Ética e Deontologia

Métodos de Ensino

A generalidade da UC compreende aulas expositivas, com uma participação crítica dos alunos, sendo ainda
largamente utilizado materiais directamente relevantes na área.
Utiliza-se também a análise de informação corrente e actual, desenvolvendo-se o estudo de casos reais com a
elaboração de trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

Evidenciar a importância social das funções de um profissional tanto no âmbito da forma de estar das
organizações como na forma de estar nas organizações através do desempenho de funções específicas num
todo muito diversificado e enquadrando estas funções nas relações intra-grupo e com os interessados nestas
funções.
Compreender o papel e a importância dos valores sociais e dos princípios para uma cidadania activa e um
exercício socialmente responsável de uma profissão.

Programa

I PARTE – INTRODUÇÃO E CONCEITOS
II PARTE – ÉTICA, NEGÓCIOS E PROFISSÃO
III PARTE – ANÁLISE DE SOLUÇÕES PRÁTICAS DE NORMALIZAÇÃO DE PROFISSÕES
IV – PARTE – ASPECTOS ESPECÍFICOS – ESTUDO DE CASOS PRÁTICOS

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ARRUDA, M.C.C. (2001) “Código de Ética”. Negócios Editora. Lisboa
BARATA, Alberto da Silva (1996) “Contabilidade, Auditoria e Ética nos Negócios”. Editorial Notícias. Lisboa
DIAS, A. P. Carvalho (1998) Ética – Convenção ou Necessidade
ALMEIDA, Filipe (2010) “Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas” – Principia Editora
HOPKINS, Willie E. (1997) “Ethical Dimensions of Diversity”. Sage Publications.
MAURICE, Jak (1996) “Accounting Ethics”. Pitman Publishing London
NASH, Laura L. (1990) “Ética nas Empresas”. Makron Books. Rio de Janeiro
TOFLER, Barbara Ley (1991) “Ética no Trabalho”. Wiley.Rio de Janeiro
Boatright, John R.(1998) “Ethics and the conduct of Business” – Prentice Hall
Ridley, Charles R and Johnson, W. Brad (2008) “The Elements of Ethics for profissionals” – Palgrave
Pegoraro, Olinto (2006) “Ética dos maiores mestres através da História” – Editora Vozes, Ltda – Brasil