Portuguese Professional Secretaries. http://www.asp-secretarias.pt.
Portuguese Association for Protocol Studies. http://www.aporep.com/.