Conhecimentos de Base Recomendados
Os conhecimentos de base recomendados nesta unidade curricular estão associados à análise ética da informação contabilística e juízo crítico na sua interpretação alicerçada nos regulamentos e normas contabilísticas.
Métodos de Ensino
Método de ensino para o desenvolvimento de competências com recurso a material didático informatizado e outras técnicas de ensino ativo que se procurará incorporar na sala de aula, onde o recurso ao e-learning aparece como o método de aprendizagem virtual e os alunos interagirão não só com o professor, mas também uns com os outros.
Resultados de Aprendizagem
As profissões de gestor, contabilista e auditor tem como objetivo gerir em função das informações e orientações, isto é, reportar a posição e desempenho financeiro de uma determinada entidade e se este reporte transmite uma imagem verdadeira e apropriada desse mesmo desempenho. Deste modo, são profissões que apoiam a tomada de decisão e, como tal, devem alicerçar-se em princípios de responsabilidade, confiança e ética perante a sociedade. No contexto da regulação do comportamento ético nas profissões, surgem códigos de ética, código deontológicos, com o objetivo de determinar a forma pela qual se devem conduzir os profissionais no exercício das suas funções. Estudos apontam para que a aprendizagem da ética melhora a perceção do comportamento ético e é este o grande objetivo desta unidade curricular. Deste modo, no final desta unidade curricular os alunos deverão conhecer os fundamentos éticos inerentes à profissão de contabilista, gestor e auditor e para o efeito sensibilizados para os comportamentos associados a estas profissões. Para o efeito, deverão ser capazes de estabelecer relação entre esses mesmos comportamentos e os princípios e normas de ética e deontologia profissional, estabelecidos nos normativos que regem as diferentes profissões.
Programa
INTRODUÇÃO
PARTE I – A ÉTICA
Capítulo 1 – A Ética, os Costumes e a Moral
1.1 – O conceito de Ética
1.2 – Os Costumes e a Moral
1.3 – Ética versus Costumes e a Moral
Capítulo 2 – Evolução do conceito de Ética
2.1 – Antiguidade Oriental
2.1.1 – Egipto
2.1.2 – Babilónia
2.1.3 – India
2.1.4 – China
2.2 – Antiguidade Clássica
2.3 – A Ética Medieval e Renascentista
2.4 – A Ética na idade Moderna e Contemporânea
Capítulo 3 – Os Códigos de Ética: Para que são e para que servem
3.1 – Estrutura dos Códigos de Ética
3.2 – Implementação de um Código de Ética
PARTE II – DEONTOLOGIA E OS CÓDIGOS DEONTOLÓGICOS
Capítulo 1 – A Deontologia
1.1 – O Conceito
1.2 – As Associações Públicas Profissionais
Capítulo 2 – Códigos Deontológicos
2.1 – Os códigos Deontológicos ou regras de atuação profissional
2.2 – Código Deontológico dos Contabilistas Certificados
PARTE III – ORDENS PROFISSIONAIS – A ORDEM DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS
Capítulo 1 – As Ordens Profissionais e a Ordem dos Contabilistas Certificados
1.1 – As Ordens Profissionais
1.2 – A Ordem dos Contabilistas Certificados
1.2.1 – A Ordem e a Profissão de Contabilista Certificado
1.2.2 – As Comissões
1.2.3 – Colégios de especialidade profissionais
1.2.4 – A Insígnia
1.2.5 – Órgãos Internos
1.2.5.1 – Assembleia representativa
1.2.5.2 – Assembleia geral eleitoral
1.2.5.3 – O Bastonário
1.2.5.4 – Conselho diretivo
1.2.5.5 – Conselho jurisdicional
1.2.5.6 – Conselho fiscal
Capítulo 2 – O Contabilista Certificado
2.1 – De Guarda Livros a Contabilista Certificado
2.2 – Princípios Deontológicos Gerais do Contabilista Certificado
2.3 – Funções ao Contabilista Certificado
2.4 – Funções do Contabilista Público
Capítulo 3 – Atividade de Contabilista Certificado
3.1 – Exercício da Atividade de Contabilista Certificado
3.2 – Identificação do Contabilista Certificado
3.3 – Início e Cessação de Funções
3.4 – Contabilista certificado suplente
3.5 – Justo impedimento ao exercício da atividade de contabilista certificado
Capítulo 4 – Direitos dos Contabilistas Certificados
4.1 – Os direitos do Contabilista Certificado perante a OCC
4.2 – Direitos do Contabilista Certificado perante outras entidades públicas
4.3 – Os direitos do Contabilista Certificado perante o cliente
4.3.1 – Independência técnica
4.4 – Honorários
4.5 – Rescisão dos Serviços
4.6 – Recusa no encerramento das contas do exercício
Capítulo 5 – Deveres dos Contabilistas Certificados
5.1 – Os deveres gerais do Contabilista Certificado perante a OCC
5.2 – Os deveres do Contabilista Certificado perante a Administração Fiscal – as relações com as entidades
públicas e privadas
5.3 – Deveres recíprocos do Contabilista Certificado
5.4 – Devolução de documentos
5.5 – Formação Profissional
5.6 – Publicidade profissional
5.7 – Participação de crimes públicos
5.8 – Dever prevenção e combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo
5.9 – O Dever de Sigilo profissional
Capítulo 6 – Responsabilidade Disciplinar e subsidiária dos Contabilistas Certificados
6.1 – Responsabilidade disciplinar
6.1.1 – Infrações Disciplinares
6.1.2 – Exercício do Poder disciplinar
6.1.3 – Tramitação da Ação Disciplinar
6.1.4 – Incidentes em Processo disciplinar
6.1.5 – Sanções disciplinares
6.1.6 – Atenuantes e Agravantes das Infrações Disciplinares
6.1.7 – Acusação, Defesa e Julgamento
6.1.8 – Suspensão da Inscrição e Registo Disciplinar
6.1.9 – Recursos das decisões de suspensão e expulsão
6.1.10 – Revisão das Decisões Disciplinares e Reabilitação do Contabilista Certificado
6.1.11 – Prescrição das sanções disciplinares
6.2 – Responsabilidade subsidiária
PARTE IV – A ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Capítulo 1 – A Ética e a Gestão das Organizações
1.1 – A Ética no Mundo dos Negócios
1.2 – O papel da Ética na Empresa
1.3 – Os Gestores, e a Tomada de Decisão alicerçada em Condutas Éticas
1.4 – O Código de Ética enquanto instrumento de legitimação da Conduta
1.5 – A Internalização da Cultura Ética
1.5.1 – A Governança Corporativa
1.5.2 – Instrumentos de Gestão
Capítulo 2 – Ética & Auditoria
2.1 – Ética em Auditoria
2.2 – Princípios Éticos Fundamentais em Auditoria
2.3 – Cultura Ética
Capítulo 3 – A Ética e a Gestão Pública
3.1 – O Papel da Ética na Gestão Pública
3.1.1 – A Ética na Administração Pública
3.1.2 – A Ética na Administração Pública Portuguesa
3.2 – Fluxo de valores na Administração Pública
3.3 – O Líder ético & Tomada de decisão
3.4 – Infraestrutura ética
3.5 – Códigos de ética e conduta
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Fundamental
Silva, R. (2022). Manual de Apoio à Disciplina de Ética e Deontologia – Elaboração Própria Apontamentos de apoio à aula
Código Deontológico dos Contabilistas Certificados (CDCC) (2019). Código Deontológico dos Contabilistas Certificados. Lisboa: OCC.
Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados (EOCC) (2019). Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados. Lisboa: OCC.
Bibliografia Complementar
Decreto-Lei n.º 265/95, de 17 de outubro. Diário da República n.º 240, Série I-A.
Decreto-Lei 452/99, de 5 de novembro. Diário da República, N.º 258, 1.ª série- A.
Decreto-Lei 310/2009, de 26 de outubro. Diário da República, N.º 207, 1.ª série.
Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro. Diário da República, 4/2015, Série I.
Decreto-Lei n.º 192/2015 de 11 de setembro. Diário da República n.º 178/2015, Série I.
Decreto-Lei 330/90, de 23 de outubro. Diário da República n.º 245/1990, Série I.
Declaração de Retificação n.º 176/2020, de 27 de fevereiro. Diário da República n.º 41, Série II.
Matos, C. G. (2016). “A responsabilidade dos Contabilistas Certificados no Exercício da sua Atividade Profissional”. Coimbra: Editora Almedina.
Ordem dos Contabilistas Certificados (2020). Contabilista Certificado – estatuto e código de ética e deontologia. Lisboa: OCC.
Ordem dos Contabilistas Certificados (2021). Contabilista Certificado – estatuto e código de ética e deontologia. Lisboa: OCC.