Ética e Deontologia

Conhecimentos de Base Recomendados

Não Aplicável!

Métodos de Ensino

– Aulas Presenciais e Palestras On-Line

  • Aulas teóricas: exposição teórica da matéria
  • Palestras por Entidades Externas
  • Os estudantes têm à sua disposição na plataforma moodle da escola informação e apontamentos.
  • Modelos de relatórios estarão à disposição dos estudantes.
  • O docente tem disponível 6 horas de atendimento de dúvidas presencial ou via Zoom a marcar por solicitação dos alunos.
  • Os alunos também podem contactar o docente por email.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos

Nesta unidade curricular pretende-se proporcionar aos alunos as competências e conhecimentos necessários no que à Ética e Deontologia Profissional respeita de modo que eles possam utilizar estes conhecimentos na sua futura vida profissional enquanto licenciados em Engenharia Informática e outros aspectos e temas ligadas a áreas adjacentes / paralelas / complementares à Ética e Deontologia.
Para o efeito serão ministrados os conceitos relacionados com os aspectos da ética e da deontologia não só através de aulas expositivas, mas também através da participação dos alunos em palestras dadas por especialistas nestas áreas e em áreas afins.
O aluno deverá, pois, desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas específicos da sua futura vida profissional
Deverá ainda obter a capacidade de análise, interpretação e espirito críativo nas áreas a serem abordadas de modo a que possa obter capacidades especificas nessas matérias.
No final da unidade curricular o estudante deverá conseguir ter uma atitude ética e deontológica consentânea com a sua actividade profissional e a sua vivência cívica.

Competências

Conhecimento e Compreensão
A.1.Criar e desenvolver a capacidade de interpretar e dominar conceitos básicos de Ética e Deontologia, comunicar temas da área expondo ideias, problemas, informação e interligação com a envolvente externa.
A.2. Desenvolver capacidades pessoais que permitam aprendizagem autónoma dos alunos.
A.3. Dotar os estudantes da capacidade de trabalhar profissionalmente em equipa
A.4. Incutir a preocupação pela qualidade e rigor na aquisição dos conceitos base destas áreas de conhecimento, conceitos que permitirão desenvolver capacidades de tomada de decisão na sua vida profissional.

Aplicação de Conhecimentos
B.1. Desenvolver conhecimentos e capacidade de compreensão no domínio da Ética e Deontologia, apoiando-se nos conhecimentos adquiridos em aula, nas palestras dos convidados, em textos da especialidade e em pesquisa realizada pelos próprios.
B.2. Dotar os estudantes da capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos à resolução de problemas específicos e de casos concretos do seu dia a dia, compreendendo assim o mundo em que vivem.
B.3. Criar a capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante nestas áreas, aliada à capacidade de análise, síntese e formulação de opiniões próprias que permitirão uma participação mais perspicaz nestas áreas do conhecimento.

Tomada de Decisões Fundamentadas
C.1. Capacitar o estudante para tomadas de decisão éticas e deontologicamente correctas aquando da sua vida profissional.
Realização de Julgamento
D.1. Saber avaliar e tomar decisões sobre comportamentos éticos e deontológicos.

 

 

 

Programa

Parte I

A. Ética e Deontologia Profissional na Engenharia
i. Responsabilidade e deontologia profissional do engenheiro
ii. A Engenharia como profissão de confiança pública
iii. Deveres e responsabilidades decorrentes do exercício da profissão
iv. Códigos de conduta, rectidão moral e competência profissional
v. Análise do Código Deontológico dos engenheiros portugueses

B. Valores e fins
i. Distinção entre valores como fins em si mesmos
ii. A ética enquanto relação do indivíduo consigo mesmo
iii. Ética dos “mínimos” e ética dos “máximos”
iv. A máxima “fazer o bem” e “evitar o mal”
v. Ética mínima obrigatória.
vi. Ética da “primeira” pessoa e ética da “terceira” pessoa

C. Dilemas morais no exercício da profissão
i. Características básicas dos dilemas morais
ii. Orientações éticas que podem ajudar a decidir mais responsavelmente perante os dilemas
iii. Como as pessoas boas tomam decisões difíceis
iv. O problema de decidir entre o “bem e o mal” ou de escolher entre os dois
v. Juízos e decisões
vi. Liberdade e Bem

D. Ética, Moral e Deontologia nas Tecnologias da Informação
i. Questões Éticas, Morais, Sociais e Políticas relevantes nas Tecnologias da Informação
ii. Princípios específicos de conduta para guiar a tomada de decisões éticas nas TI
iii. Desafios à protecção da privacidade individual e da propriedade intelectual nas TI
iv. Influência e afectação das TI na vida cotidiana

E. Humanização nas áreas tecnológicas

Parte II: Palestras subordinadas ao tema “A Engenharia na Construção de um Mundo Ético e Sustentável”
• Estão previstas 10 palestras ministradas por entidades externas de acordo com o que consta em documento especifico disponível no moodle

Nota: A matéria constante do programa acima, será ministrada parte em aulas “clássicas” parte nas palestras. Até indicações em contrário por parte do ISEC tanto as aulas como as palestras serão ministradas através da plataforma Zoom. A maioria das palestras serão sempre ministradas através desta plataforma independentemente ou não do retorno ao ensino presencial.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Informação e material de Apoio da disciplina, Moodle da Unidade Curricular, http://moodle.isec.pt/
Almeida, F. (2010). Ética, valores humanos e responsabilidade social das empresas. Principia Editora. Obtido de ISEC: 2A – 1 – 230
Aristóteles. (s.d.). Ética a Nicómaco. Quetzal. Obtido de ISEC: 2–4–639
Braga, A. R. (2017). Ética para Engenheiros (4ª Edição ed.). Lidel, Edições Técnicas. Obtido de ISEC: 2 – 4 – 759
Kizza, J. M. (2016). Ethics in Computing: A Concise Module. Springer.
Mercier, S. (2003). A Ética nas Empresas. Edições Afrontamento. Obtido de ISEC: 2A–1– 200
Pedroso, E. T. (2012). Ética na prática: muito se explica, pouco se pratica! Chiado Editora. Obtido de ISEC: 2–4–767
Ronald A. Howard, C. D. (2003). Ética pessoal para o mundo real : criando um código ético e pessoal para guiar suas decisões no trabalho e na vida. Edições Afrontamento. Obtido de ISEC: 2–4– 771
Tavani, H. T. (2015). Ethics and Technology: Controversies, Questions, and Strategies for Ethical Computing (5th Edition ed.). Wiley.